Você sabe como fazer uma boa gestão de cobranças? Administrar os pagamentos a receber é uma parte muito importante de qualquer negócio e, portanto, esse é um assunto que merece bastante atenção.
Gerenciar as cobranças de forma adequada é fundamental para manter a eficiência do seu negócio e contribuir para uma boa experiência ao cliente. Pensando nisso, preparamos um artigo com tudo que você precisa saber sobre como fazer um bom gerenciamento de cobranças do seu negócio. Veja!
Como o próprio nome indica, a gestão de cobranças é o processo de administrar os pagamentos a receber de uma empresa. Isso inclui desde o controle de pagamentos recebidos até o acompanhamento de dívidas dos clientes.
Na prática, algumas tarefas que envolvem essa gestão são:
A partir da organização dessas informações, fica muito mais fácil fazer as cobranças necessárias para contribuir com a saúde financeira e o sucesso do negócio. Além disso, é possível entender os tipos de cobrança e como gerenciar cada um na sua empresa.
Existem três tipos principais de cobranças: avulsa, parcelada e recorrente. Entenda como funciona cada uma!
A cobrança avulsa é aquela em que o pagamento acontece apenas uma vez, a partir da compra de um produto ou serviço específico, por exemplo.
Nesse caso, o gerenciamento de cobranças atua como forma de garantir que esse valor avulso seja pago, por meio do acompanhamento do processo de pagamento.
Na cobrança parcelada, o valor total do produto ou serviço é dividido em várias parcelas. Por exemplo, quando um cliente compra um produto de alto valor, pode optar pelo parcelamento.
No caso do gerenciamento de cobranças parceladas, é importante acompanhar as parcelas em aberto para garantir que o cliente efetue o pagamento do valor total.
Por fim, a cobrança recorrente funciona como uma mensalidade de assinatura, sendo comum em serviços de assinatura, como streaming de música e contratação de softwares.
Nesse caso, o gerenciamento das cobranças vai atuar no monitoramento dos pagamentos a cada mês.
Na Efí, além de acompanhar possíveis falhas de pagamento, você também pode gerar cobranças recorrentes automáticas e enviar notificações de pagamento para clientes com dívidas ativas.
Fazer uma gestão automatizada das cobranças traz uma série de benefícios, desde a redução de erros operacionais à redução de custos e aumento da satisfação dos seus clientes. Conheça as principais vantagens desse tipo de gestão!
Além de aumentar a produtividade da equipe e reduzir custos operacionais, fazer a gestão automatizada das cobranças também diminui o risco de erros humanos relacionados aos processos manuais de inserção de dados dos clientes.
Como consequência, a equipe responsável por esse tipo de tarefa pode se concentrar em outros tipos de atividades, de acordo com a estratégia da empresa.
Com uma gestão automatizada, você pode programar o envio de notificações lembrando o cliente sobre o pagamento, o que diminui a chance de esquecimento e aumenta as taxas de sucesso das cobranças.
Isso fica ainda mais fácil usando uma ferramenta como a régua de cobrança, que cria uma sequência de mensagens para lembrar os seus clientes sobre o vencimento de um boleto, por exemplo.
Outra vantagem da gestão de cobranças automatizada é o processamento rápido e eficaz dos pagamentos, o que ajuda a otimizar o fluxo de caixa da empresa. Dessa forma, você pode usar o valor recuperado a partir dessas cobranças para investir estrategicamente na empresa.
Os sistemas de cobrança automatizadas também incluem recursos avançados de segurança e conformidade com certificados que garantem a proteção das informações financeiras dos seus clientes e do seu negócio.
Fazer um gerenciamento de cobranças eficaz e seguro é muito importante para que a sua empresa receba os pagamentos dos seus clientes da melhor maneira possível. Por isso, confira algumas dicas sobre como fazer essa gestão:
Vale ressaltar, ainda, a importância de ficar de olho no mercado financeiro e se adaptar a possíveis mudanças. É o caso do Pix Automático, por exemplo, que será lançado em breve e que vai ser mais uma opção para cobranças periódicas.
Entender e estar preparado para esse tipo de funcionalidade é mais uma forma de oferecer aos seus clientes as melhores opções de pagamento e proporcionar uma boa experiência.
Você já deve ter percebido que fazer a gestão de cobranças de uma empresa sem uma boa ferramenta é praticamente impossível, não é?
Isso porque, geralmente, os softwares de gerenciamento de cobranças oferecem uma série de soluções que vão além da cobrança da dívida em si, integrando o sistema à sua plataforma de pagamentos e otimizando a gestão do seu negócio.
É o caso da Efí, que oferece uma solução completa para auxiliar esse processo de cobranças, a partir de funcionalidades como:
Outro ponto importante é ficar de olho na proteção dos seus dados e dos seus clientes. Por isso, opte por uma ferramenta que faça o gerenciamento das cobranças do seu negócio de forma segura.
Já ficou claro que a gestão de cobranças é um ponto muito importante para qualquer negócio ser bem-sucedido. Por meio dela, as cobranças dos serviços ou produtos serão feitas de forma automatizada, sempre prezando pelo bom relacionamento com o cliente.
Assim, é fundamental escolher uma ferramenta que te auxilie no dia a dia, equilibrando esses dois pontos que falamos acima. Para isso, você pode contar com o API de cobranças da Efí, uma plataforma que otimiza e unifica todo o processo de gestão das cobranças, fazendo com que elas ocorram automaticamente, conforme os prazos, e os pagamentos sejam feitos de forma segura.
Para saber mais sobre essa alternativa, acesse o nosso site e facilite as suas cobranças com a gente!
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