Gestão e Marketing

Gestão de cobranças: saiba como organizar a gestão financeira do seu negócio

Criado em 27 de mai. de 2024

(Atualizado em 27 de mai. de 2024)

Você sabe como fazer uma boa gestão de cobranças? Administrar os pagamentos a receber é uma parte muito importante de qualquer negócio e, portanto, esse é um assunto que merece bastante atenção.

Gerenciar as cobranças de forma adequada é fundamental para manter a eficiência do seu negócio e contribuir para uma boa experiência ao cliente. Pensando nisso, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como fazer um bom gerenciamento de cobranças do seu negócio. Veja!

O que é e como funciona a gestão de cobranças?

Como o próprio nome indica, a gestão de cobranças é o processo de administrar os pagamentos a receber de uma empresa. Isso inclui desde o controle de pagamentos  recebidos até o acompanhamento de dívidas dos clientes. 

Na prática, algumas tarefas que envolvem essa gestão são:

  • organização e registro dos dados sobre as transações financeiras da empresa, como cadastro dos clientes; 
  • emissão de faturas e cobranças;
  • acompanhamento de pagamentos;
  • comunicação com os clientes;
  • registro e controle de inadimplência.

A partir da organização dessas informações, fica muito mais fácil fazer as cobranças necessárias para contribuir com a saúde financeira e o sucesso do negócio. Além disso, é possível entender os tipos de cobrança e como gerenciar cada um na sua empresa.

Tipos de cobranças

Existem três tipos principais de cobranças: avulsa, parcelada e recorrente. Entenda como funciona cada uma!

Cobrança avulsa

A cobrança avulsa é aquela em que o pagamento acontece apenas uma vez, a partir da compra de um produto ou serviço específico, por exemplo.

Nesse caso, o gerenciamento de cobranças atua como forma de garantir que esse valor avulso seja pago, por meio do acompanhamento do processo de pagamento.

Cobrança parcelada

Na cobrança parcelada, o valor total do produto ou serviço é dividido em várias parcelas. Por exemplo, quando um cliente compra um produto de alto valor, pode optar pelo parcelamento.

No caso do gerenciamento de cobranças parceladas, é importante acompanhar as parcelas em aberto para garantir que o cliente efetue o pagamento do valor total.

Cobrança recorrente

Por fim, a cobrança recorrente funciona como uma mensalidade de assinatura, sendo comum em serviços de assinatura, como streaming de música e contratação de softwares.

Nesse caso, o gerenciamento das cobranças vai atuar no monitoramento dos pagamentos a cada mês.

Na Efí, além de acompanhar possíveis falhas de pagamento, você também pode gerar cobranças recorrentes automáticas e enviar notificações de pagamento para clientes com dívidas ativas.

Por que fazer a gestão automatizada de cobranças?

Fazer uma gestão automatizada das cobranças traz uma série de benefícios, desde a redução de erros operacionais à redução de custos e aumento da satisfação dos seus clientes. Conheça as principais vantagens desse tipo de gestão!

Redução de erros

Além de aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos operacionais, fazer a gestão automatizada das cobranças também diminui o risco de erros humanos relacionados aos processos manuais de inserção de dados dos clientes.

Como consequência, a equipe responsável por esse tipo de tarefa pode se concentrar em outros tipos de atividades, de acordo com a estratégia da empresa.

Lembrete de pagamento

Com uma gestão automatizada, você pode programar o envio de notificações lembrando o cliente sobre o pagamento, o que diminui a chance de esquecimento e aumenta as taxas de sucesso das cobranças.

Isso fica ainda mais fácil usando uma ferramenta como a régua de cobrança, que cria uma sequência de mensagens para lembrar os seus clientes sobre o vencimento de um boleto, por exemplo.

Otimização do fluxo de caixa

Outra vantagem da gestão de cobranças automatizada é o processamento rápido e eficaz dos pagamentos, o que ajuda a otimizar o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, você pode usar o valor recuperado a partir dessas cobranças para investir estrategicamente na empresa.

Maior segurança

Os sistemas de cobrança automatizadas também incluem recursos avançados de segurança e conformidade com certificados que garantem a proteção das informações financeiras dos seus clientes e do seu negócio.

Como fazer um gerenciamento de cobranças eficaz e seguro?

Fazer um gerenciamento de cobranças eficaz e seguro é muito importante para que a sua empresa receba os pagamentos dos seus clientes da melhor maneira possível. Por isso, confira algumas dicas sobre como fazer essa gestão:

  • organize o setor financeiro da sua empresa, a fim de visualizar dados importantes para a cobrança, como os nomes dos consumidores, os tipos de compras feitas e as datas dos pagamentos passados e futuros;
  • automatize o gerenciamento das cobranças a partir das informações dos seus clientes e da política da sua empresa;
  • verifique as formas de pagamento que você oferece aos seus clientes e, se possível, facilite o pagamento implementando novos meios;
  • conheça os seus clientes e personalize as cobranças feitas;
  • escolha uma ferramenta para gestão de cobranças que tenha soluções que se adequem ao seu negócio e que tenha certificados de segurança que protejam os dados envolvidos.

Vale ressaltar, ainda, a importância de ficar de olho no mercado financeiro e se adaptar a possíveis mudanças. É o caso do Pix Automático, por exemplo, que será lançado em breve e que vai ser mais uma opção para cobranças periódicas.

Entender e estar preparado para esse tipo de funcionalidade é mais uma forma de oferecer aos seus clientes as melhores opções de pagamento e proporcionar uma boa experiência.

Escolha uma boa instituição para gerenciar suas cobranças

Você já deve ter percebido que fazer a gestão de cobranças de uma empresa sem uma boa ferramenta é praticamente impossível, não é?

Isso porque, geralmente, os softwares de gerenciamento de cobranças oferecem uma série de soluções que vão além da cobrança da dívida em si, integrando o sistema à sua plataforma de pagamentos e otimizando a gestão do seu negócio.

É o caso da Efí, que oferece uma solução completa para auxiliar esse processo de cobranças, a partir de funcionalidades como:

  • emissão de cobranças imediatas;
  • conciliação de pagamentos com rapidez e segurança;
  • centralização de recebimentos em uma única plataforma para negócios físicos ou digitais;
  • oferta de vários meios de pagamentos, como Pix, boleto, carnês e cartão;
  • gestão dos pagamentos recebidos, a vencer e inadimplentes de forma inteligente.

Outro ponto importante é ficar de olho na proteção dos seus dados e dos seus clientes. Por isso, opte por uma ferramenta que faça o gerenciamento das cobranças do seu negócio de forma segura.

Implemente a gestão de cobranças e simplifique o seu financeiro

Já ficou claro que a gestão de cobranças é um ponto muito importante para qualquer negócio ser bem-sucedido. Por meio dela, as cobranças dos serviços ou produtos serão feitas de forma automatizada, sempre prezando pelo bom relacionamento com o cliente.

Assim, é fundamental escolher uma ferramenta que te auxilie no dia a dia, equilibrando esses dois pontos que falamos acima. Para isso, você pode contar com o API de cobranças da Efí, uma plataforma que otimiza e unifica todo o processo de gestão das cobranças, fazendo com que elas ocorram automaticamente, conforme os prazos, e os pagamentos sejam feitos de forma segura.

Para saber mais sobre essa alternativa, acesse o nosso site e facilite as suas cobranças com a gente!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.