Boletos e carnês

Boleto e Carnê de Teste: como fazer?

Criado em 3 de mai. de 2016

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Muitos clientes quando começam a usar a Efí não conhecem como são os boletos e carnês gerados pela plataforma. Por isso, nós disponibilizamos a possibilidade de gerar uma cobrança de teste. Assim você pode visualizar como será o documento recebido por seu cliente.

Gerar um boleto e carnê de teste da Efí é um procedimento simples. Veja como fazer:

  1. Na seção de boletos e carnês da sua conta Efí, faça o procedimento de geração de boletos ou carnês normalmente;
  2. No campo “cliente”, informe seus dados;
  3. No campo “valor unitário” de “Itens de Cobrança”, coloque, obrigatoriamente, R$ 6.

Assim que você gerar a cobrança com seus dados e o valor de R$6, o sistema já entende que o boleto ou carnê é de teste.

O boleto e carnê de teste não devem ser pagos. O objetivo é que você conheça como será a cobrança recebida pelo seu cliente.

Importante: Por questões de segurança, o sistema não permite que você gere uma cobrança para pagamento com seus próprios dados. O única caso em que você consegue gerar a cobrança com seus dados é para ter acesso ao boleto e carnê de teste.

Nova API

Se você utiliza API para gerar suas cobranças, ainda é possível utilizar o ambiente de testes para conhecer todo o processo de pagamento. Neste caso, o boleto ou carnê pode ser gerado com qualquer valor, mas também não deve ser pago. Porém, em caso de pagamento, o dinheiro não é direcionado para sua conta, já que o ambiente de teste não está vinculado à sua conta.

Se você desejar conhecer todo o fluxo, incluindo o procedimento de pagamento, é possível gerar um boleto no ambiente de Produção com seus dados e fazer o pagamento normalmente.

Ficou com alguma dúvida? Navegue na nossa Central de Ajuda! Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Escrito por

Sabrina Carvalho

Sabrina Carvalho é graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação organizacional. É redatora na área de Comunicação da Gerencianet, onde desempenha atividades de produção de textos, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.