É certo que não existe fórmula mágica para o sucesso de uma empresa. Mas quem tem um negócio sabe que separar as despesas pessoais das profissionais é o primeiro passo para uma boa gestão financeira. Um jeito de fazer isso é escolhendo um cartão de crédito PJ para facilitar a utilização do saldo em compras e demandas corporativas.
Com o cartão de crédito PJ você ganha melhores prazos para pagar fornecedores, centraliza as contas e os gastos em um só lugar e facilita a rotina e a administração da sua empresa. Então, quer conhecer mais detalhes sobre essa modalidade desenhada para empreendedores? Vem com a gente! 😉
Como o próprio nome já sugere, esse tipo de cartão é destinado para pessoa jurídica — ou seja, para donos de pequenos, médios e grandes negócios.
O cartão de crédito PJ, geralmente, oferece também a função débito e é vinculado a uma conta focada em negócios.
Esse ponto é importante, porque por lá você consegue acompanhar a saúde financeira da sua empresa: quanto tem em caixa, os pagamentos a receber, os valores que podem ser investidos, entre outras variáveis.
Na prática, o cartão de crédito PJ não vai te impedir de utilizá-lo fora do contexto do negócio. Contudo, essa é uma forma de te lembrar a separar as despesas pessoais das profissionais.
Então siga a dica: pague aquele café da tarde ou almoço de domingo com seu cartão pessoal, combinado? Use seu cartão de crédito PJ para assinar softwares de gestão, contratar campanhas de marketing digital, comprar materiais de escritório ou equipamentos de informática, por exemplo. Coisas que darão retorno financeiro para a sua empresa!
Veja também: Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito
Bom, ele funciona como um cartão de crédito comum. Portanto, oferece um limite de crédito (sujeito à análise), que permite ao cliente parcelar compras e pagá-las a prazo. Os gastos dão origem a uma fatura com data de pagamento pré-estabelecida.
É importante saber que o cartão de crédito é uma espécie de empréstimo. Isso quer dizer que a sua instituição financeira te empresta uma quantia, confiando que esse valor será devolvido até o vencimento da fatura. Então, quando esse pagamento não é feito ou você só paga uma parte da fatura, há cobrança de juros sobre o valor restante.
Desde que você tenha uma política de uso bem definida para delimitar quais são os gastos permitidos no cartão de crédito PJ, ele pode trazer uma variedade de benefícios para o seu negócio. Quer ver?
O cartão de crédito PJ pode servir para diferentes propósitos, a depender da necessidade de cada empresa.
Mas, de toda forma, é uma ótima saída para quem não possui saldo em conta para compras à vista ou quem precisa parcelar pagamentos de produtos e serviços mais caros.
Quando realizadas com controle e planejamento, as compras parceladas ajudam a diluir o impacto sobre o caixa do negócio.
Como já comentamos, com um cartão de crédito PJ você vai conseguir separar as contas da empresa das contas pessoais.
Em outras palavras: como o histórico de despesa fica registrado, é muito mais fácil fazer a conferência e análise dos gastos por meio dos extratos da fatura.
Além disso, você consegue ter uma previsão sobre as despesas futuras e pode concentrar os pagamentos em uma data fixa.
Não podemos nos esquecer que alguns Cartões de Crédito PJ oferecem programa de pontos. Isto é, as compras feitas no cartão acumulam pontos que podem ser convertidos em milhas, produtos e até cashback.
Pense comigo: o volume de despesas empresariais pode ser bem maior se comparado a contas pessoais. Ou seja, mais pontos e mais vantagens para você.
Alguns cartões PJ também incluem benefícios premium como assistência em viagens, acesso a salas VIP em aeroportos, proteção de compras e extensão de garantia em alguns produtos.
Segurança é assunto sério, certo? O cartão de crédito, além de ser uma alternativa para evitar roubos de dinheiro na rua, pode te proteger em casos de golpes e fraudes no mundo digital. Isso porque as instituições financeiras costumam notificar seus clientes sobre qualquer atividade suspeita no cartão.
Sendo assim, escolha um cartão que possua certificação PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard). Esse é um padrão rígido de segurança de dados que deve ser seguido por empresas que processam, armazenam e transmitem dados de cartões.
Ter um cartão de crédito PJ não é tão difícil quanto parece. Existem muitos cartões disponíveis no mercado, desde modelos mais simples até aqueles com diversos benefícios.
O Cartão de Crédito PJ da Efí, por exemplo, é equipado com programa de pontos Livelo e benefícios Visa Platinum.
Para você entender melhor, o programa de pontos Livelo permite que você junte pontos (7 reais em compras = 1 ponto) e troque por milhas, cashback, produtos e muito mais!
Já o Visa Platinum, dá a você acesso aos benefícios premium da Visa. Confira alguns deles:
E muito mais!
Ah, e não para por aqui! O cartão PJ da Efí tem mais vantagens:
Você pode solicitar o cartão PJ Visa Platinum e usá-lo na modalidade débito até que a análise de crédito fique disponível para você.
Essa liberação está acontecendo aos poucos, com base nas movimentações da conta e do cartão de débito de cada cliente.
O processo de abertura de conta é simples, online e gratuito. Baixe nosso app, disponível para Android e iOS, em seu smartphone. Por fim, escolha qual modalidade de conta combina com você e siga as instruções que vão aparecer na tela. É fácil, fácil! 🧡
Escrito por
Carolina CoelhoSou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.