Cultura e Carreira

Por dentro do Efí Bank – 14 curiosidades sobre a gente que você ainda não sabia

Criado em 27 de abr. de 2020

(Atualizado em 26 de mar. de 2025)

1. Nossas salas de reunião têm nomes inusitados 

A gente aposta que você não sabia que, para nomes de salas de reunião, somos muito criativos. Ao todo, na sede do Efí Bank em Ouro Preto, são quatro salas: Indiana Jobs, Black Box, Jedi e Code Balboa.

Os nomes são uma homenagem às antigas equipes de Marketing e Desenvolvimento. Com exceção da Black Box, todas as outras são referências cinematográficas. #nerds

via GIPHY

2. Nossas mensagens de parabéns são sempre as mesmas

Quem nos dera ser tão criativos com as mensagens de aniversário como somos com os nomes das salas de reunião.

Entre outras coisas divertidas, no grupo #galera – a janela que todos compartilhamos no comunicador interno -, os aniversariantes do mês sempre são parabenizados e, precisamos admitir, já é um hábito copiarmos a primeira mensagem enviada do dia. O resultado são mais de cem mensagens de parabéns idênticas.

3. Somos loucos por sorvete

Tudo é desculpa para comprarmos sorvete como sobremesa para o almoço. A regra é clara: se você chegou recentemente, você nos deve um sorvete.

Caso seja o seu aniversário, que tal um sorvete? Voltou de férias: estamos com saudade de você e de sorvete! Pote de sorvete de um litro e meio, nós te amamos?

via GIPHY

4. O primeiro boleto do Efí Bank cobrava uma formatação de computador 

O primeiro boleto emitido pelo Efí Bank foi referente a uma formatação de computador. Sim, o Efí Bank está, desde o início, presente no dia-a-dia de pequenos e médios empreendedores. Só orgulho!

5. O Efí Bank está em uma cidade que é Patrimônio da Humanidade

O nosso endereço comercial é do escritório que possuímos na Av. Paulista, no coração de São Paulo, mas a nossa sede está em Ouro Preto, cidade de arquitetura barroca em Minas Gerais. Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade, em 1980, pela Unesco. Já visitou a cidade? A gente recomenda o passeio.

6. O primeiro teste do cartão Efí foi a compra de um hambúrguer 

Para todo lançamento bem sucedido, são necessários testes rigorosos. Pouco antes do lançamento oficial do cartão pré-pago do Efí Bank, depois de um dia inteiro de trabalho, parte da equipe responsável decidiu que um hambúrguer – na verdade, sete – cairia bem como primeira compra do cartão. Que delícia de teste!

via GIPHY

7. Nosso time de São Paulo é mestre em apelidar restaurantes 

Imagine o que seria do nosso time se precisasse lembrar cada um dos nomes dos restaurantes da Av. Paulista e região? A melhor estratégia para associação e memória, então, são apelidos. Cada restaurante ganha um apelido de acordo com uma característica: “chique”, “japa”, “colorido”, “mineiro”, “chique dos chiques”, “japa do shopping”.

8. O primeiro endereço do Efí Bank foi a casa de seu fundador

O Efí Bank ganhou uma sede própria apenas três anos depois da sua fundação. Antes desse período, um grupo de, pelo menos, doze colaboradores trabalhava em um escritório na casa de Evanil de Paula, fundador e atual CEO da empresa. Steve Jobs total! ?

9. Já enviamos um e-mail para o presidente da Embratel e fomos respondidos

Em 2010, mesmo há pouco tempo no mercado, tivemos a ousadia de encaminhar um e-mail ao presidente da Embratel, em que solicitávamos um item essencial para o avanço da empresa: internet. Ambicionávamos, na época, um link direto com a antena da Embratel, que podia ser vista do Efí Bank.

Sem sucesso com outros contatos, todas as fichas estavam apostadas naquele e-mail. Dias depois, atendendo à solicitação, uma equipe da Embratel foi até o Efí Bank. O link direto com a antena foi conquistado, o que possibilitou que continuássemos crescendo! Já são 13 anos. ?

10. Os primeiros colaboradores da empresa moraram juntos durante a faculdade

Em cidades mineiras que possuem universidades federais é comum que tenham, também, repúblicas estudantis. As repúblicas são casas compartilhadas por estudantes que, além do aluguel e das contas, dividem também as tarefas domésticas e os anos de graduação.

O fato curioso é: os primeiros colaboradores do Efí Bank moraram juntos, também com o fundador da empresa, em uma república estudantil em São João del-Rei. Em diferentes cursos, todos também estudaram na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

11. Adoramos nos encontrar depois do trabalho, o famoso happy hour

Os happy hours são muito frequentes entre a gente. Normalmente, saímos toda semana em diferentes grupos. Ainda no meio do encontro, nós registramos o momento e enviamos a foto no grupo da empresa, como forma de convocar a galera que não foi.

12. Temos uma bandeira na área externa da sede

A nossa área externa é como uma grande varanda, localizada no 3º andar da empresa. É ali que está a grande bandeira do Efí Bank, que pode ser vista da rua.

13. Apelidamos o nosso sistema de Pangeia

Vamos às aulas de Geografia: pangeia é o nome dado à antiga formação continental da terra, que assumia a forma de um único e supercontinente, há milhões de anos atrás. A divisão continental que conhecemos hoje, então, é um resultado evolutivo terrestre.

Beleza, mas porque chamamos o nosso sistema assim? #nerds

O Efí Bank, uma vez, dividiu-se em outras duas diferentes empresas: Kuiper e Fortunus. Pouco tempo depois, entendemos que as soluções oferecidas pelo Efí Bank é que eram a nossa maior demanda de mercado. De volta à unificação dos continentes, digo, marcas, o resultado é um sistema apelidado de Pangeia .

via GIPHY

14. Já tivemos um sistema interno para “fazer compras”

Antigamente, o Efí Bank fornecia moradia aos colaboradores vindos de outras cidades. Nessa época, foi desenvolvido um sistema virtual para que os colaboradores selecionassem todos os itens que precisassem ter em sua casa. Quando chegavam do trabalho, uma surpresa: as compras já estavam todas na entrada do alojamento e os itens de geladeira devidamente guardados.

Compartilhe nas redes: