Finanças e Gestão

Contas com vencimento em finais de semana e feriados: como fazer!

Criado em 2 de jun. de 2016

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Todo mundo sabe da importância de pagar um boleto ou parcela de carnê até a data de vencimento. Assim, além de evitar o acréscimo de juros e multas no valor da cobrança, você ainda escapa de ter problemas com o fornecimento dos serviços pelos quais está pagando. Quando a conta tem vencimento em finais de semana e feriados, muitas pessoas ainda ficam na dúvida de como agir.

Veja, abaixo, como funciona o processo na Efí:

Contas geradas na Efí

As instituições bancárias aceitam o pagamento de contas com vencimento nos finais de semana ou feriados no dia útil seguinte. Portanto, as cobranças geradas na Efí, assim como as demais, podem ser pagas em qualquer banco sem problemas e sem a cobrança de multas ou juros no primeiro dia útil após o vencimento.

Por exemplo, você recebeu um boleto com vencimento para o dia 10, que é um sábado. Dessa forma, você pode realizar o pagamento no banco no dia 13, segunda-feira, sem pagar juros ou multas. Se a segunda-feira, 13, for um feriado, o pagamento pode ser feito na terça-feira, dia 14. Mas se o pagamento for realizado após essa data, a cobrança já é considerada inadimplente.

As exceções são os impostos e tributos, que devem ser pagos até o último dia útil anterior ao vencimento, quando a data coincidir com finais de semana ou feriados.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Pagamentos de contas na plataforma Efí

Desde maio de 2017, a Efí disponibilizou a opção de pagamento de contas com vencimento nos fins de semana ou feriados.

Agora, caso uma cobrança possua data de vencimento em um sábado ou domingo, você pode informar como data de pagamento o próprio sábado ou domingo — ou qualquer outra data posterior. 

As solicitações de pagamento podem ser feitas após o vencimento da conta e até mesmo aos sábados, domingos e feriados. Desta forma, o pagamento será efetuado no próximo dia útil.

Atenção: para que o pagamento seja confirmado no mesmo dia, é importante que a solicitação seja realizada até às 22h para boletos e até às 18h para contas de consumo e tributos.

IMPORTANTE! A Efí não aceita pagamento de boletos referente a impostos, tributos e taxas governamentais. Esses boletos devem ser pagos diretamente nas instituições bancárias.

Ainda tem alguma dúvida? Navegue na nossa central de ajuda!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Escrito por

Sabrina Carvalho

Sabrina Carvalho é graduada em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui experiência em assessoria de imprensa e comunicação organizacional. É redatora na área de Comunicação da Gerencianet, onde desempenha atividades de produção de textos, assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.