As vantagens de realizar cobranças recorrentes no seu negócio são muitas. Como na maioria dos casos o valor é debitado diretamente no cartão de crédito ou na conta corrente do cliente, ele não corre o risco de esquecer o dia de vencimento da fatura e tem menos chances de cancelar o serviço pela dificuldade de efetuar o pagamento.
A Assinatura foi criada pela Efí pensando nestas facilidades. Ao utilizar a ferramenta, você envia a cobrança para seu cliente e ele autoriza o débito automático no cartão de crédito de acordo com as configurações realizadas por você. É possível definir o valor, a periodicidade (se é mensal, bimestral, anual, etc), o número de parcelas ou se é uma cobrança com tempo indeterminado. O débito é realizado no mesmo dia da realização da primeira cobrança. E ele pode ser cancelado a qualquer momento por você ou seu cliente. Para criar uma assinatura, basta seguir os passos abaixo:
Após a realização do pagamento, você consegue visualizar o dia de disponibilização do valor na seção Lançamentos Futuros. O dinheiro pode ser utilizado para realização de transferências bancárias e outras transações financeiras.
Caso a operadora do cartão recuse o pagamento de alguma mensalidade, você receberá uma notificação de erro e a assinatura será cancelada automaticamente. Para reiniciar a cobrança seu cliente deve clicar no link da assinatura e realizar o procedimento de pagamento novamente.
Você ainda tem a opção de criar a assinatura com checkout transparente. Essa integração permite que seu cliente faça o pagamento diretamente no seu sistema. Assim, ele não é redirecionado para uma página intermediária e, por isso, possibilita o aumento da taxa de conversão.
Ainda no menu Assinaturas, você pode criar o número de cobranças que desejar. Além disso, pode visualizar e excluir todas as assinaturas geradas, visualizar as assinaturas que você paga e as que recebe.
Para cancelar a cobrança de uma assinatura, basta acessar o menu Listar Assinaturas, selecionar uma cobrança e clicar no botão com o desenho de uma lixeira. Após o cancelamento, a assinatura não pode ser reativada, mas você tem a opção de configurar uma nova cobrança semelhante.
Caso seu cliente deseje cancelar a assinatura, ele deve clicar no link de cancelamento disponível no e-mail de confirmação, enviado logo após o pagamento da assinatura. O link irá direcioná-lo para a abertura de uma conta Efí, caso ele ainda não possua, ou para a página de login. O cancelamento é realizado no menu Assinaturas.
Após a criação da assinatura e o primeiro pagamento realizado por seu cliente, o valor da cobrança não pode ser alterado. Caso precise desta alteração, basta excluir a assinatura atual e criar uma nova. Você pode criar quantas assinaturas desejar.
E não se esqueça, em caso de alguma dúvida entre em contato com nosso suporte!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.