Organizar o dinheiro

Você conhece o Serasa Experian?

Criado em 28 de out. de 2014

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Certamente você já ouviu falar em ter que limpar o nome para poder ter acesso a crédito no mercado, certo? E consulta cadastral de CPF, já fez? Pois bem, quando esses assuntos entram em discussão, estamos nos referindo ao Serasa Experian — mais conhecido simplesmente como Serasa.

Essa instituição, criada em 1968 como iniciativa dos bancos para padronizar os processos e relatórios sobre a concessão de crédito. Ela visa reduzir os riscos de inadimplência por parte dos usuários. Essa unificação de informações foi responsável pela criação do maior banco de dados de crédito do mundo. Dessa forma, ela facilita as decisões de empresas de todos os portes no que tange a concessão de crédito para o usuário final, seja ele pessoa física ou jurídica.

Especializado em análise de risco de crédito, o Serasa presta serviços para pessoas físicas e jurídicas. Ele realiza consultas cadastrais baseadas no número do CPF ou do CNPJ, visando identificar pendências financeiras, fiscais e ambientais. Além disso, a entidade ampliou recentemente seu portfólio de produtos. Agora, apresenta diversas certificações digitais que auxiliam na segurança da transação de informações na internet.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos por essa instituição agora mesmo:

Consulta de CPF

Para as empresas, é imprescindível ter uma fonte de informações com relação à idoneidade de seus clientes. Para isso, visa-se desfrutar de uma maior segurança na concessão de créditos e, posteriormente, no processo de cobrança. Com a consulta a cadastros de CPF do Serasa Experian, a organização pode verificar dívidas, fazer consultas e analisar o risco de negativação.

Antes de qualquer medida judicial em relação a um cliente inadimplente, a empresa deve informá-lo sobre a pendência. Só então, caso a questão não seja solucionada, passa-se à negativação de seu CPF junto ao Serasa. Em seguida, ele que notifica o cliente da sua situação cadastral. Com seu nome inserido no cadastro, o consumidor fica impedido de tomar crédito no mercado. Isso acontece até que tudo seja devidamente regularizada.

Consulta de CNPJ

Estabelecer parcerias é um grande negócio, mas é preciso também conhecer as empresas com as quais você se relaciona. Ao realizar uma consulta de CNPJ no Serasa Experian você fica sabendo se há alguma pendência da empresa com relação a pedidos de falência, cheques sem fundos, ações judiciais e eventuais dívidas. Assim, você se previne de possíveis dores de cabeça no futuro, resguardando-se de problemas.

Certificação digital

A certificação digital é uma forma segura para as empresas realizarem transações on-line com a mesma validade jurídica que tem o comparecimento pessoal a um órgão público. Saiba mais sobre as opções de certificação digital que o Serasa Experian oferece:

  • e-CNPJ: permite a realização de operações on-line com maior segurança e validade jurídica — como, por exemplo, emissão de CAGED, INPI e DMED;
  • e-CPF: permite a realização de operações pela internet utilizando o CPF do representante legal da empresa — como, por exemplo, SPED Contábil, consulta ao IRPF, recolhimento de FGTS e Previdência Social;
  • NF-e: a emissão de nota fiscal eletrônica é uma segurança a mais para as empresas, pois todas as informações ficam registradas em um único local, evitando, assim, o acúmulo de papel e otimizando o tempo de recuperação de informações quando necessário;
  • Certificado Servidor NF-e: assegura as transações realizadas entre servidores da mesma empresa, protegendo os dados e dando maior confiabilidade ao processo.

E então, você já utilizou algum dos serviços do Serasa Experian? Comente aqui e nos conte como foi sua experiência! Compartilhe suas opiniões nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.