As compras online já fazem parte da realidade de muitos brasileiros. Não é por menos que acompanhamos o lançamento de inovações que estão facilitando os processos de pagamentos e caindo no gosto de muita gente — como aconteceu com o Pix.
O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é mais uma novidade a caminho que vai melhorar a experiência de compra dos consumidores. Então, se você tem um negócio digital, chegou a hora de entender o potencial dessa solução nas jornadas de pagamento.
Venha com a gente que explicamos tudinho!
Os iniciadores de pagamento são empresas regulamentadas pelo Banco Central. No ambiente Open Banking — ou Open Finance —, têm a missão de iniciar pagamentos ou transferências para usuários sem eles precisarem acessar diretamente o aplicativo da instituição financeira para iniciar todo esse processo.
? O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é o grande destaque na fase 3 de implementação do Open Banking. Saiba tudo sobre o sistema financeiro aberto!
Em outras palavras, esse novo recurso permite que o consumidor inicie o pagamento no próprio site ou aplicativo da empresa em que está realizando a compra. No mesmo ambiente do site ou app da loja, o cliente pode iniciar o pagamento e finalizar o pedido com segurança.
Até então, para pagar por um produto ou serviço adquirido no ambiente digital, o consumidor precisa emitir boleto bancário, digitar dados do cartão de crédito ou copiar o código do Pix para colá-lo na plataforma do banco ou conta digital. E são nesses intervalos que os clientes acabam abandonando o carrinho e desistindo da compra.
Então, como as empresas podem tornar essa experiência mais positiva na prática? Oferecer agilidade e melhores experiências de uso em pagamentos digitais pode ajudar!
Vamos começar pelo exemplo do Pix. De acordo com um estudo da Gmattos, esse meio de pagamento contribuiu para a alta de conversão de carrinho. Então, adotar meios mais práticos de cobrança é uma ótima estratégia para donos de negócios digitais. Sem falar que os brasileiros gostaram mesmo da nova tecnologia: a taxa de aprovação do Pix é de 85%, segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Dessa forma, o Iniciador de Transação de Pagamento será não só um facilitador para consumidores, como também para empresas. Isso porque as lojas e aplicativos virtuais poderão diminuir as etapas de checkout. Com isso, podem aumentar a conversão de vendas, com ganhos de eficiência e redução de custos. Interessante, não é?
O Pix e o Open Banking fazem parte da agenda de inovações do Banco Central. São modernos, práticos e combinam com o dia a dia de quem não tem tempo a perder!
Por essas e outras, o Pix foi escolhido para ser o primeiro meio de pagamento integrado ao Iniciador de Transação de Pagamento no ambiente Open Banking. Logo depois, haverá a entrada gradual de outras opções de pagamento.
Atualmente, o pagamento instantâneo, que funciona 24/7, já é utilizado por 7 em cada 10 brasileiros, segundo uma pesquisa da Febraban. Com a terceira fase do Open Banking, a tendência é que esse número aumente, uma vez que a experiência será ainda mais fluida para o usuário.
Para fazer parte do ecossistema do Open Banking, e-commerces, aplicativos de delivery e até mesmo aplicativos de mensagem precisam de autorização do BC para atuar como iniciadores ou se conectar a uma API Open Banking. Mas esse é um assunto para os próximos tópicos!
Leia também: Open Finance e Open Banking: entenda a diferença entre os dois modelos
Só para ilustrar como funciona uma experiência de pagamento via ITP, vamos a um exemplo de transação por Pix em um e-commerce.
Para concluir uma compra nesse cenário, você passa por diversas etapas na hora do checkout:
Nesse meio tempo de espera da confirmação da compra, você precisa migrar de um app para outro. Muitas vezes, chega a se distrair em diferentes ambientes. Pode parecer uma experiência de pagamento até rápida, mas cheia de interferências, né?
Pois é! O Iniciador de Transação de Pagamento vem para deixar a jornada do cliente ainda mais veloz e intuitiva. Vamos ver abaixo!
Com um ITP, tudo acontece em poucas telas. Veja:
Bem, isso quer dizer que a Efí, como Iniciadora de Transação de Pagamento, por meio da API Open Banking, poderá iniciar pagamentos nos próprios sites e aplicativos de e-commerces, conectando-se a diversos bancos e contas digitais por uma interface segura.
Dessa forma, permitimos que o usuário inicie uma compra sem precisar fazer todo o processo de pagamento no app da sua instituição financeira.
Você pode se interessar por: Customer Success: o que é e como aplicar na sua empresa?
Onde existir a necessidade de o cliente fazer um pagamento digital, haverá a possibilidade de um iniciador de pagamento — como o próprio nome sugere — iniciar uma movimentação financeira ordenada pelo consumidor.
Por isso, quem pode oferecer esse serviço será, obrigatoriamente, uma instituição participante do Open Banking. Elas são autorizada a funcionar como ITP pelo Banco Central, a autoridade brasileira que fiscaliza o nosso sistema financeiro.
Então, para que um e-commerce disponibilize pagamentos via Open Banking em sua plataforma, ele precisa contratar as APIs de um Iniciador de Transação de Pagamento autorizado pelo BC, como a Efí.
Só para recapitular: API se refere a Application Programming Interface. Nesse contexto, é um canal que facilita a comunicação entre as instituições de forma criptografada. Então, toda vez que você iniciar um pagamento, você estará, essencialmente, usando a API de um Iniciador de Pagamento.
Inspire-se com esse caso de sucesso: Como a Clicksign criou a autenticação via Pix com a API Efí
Como vimos, um ITP é um serviço que inicia uma transação financeira em sites e apps de negócios digitais. E, para falar a verdade, com essa solução você vai muito além disso!
Você pode usar um ITP para aumentar o potencial de conversão das suas vendas. Isso porque a experiência de pagamento fica muito mais prática, sem grandes interferências na jornada de compra do cliente.
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