Efí para pessoas físicas

Saiba tudo sobre o processo de transferência de valores

Criado em 18 de jul. de 2016

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

A transferência de valores para uma conta bancária é uma das possibilidades de utilização do saldo recebido na conta Efí. É possível fazer a transferência para qualquer conta bancária, mesmo para uma que não pertença ao titular Efí. Mas para fazer qualquer procedimento de movimentação de saldo, é necessário que a conta Efí esteja validada. Veja aqui como validar sua conta.

Para tirarmos as dúvidas mais constantes de nossos clientes, preparamos um tutorial com as principais informações:

Como fazer uma transferência?

  1. Acesse o menu “Utilizar Saldo” da sua conta;
  2. Clique na opção “Transferências”;
  3. Digite as informações da conta bancária e valor da transferência;
  4.  Informe sua assinatura eletrônica.

Na sequência, o sistema informará o prazo de conclusão do procedimento.

Quanto custa?

Só existe cobrança de tarifa para a realização de transferência para operações com valores abaixo de R$300 para a conta do titular Efí ou de qualquer valor destinadas a outra conta que não seja do titular da Efí. Nestes casos, o valor cobrado é de R$ 5 para cada procedimento.

Existe um valor mínimo ou máximo?

O valor mínimo para transferência é R$6,00, mas não existe um valor máximo para operação.

Qual o prazo para conclusão da transferência?

A Efí pede um prazo para efetivação da transferência de até 2 dias úteis. No entanto, a operação pode acontecer com 1 dia, dependendo da demanda diária da Efí e da instituição bancária.

Entenda melhor como funciona o prazo de transferência:

  1. Todas as transferências são enviadas aos bancos por arquivos remessa em diversos horários ao longo do dia da solicitação. Caso a operação seja solicitada após as 16h30, o envio acontece no próximo dia útil seguinte;
  2. Após o envio, os bancos podem demorar até 1 dia útil para confirmar o recebimento.
  3. Em seguida, os bancos realizam o processamento dos pedidos de transferência. Infelizmente, a Efí não consegue interferir nesse prazo e a demanda depende, exclusivamente, dos bancos.

A transferência não foi concluída no sistema. O que pode ser?

Se o sistema não permitir a conclusão do procedimento, confira uma das possibilidades abaixo:

  1. No caso de transferências com valores inferiores a R$ 300 para conta de mesma titularidade ou transferências de qualquer valor para conta de terceiros, é cobrada uma taxa de R$ 5,00. Por isso, é importante deixar um saldo com esse valor para realizar o procedimento.
  2. Se você deixar o saldo com o valor cobrado para transferência e ainda não conseguir realizar o procedimento, utilize o navegador Mozzila Firefox ou Google Chrome.

Se depois de seguir os procedimentos acima não conseguir finalizar a transferência, envie um ticket para o Suporte solicitando ajuda.

Fiz a transferência para a conta errada. E agora?

A Efí executa a transferências exatamente como solicitada em nosso sistema e o erro somente é identificado no momento do processamento pelo banco. Nesse caso, o próprio banco solicita o prazo de 5 dias uteis para realizar o estorno. Assim que recebe a informação da instituição bancária, a Efí realiza a devolução de forma imediata.

Também é possível cancelar uma transferência que ainda não tenha sido processada. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Utilizar Saldo > Transferências e Docs;
  2. Clique no link que informa que você possui transferências em andamento;
  3. Se a transferência ainda puder ser cancelada, você verá o botão Cancelar Transferência. Caso contrário, a operação já está em execução e não será possível cancelar. Assim, será necessário esperar o prazo do banco.

Não recebi os valores dentro do prazo estipulado. Como devo proceder?

Na maioria dos casos, a transferência não é concluída por erro nas informações dos dados bancários. Se você tiver feito a transferência para a conta errada, o dinheiro vai ser automaticamente estornado para sua conta Efí, mas o banco pode demorar até 5 dias uteis para isso.

Caso não exista erros, entre em contato com o Suporte Efí, enviando um ticket pelo menu “Ajuda” < ”Novo Ticket”.

Onde visualizo o comprovante de transferência?

Para visualizar o comprovante da transferência, siga os passos abaixo:

  1. No seu extrato financeiro, selecione a transferência que deseja visualizar;
  2. Clique na opção para visualizar o comprovante .

Caso o comprovante não esteja disponível, você terá acesso a uma mensagem informando o motivo da não disponibilização. Ex.: Se você solicitar o comprovante de uma transferência ainda não executada, a mensagem informará o a data de execução do pagamento e disponibilização do comprovante.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre transferência? Navegue na nossa Central de Ajuda! Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

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