Imagine pagar via Pix sem precisar do código “copia e cola” ou da chave do destinatário? Melhor que isso: imagine concluir o pagamento sem sequer sair do aplicativo onde você está fazendo a compra? É o que o Pix via Open Finance faz.
A única ação necessária por parte do pagador é pressionar o botão de pagamento, escolher seu banco e confirmar a transação com senha.
De olho nessa tendência capaz de diminuir fricções e reduzir as etapas de checkout, a Blip, plataforma conversacional entre marcas e pessoas, integrou a API Pix via Open Finance da Efí Pay em seu chatbot no WhatsApp.
Continue a leitura e mergulhe mais fundo nessa história de sucesso!
Fundada em 1999, a plataforma Blip (antiga Take Blip) é líder em conversas inteligentes entre marcas e consumidores nos principais aplicativos de mensagem e tem uma história de pioneirismo e protagonismo na internet móvel no Brasil.
Atualmente, ajuda diversas empresas, como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Fiat, Claro e outras, a vender, engajar e se relacionar com os clientes de forma segura e completa em canais como WhatsApp Business API, Instagram, Messenger, Google Business Messages, Google RCS, Apple Messages for Business e outros.
A Mobile Time e a Opinion Box fizeram as contas e verificaram que 99% dos brasileiros tem o WhatsApp instalado no smartphone.
Dados do Banco Central indicam que o Pix já acumula quase 150 milhões de usuários. Em agosto de 2023, o órgão chegou a registrar 142,4 milhões de transações no mesmo dia.
Ok, mas o que o WhatsApp e o Pix têm em comum? Bom, os números falam por si só: o aplicativo de mensagens e o meio de pagamento são instantâneos, acessíveis e possuem ampla aceitação.
Diante dessa tendência, várias empresas especializadas em chatbots incorporaram o Pix ao WhatsApp. No entanto, uma lacuna permanecia: até então, nenhuma delas havia integrado o aplicativo de mensagens ao Pix no ecossistema do Open Finance. Ciente disso, a Blip explorou essa brecha no mercado.
“Como sempre aconteceu na história da Blip, queremos nos manter na vanguarda dessa revolução conversacional e financeira, liderando o caminho para o futuro das transações no WhatsApp e abrindo portas para uma nova era de interações comerciais e transações financeiras diretamente através das conversas. Estamos rompendo barreiras e trazendo a experiência de Open Finance para um ambiente de mensageria, abrindo um mundo de novas possibilidades para marcas e consumidores, sem perder a segurança e a confiabilidade”.
Rodrigo Battella, Diretor da Divisão de Serviços Financeiros e Pagamentos na Blip
A grande diferença do Pix tradicional para o Pix via Open Finance está na redução das etapas do pagamento. No Pix, o pagador precisa copiar a chave, ir para o aplicativo do banco, colar o código no campo, inserir a senha e retornar ao app para conferir se tudo deu certo.
Pelo Open Finance, o fluxo de pagamento por Pix é mais intuitivo: o cliente toca no botão de pagamento e é redirecionado para o seu banco com os dados devidamente preenchidos. Seu único esforço é autorizar a transação por meio da senha.
Ou seja, o cliente começa e termina o pagamento sem sair da sua plataforma.
“O que o Open Finance resolve bem é trazer a jornada para um fluxo único, e assim possibilitar mais conversão e vendas”.
Danilo Oliveira, Diretor de Produtos na Efí Bank
Essa experiência tende a ficar ainda melhor com a implementação da jornada sem redirecionamento.
Atualmente, ocorrem dois redirecionamentos durante a transação via Open Finance. Encaminhamos o usuário para o ambiente do banco escolhido para efetuar o débito e, em seguida, redirecionamos o usuário de volta para o ambiente da compra.
O objetivo é eliminar de vez esse atrito. A expectativa é de que, no primeiro contato, o pagador conceda consentimento à iniciadora e à detentora e, a partir desse ponto, todas as próximas transações sejam autenticadas e confirmadas no mesmo ambiente por meio de biometria, reconhecimento facial ou senha.
Já existe um modelo técnico dessa jornada em versão Beta, mas a ideia ainda está em discussão dentro dos grupos de trabalho.
“A nossa expectativa é conversar e trabalhar a quatro mãos com a Blip nesse fluxo de jornada sem redirecionamento para entender o que eles consideram como uma boa experiência e levar isso pra discussão dentro dos grupos de trabalho da Estrutura de Governança do Open Finance.”
Karen Letícia, Gerente de Produto na Efí Bank
Conteúdo relacionado: O que é Iniciador de Transação de Pagamento no Open Banking? E como usar para seu negócio?
Vamos aos fatos: se a API Pix via Open Finance é uma tecnologia capaz reduzir o esforço de pagamento e encurtar o caminho de checkout, por que não integrar essa experiência no chatbot do WhatsApp?
Foi o que a Blip pensou. Permitir a iniciação de transações financeiras diretamente da conversa no WhatsApp, além de otimizar a experiência de pagamento, pode diminuir as desistências de compra.
O primeiro cliente da Blip a utilizar essa inovação foi o Instituto Mano Down, que promove a inclusão e a autonomia de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais.
Nesse cenário, o Open Finance entra como um facilitador nas doações feitas para o instituto. Por meio do chatbot da instituição, o “Maninho”, os doadores podem contribuir com a causa em apenas alguns passos, sem a necessidade de trocar de aplicativo para finalizar o pagamento.
“Decidimos começar com um caso que tenha propósito e, ao mesmo tempo, como um projeto piloto que nos dê insumos para dar um passo escalável com essa solução num segundo momento. Nos próximos 30 dias, acreditamos que conseguiremos liberar para todos os clientes da Blip — mais de 4 mil empresas. E num momento posterior, daqui a 45 dias, a ideia é abrir para o mercado como um todo, inclusive para empresas que não têm a Blip como plataforma.”
Rodrigo Battella, Diretor da Divisão de Serviços Financeiros e Pagamentos na Blip
A API Pix via Open Finance é a tecnologia que vai permitir a iniciação de pagamentos via Pix diretamente do aplicativo. Ela é amigável, robusta, possui documentação objetiva e fácil integração a diferentes softwares e plataformas.
Homologada e fiel aos padrões estabelecidos pelo Banco Central, a API suporta, com segurança, milhões de requisições. Os dados comprovam isso:
Conheça a API Pix via Open Finance
E tem mais: os desenvolvedores da sua empresa podem contar com nosso suporte técnico em todas as etapas de integração por meio da comunidade no Discord. São mais de 10 mil usuários engajados que trocam, por lá, experiências diariamente.
E se a segurança do Open Finance é sua preocupação, pode ficar tranquilo. O Open Finance e a Efí Bank obedecem a critérios rigorosos de proteção estabelecidos pelo Banco Central e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, o compartilhamento das informações de pagamento depende de consentimento prévio do cliente.
“A própria estrutura do ecossistema do Open Finance tem protocolos e certificações de segurança, além de padrões de criptografia”, diz Danilo. “Do lado do canal, todas as mensagens são criptografadas, seja por meio da solução da Blip, seja via WhatsApp. São duas camadas de autenticação”, complementa Rodrigo.
Quer testar gratuitamente essa nova experiência de compra? Baixe nosso app simulador em seu Android ou iOS e surpreenda-se com o Pix via Open Finance!
Se você já está decidido a integrar, entre em contato com a nossa equipe de vendas, negocie as melhores tarifas e dê início imediatamente! 🧡
Escrito por
Carolina CoelhoSou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.