O cliente é quem gera lucro à empresa, mas, para adquiri-lo, existe um custo. É importante que o empreendedor observe se o lucro gerado pelo cliente é maior do que o custo para sua aquisição. Conheça o que é e como calcular o Custo de Aquisição de Clientes neste post:
Considerado uma métrica imprescindível na apuração de resultados de uma empresa, o CAC serve para acompanhar todos os gastos gerados no momento da aquisição de um novo cliente — como custos com material de marketing, promoção, custos operacionais e com o pessoal de vendas. Lembrando que, sendo esse custo variável, é muito importante seu planejamento prévio e um constante acompanhamento, já que esse fator pode significar o aumento ou a redução do lucro no SaaS.
Esse cálculo fornece informações importantes à sua SaaS. Vamos a um exemplo prático para entender melhor como calcular esse indicador: suponhamos que, em um mês, sua empresa investiu R$5.000,00 em marketing, publicidade e vendas, e essas ações, nesse mesmo mês, geraram 10 novos clientes. Basta dividir o valor do investimento pela quantidade de clientes captados — R$5.000,00 / 10 = R$500,00. Fácil, não é mesmo?
Se possível, tendo calculado o CAC, direcione os seus investimentos corretamente, sem gerar gastos desnecessários. O ideal é que o CAC seja baixo, para evitar desconfortos futuros na realização de cálculos para redução de custos.
Fique atento aos contato realizados com um potencial cliente. Se realizados de maneira adequada, podem fazer com que o cliente, gradualmente, invista valores maiores na sua empresa.
Forneça todas as informações possíveis para que o cliente não tenha nenhuma dúvida a respeito do produto ou serviço adquirido. Dúvidas podem gerar desistência no momento da compra. Disponibilize atendentes dinâmicos e proativos e coloque no site respostas às perguntas feitas com uma maior frequência, dessa forma, o próprio cliente pode consultar a página e sanar sua dúvida de maneira rápida e satisfatória.
Mostre ao seu novo cliente o quanto os clientes antigos estão satisfeitos por utilizarem a sua empresa — testemunhos funcionam muito bem para isso.
Aponte seus benefícios e saia na frente do seu concorrente! Defenda seus pontos fortes mais óbvios, mas tenha também o cuidado de apontar vantagens menos evidentes.
O cliente é quem aponta o crescimento a curto e a longo prazo da empresa. Então, realize pesquisas e tire as devidas conclusões dos resultados obtidos. Está no caminho certo ou mudanças se fazem necessárias?
Após calcular o CAC e seguir as dicas acima, basta direcionar o foco e investir em ações que possam contribuir para a expansão do negócio.
Vamos começar? Calcule agora e nos conte abaixo o resultado dessa métrica na sua empresa!
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