Finanças e Gestão

(Minissérie) Como acompanhar saúde financeira de um serviço de assinaturas: Custo de Aquisição de Clientes

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 2 de set. de 2015)

O cliente é quem gera lucro à empresa, mas, para adquiri-lo, existe um custo. É importante que o empreendedor observe se o lucro gerado pelo cliente é maior do que o custo para sua aquisição. Conheça o que é e como calcular o Custo de Aquisição de Clientes neste post:

O que é o CAC — Custo de Aquisição de Clientes?

Considerado uma métrica imprescindível na apuração de resultados de uma empresa, o CAC serve para acompanhar todos os gastos gerados no momento da aquisição de um novo cliente — como custos com material de marketing, promoção, custos operacionais e com o pessoal de vendas. Lembrando que, sendo esse custo variável, é muito importante seu planejamento prévio e um constante acompanhamento, já que esse fator pode significar o aumento ou a redução do lucro no SaaS.

Calculando o CAC

Esse cálculo fornece informações importantes à sua SaaS. Vamos a um exemplo prático para entender melhor como calcular esse indicador: suponhamos que, em um mês, sua empresa investiu R$5.000,00 em marketing, publicidade e vendas, e essas ações, nesse mesmo mês, geraram 10 novos clientes. Basta dividir o valor do investimento pela quantidade de clientes captados — R$5.000,00 / 10 = R$500,00. Fácil, não é mesmo?

Se possível, tendo calculado o CAC, direcione os seus investimentos corretamente, sem gerar gastos desnecessários. O ideal é que o CAC seja baixo, para evitar desconfortos futuros na realização de cálculos para redução de custos.

Como reduzir o CAC

Contato com o cliente

Fique atento aos contato realizados com um potencial cliente. Se realizados de maneira adequada, podem fazer com que o cliente, gradualmente, invista valores maiores na sua empresa.

Fornecimento de informações

Forneça todas as informações possíveis para que o cliente não tenha nenhuma dúvida a respeito do produto ou serviço adquirido. Dúvidas podem gerar desistência no momento da compra. Disponibilize atendentes dinâmicos e proativos e coloque no site respostas às perguntas feitas com uma maior frequência, dessa forma, o próprio cliente pode consultar a página e sanar sua dúvida de maneira rápida e satisfatória.

Índice de satisfação

Mostre ao seu novo cliente o quanto os clientes antigos estão satisfeitos por utilizarem a sua empresa — testemunhos funcionam muito bem para isso.

Vantagens

Aponte seus benefícios e saia na frente do seu concorrente! Defenda seus pontos fortes mais óbvios, mas tenha também o cuidado de apontar vantagens menos evidentes.

Pesquisa de satisfação

O cliente é quem aponta o crescimento a curto e a longo prazo da empresa. Então, realize pesquisas e tire as devidas conclusões dos resultados obtidos. Está no caminho certo ou mudanças se fazem necessárias?

Após calcular o CAC e seguir as dicas acima, basta direcionar o foco e investir em ações que possam contribuir para a expansão do negócio.

Vamos começar? Calcule agora e nos conte abaixo o resultado dessa métrica na sua empresa!

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