Finanças e Gestão

8 formas de economizar de verdade na sua empresa

Criado em 19 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Conscientize seus funcionários

Em qualquer que seja a situação, não existe economia sem comprometimento, não é mesmo? Então trate de usar a comunicação interna para despertar em seus funcionários o engajamento com a causa sustentável e atenta aos desperdícios de recursos. Dessa maneira você consegue não só economizar dinheiro, mas a mudar o pensamento em auxílio do meio ambiente.

Promova palestras, workshops, crie gincanas. Leve conhecimento para dentro da sua empresa. Faça com que as pessoas visualizem o impacto financeiro que causam ao não contribuírem para a economizar na empresa.

Evite estoques lotados para economizar

Quanto mais enxuto for seu estoque, menos capital de giro será preciso para manter a empresa em pleno funcionamento, ou seja, você consegue economizar. Firme parcerias com seus fornecedores para estabelecer entregas regulares de insumos, liberando sua estrutura física e contribuindo para uma gestão mais eficaz.

Fiscalize o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o termômetro que diz como sua empresa anda financeiramente. A parte econômica depende de outros fatores, devendo ser igualmente acompanhada. Mas é no fluxo de caixa que você vai perceber mais facilmente uma eventual perda significativa de dinheiro.

Acompanhando diariamente o fluxo de caixa, você tem um controle mais eficaz do todo, podendo tomar ações preventivas para evitar desperdícios e compras desnecessárias, por exemplo. Portanto, mantenha sempre um olho no fluxo de caixa — e o outro também!

Mantenha as contas em dia

Quer evitar pagar juros? Simples: mantenha as contas em dia! Com um bom planejamento financeiro não há como você entrar no vermelho. Porém, se isso não for possível, evite pedir empréstimos ao banco, procurando renegociar e parcelar suas dívidas, tomando o cuidado de quitar essas parcelas regularmente, sem atrasos.

Reaproveite materiais

Existe muito desperdício que, muitas vezes, nem sequer percebemos na área administrativa das empresas. Clipes de papel, folhas sulfite, canetas, borrachas, lápis: tudo isso parece muito fácil de ser substituído. E, por isso, poucas pessoas param para pensar nos custos efetivos desses materiais. Criando uma cultura de reaproveitamento, você consegue otimizar seus recursos e economizar nas compras mensais.

Terceirize atividades

Praticamente tudo o que não for a atividade-fim da sua empresa pode ser terceirizado. Assim, se você precisa mesmo economizar, terceirize atividades que não impactam tão diretamente nos resultados do seu negócio — como o controle da folha de pagamento, o recrutamento de currículos, a limpeza, a zeladoria e a segurança, por exemplo.

Utilize o boleto como forma de pagamento

O boleto é uma das mais consagradas formas de pagamento no Brasil. É extremamente seguro, dando ao cliente a certeza de estar pagando exatamente por aquilo que foi combinado. Além disso, as diversas formas de pagamento do boleto — internet banking, lotéricas, bancos, agências dos Correios, mercados e estabelecimentos correspondentes — dão aos consumidores a tranquilidade e a comodidade para fazerem seus pagamentos como e onde quiserem. Inclusive há, hoje em dia, a possibilidade de emitir e enviar boletos virtualmente, economizando, além de tudo, papel. Alie eficiência à praticidade e facilite sua gestão!

Invista em soluções na nuvem

Arcar com servidores próprios para processar seus softwares e sistemas gera um custo enorme à organização, tanto com gastos voltados para a adequação do espaço físico como de manutenção. Sem falar nas diversas emergências que devem ser sanadas pela equipe de TI, não é mesmo? Ao optar por uma solução na nuvem, você garante um sistema de qualidade, disponível integralmente mediante acesso à internet em qualquer lugar do mundo, a um custo muito menor. Faça o teste!

Colocando essas dicas em prática, em pouco tempo você perceberá a diferença no caixa da organização. É sua empresa economizando sem perder a vantagem competitiva!

Agora que você já sabe onde cortar gastos, aprenda aqui 5 cortes de custos que você definitivamente não pode fazer na sua empresa! E não deixe comentar nas nossas redes sociais as suas impressões e sugestões Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin! Participe da conversa!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.