Escolas e cursos livres

Sua escola de idiomas está perdendo clientes? Temos 6 dicas para ajudá-lo

Criado em 18 de mai. de 2015

(Atualizado em 14 de mai. de 2024)

Você sabe que o mercado de escola de idiomas está bem estabelecido e é rentável, mas não consegue compreender o motivo de estar perdendo clientes? Quer acabar logo com isso? Então confira agora mesmo as 6 dicas que separamos para ajudá-lo a reverter essa situação!

Concorrência: um olho na sua escola, outro na competição

Quem são seus concorrentes? Como está o desempenho deles no mercado? Eles também estão perdendo clientes ou estão crescendo? Quando você presta atenção à concorrência consegue perceber se o problema está na sua condução dos negócios ou se é o próprio setor que está fraco.

Como a exigência do mercado é que as pessoas falem um segundo ou até um terceiro idioma, provavelmente o problema não seja na demanda de alunos, mas, sim, em algum outro quesito — como preço, percepção de qualidade ou localização, por exemplo. Ao observar as estratégias da concorrência você pode identificar melhores práticas e eventuais falhas de competência de outra escola de idiomas, aproveitando isso para se diferenciar no segmento.

Funil de vendas: onde seu cliente está caindo

Seu funil de vendas está bem amarrado? Em que momento da venda você está perdendo clientes? Antes ou depois da conversão? Alunos matriculados estão abandonando as aulas? Detectar em que momento as pessoas deixam sua escola de idiomas é essencial para que você identifique a origem do problema para que possa atuar diretamente ali. A precisão na solução do problema vai ajudá-lo a reduzir custos e reverter a situação mais rápido.

O mais acertado, nesse momento, é fazer uma pesquisa de mercado com seu público-alvo para entender mais profundamente quais são suas necessidades de aprendizagem e o que eles esperam de um curso de idiomas. Assim ficará muito mais fácil acertar na estratégia, não concorda?

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Captação e conversão: abordagem ao seu cliente em potencial

Leads são os clientes em potencial, aqueles que já tiveram algum contato com sua escola de idiomas, mas que ainda não se tornaram clientes efetivos. Criar materiais esclarecedores sobre a metodologia de ensino que você utiliza, tirar dúvidas sobre países, sobre fala, pronúncia, intercâmbio e outros temas ligados a idiomas faz com que as pessoas percebam a relevância da sua escola.

Quando você coloca sua escola de idiomas como referência no setor, ela passa, automaticamente, a gerar maior credibilidade e segurança nas pessoas. Assim, você pode convertendo mais prospects em leads e leads em clientes. É no fechamento desse ciclo que você deve focar!

Relacionamento: manutenção do engajamento

O relacionamento que sua escola de idiomas desenvolve com os clientes é importante para que os alunos se sintam acolhidos e mantenham a constância nos cursos. Quando o tratamento é impessoal e distante, fica difícil gerar esse tipo de engajamento.

Quando, por outro lado, o relacionamento é próximo e simpático, os clientes se sentem atraídos e passam a ter mais vontade de comparecer às aulas, querem participar da comunidade que se cria em torno da sua escola de idiomas e, por último, mas não menos importante, recomendam os seus serviços para seus contatos, aumentando, assim, o número de vendas.

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Cursos personalizados: foco em nichos para melhores resultados

Existem muitas pessoas que buscam solucionar uma necessidade rapidamente. Um exemplo pode ser  passar em um teste de proficiência para um fim maior, adquirir conhecimento básico em um idioma para turismo e até mesmo praticar conversação focada em termos técnicos de determinada área de conhecimento, como tecnologia da informação, comunicação ou gestão, por exemplo.

Focar sua estratégia na oferta de cursos personalizados e rápidos pode ser mais efetivo do que os cursos mais abrangentes, uma vez que as grandes escolas de idiomas trabalham dessa forma, com o grande público, sem concentrar esforços em necessidades específicas. Quando você se especializa, passa a ofertar um serviço diferenciado, único no mercado, atraindo e fidelizando muito mais clientes.

Facilitar o processo de pagamento

Com a correria dos dias atuais, oferecer formas facilitadas de pagamento é mais um diferencial para fidelizar os clientes. Utilizando a Efí, você pode utilizar o recurso de assinaturas ou agendamento de boletos para cobrar as mensalidades. Assim, seu cliente pode escolher o pagamento por boleto, carnê ou cartão de crédito.

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