Todo mundo sabe da importância de pagar um boleto ou parcela de carnê até a data de vencimento. Assim, além de evitar o acréscimo de juros e multas no valor da cobrança, você ainda escapa de ter problemas com o fornecimento dos serviços pelos quais está pagando. Quando a conta tem vencimento em finais de semana e feriados, muitas pessoas ainda ficam na dúvida de como agir.
Veja, abaixo, como funciona o processo na Efí:
As instituições bancárias aceitam o pagamento de contas com vencimento nos finais de semana ou feriados no dia útil seguinte. Portanto, as cobranças geradas na Efí, assim como as demais, podem ser pagas em qualquer banco sem problemas e sem a cobrança de multas ou juros no primeiro dia útil após o vencimento.
Por exemplo, você recebeu um boleto com vencimento para o dia 10, que é um sábado. Dessa forma, você pode realizar o pagamento no banco no dia 13, segunda-feira, sem pagar juros ou multas. Se a segunda-feira, 13, for um feriado, o pagamento pode ser feito na terça-feira, dia 14. Mas se o pagamento for realizado após essa data, a cobrança já é considerada inadimplente.
As exceções são os impostos e tributos, que devem ser pagos até o último dia útil anterior ao vencimento, quando a data coincidir com finais de semana ou feriados.
Aprenda como calcular juros e multas de um boleto
As solicitações de pagamento podem ser feitas após o vencimento da conta e até mesmo aos sábados, domingos e feriados. Desta forma, o pagamento será efetuado no próximo dia útil.
Ainda tem alguma dúvida? Navegue na nossa central de ajuda!
Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.