Pix Automático

Pix recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?

Criado em 21 de fev. de 2024

(Atualizado em 22 de abr. de 2024)

Transformar clientes em consumidores fiéis da sua marca já é uma conquista e tanto, e a cobrança recorrente é uma aliada incrível nesse processo. 

Agora, imagine potencializá-la com o Pix, o método de pagamento mais popular do Brasil. A combinação tem tudo para ser um sucesso! 

Neste artigo, vamos apresentar a você o Pix recorrente, conhecido também como Pix Automático, e explicar como ele pode impulsionar a sua empresa, ajudando a manter seus clientes cada vez mais satisfeitos. Acompanhe!

O que é Pix recorrente?

O Pix recorrente será uma forma de pagar contas recorrentes como luz, água, telefone, internet e outras assinaturas, usando o Pix — assim como já é possível usando boletos, cartões e débito automático.

Essa novidade, que o Banco Central chama de Pix Automático, vai beneficiar as empresas que trabalham com planos e mensalidades. Os consumidores terão mais praticidade para pagar suas contas, e as empresas terão mais garantia de receber seus pagamentos em dia.

🎥 Saiba mais: Pix Automático e a modernização dos modelos de negócio por assinatura

Como vai funcionar?

O Pix recorrente (ou Pix Automático) vai funcionar como um débito automático via Pix. 

Para oferecê-lo, sua empresa deverá fornecer ao cliente uma forma de autorizar a operação, que poderá ser feita por QR Code Pix ou código Copia e Cola, por exemplo.

Pelo aplicativo do banco, o cliente vai aprovar o pagamento periódico via Pix e o sistema vai se encarregar de executá-lo na data e frequência programadas. 

O cliente terá total controle sobre os pagamentos, podendo definir um limite máximo para o valor de cada parcela e cancelar a autorização quando quiser.

Quais são as diferenças entre Pix recorrente e débito automático?

Como você já viu até aqui, o Pix recorrente é uma evolução do débito automático

Ele promete ser uma opção mais acessível, econômica e prática para empresas que recebem pagamento recorrente.

Quer entender o que muda de um para outro? Veja o quadro comparativo abaixo!

Pix recorrente (ou Pix Automático)Débito automático
Modalidade disponível para qualquer pessoa jurídica.Modalidade restrita a grandes empresas.
Basta o PJ ter conta em uma instituição que oferte o Pix Automático.Depende de convênios bilaterais.
Promete ter tarifas mais acessíveis.Tem um custo mais elevado.

Como o Pix recorrente vai ajudar a sua empresa a reter mais clientes?

A melhor forma de reter um cliente é conquistá-lo com uma ótima experiência, concorda?

Agora, pense comigo: o Pix Automático vai unificar os benefícios do Pix tradicional, que já o meio de pagamento favorito dos brasileiros, a um processo de pagamentos recorrentes super prático.

Com facilidade para programar os pagamentos recorrentes, o cliente poderá focar em suas atividades cotidianas sem se preocupar com datas de vencimento, por exemplo.

E tem mais:

  • com a cobrança recorrente, você garante que esse cliente continue com você pelos próximos meses programados;
  • o Pix recorrente também é uma forma de atender a diferentes grupos de clientes, como aqueles que não têm cartão de crédito;
  • além disso, a agilidade no faturamento proporcionada pelo Pix recorrente acelera o processo de entrega de produtos;
  • para os clientes que escolhem essa opção, você ainda pode oferecer benefícios como descontos, gratuidade por um período e outras vantagens que vão convencê-lo a continuar com você.

Para que tipo de negócio o Pix recorrente é indicado?

Se você oferece um produto ou serviço que é cobrado de forma contínua, é possível adotar o Pix recorrente como forma de pagamento. 

São muitos os empreendimentos que cabem nesse modelo de cobrança: aplicativos, plataformas de streaming, escolas, condomínios, provedores de internet, clubes de assinaturas e outros.

Já é possível incluí-lo nas cobranças da sua empresa?

Ainda não! O Pix Automático, como é chamado pelo Banco Central, está previsto para ser lançado oficialmente em 28 outubro de 2024.

🤝 Quer participar do lançamento e sair na frente da concorrência? Saiba mais aqui.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.