Pagamento Recorrente (Assinaturas)

Clube de assinatura: confira os passos para montar o seu e veja algumas inspirações para seguir

Criado em 23 de out. de 2024

(Atualizado em 31 de out. de 2024)

Os clubes de assinatura são um modelo de negócio que tem ganhado força no mercado atual. Eles são focados no público digital, possuem opções de pagamento online e funcionam com base na cobrança periódica, oferecendo recorrência na entrega de produtos ou serviços. 

Além de proporcionar uma excelente experiência ao consumidor, eles garantem vantagens importantes para as empresas, como a fidelização de clientes e a previsibilidade financeira, o que permite maior controle sobre o fluxo de caixa e garante cobrança periódica de maneira automatizada.

Com esse formato, é possível cultivar um relacionamento mais próximo aos clientes, já que o envio regular de produtos ou serviços cria uma sensação de exclusividade e conveniência para o consumidor. 

Para as marcas, a fidelidade gerada por um compromisso contínuo e a receita previsível são grandes diferenciais. Se você ainda não oferece essa alternativa no seu negócio, este artigo é para você! Entenda melhor como montar o seu próprio clube de assinatura, se inspirando em modelos de sucesso.

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Quais são as características de um clube de assinatura?

Um clube de assinatura possui diversas características que o tornam um formato de negócio atrativo tanto para clientes quanto para empresas. Veja, abaixo, os principais pontos que o definem:

  • comodidade: o cliente recebe os produtos diretamente em casa, sem precisar sair ou fazer uma ação para repetir a compra;
  • exclusividade: muitas vezes, os produtos oferecidos são exclusivos para assinantes, o que valoriza ainda mais o serviço do clube de assinatura;
  • cobrança recorrente: a cobrança é feita de forma automática, em intervalos estabelecidos previamente;
  • previsibilidade financeira: a empresa sabe antecipadamente quanto receberá, facilitando o planejamento financeiro;
  • fidelidade: os clientes se mantêm conectados à marca ao longo do tempo, gerando lealdade e recorrência nas compras;
  • preços atraentes: para quem compra, é possível obter melhores preços com a assinatura, o que acaba sendo mais um ponto positivo que pode fazer perdurar a fidelidade.

Para atingir o sucesso do seu clube de assinatura, a cobrança recorrente é um dos pontos essenciais.

3 clubes de assinatura para ter como inspiração

Uma das vantagens dessa modalidade é poder oferecer assinatura dos mais diversos tipos de produtos ou serviços. 

Empresas de diferentes nichos aproveitam esse formato para oferecer experiências únicas aos seus assinantes, criando fidelidade do público com o serviço e, claro, impactando positivamente no caixa. 

Conheça, a seguir, alguns exemplos inspiradores.

Clube de assinaturas de livros

Os clubes de livros são uma ótima forma de manter os leitores sempre atualizados e engajados. Uma seleção cuidadosa de títulos exclusivos cria uma sensação de descoberta contínua para o assinante.

Um exemplo de clube é o TAG — Experiências Literárias, em que o consumidor recebe o livro acompanhado de uma revista sobre o autor e tema trabalhado.

Clube de assinaturas de cafés

Um cafezinho para começar o dia é tudo de bom! Para os amantes da bebida, a assinatura é uma forma de experimentar novos sabores todos os meses. Você pode oferecer criações com notas exclusivas, fornecendo uma experiência sensorial única.

A Dolce Gusto é uma das empresas que oferece essa assinatura e entrega na casa dos assinantes, cápsulas de cafés e brindes, como xícaras e porta cápsulas.

Clube de assinaturas de cosméticos

Clubes de beleza e cosméticos permitem que os clientes recebam produtos de cuidados pessoais de alta qualidade, muitas vezes, com amostras extras ou edições limitadas de grandes marcas.

A Glambox é uma das pioneiras nesse tipo de assinatura e oferece uma caixa com 5 a 7 produtos, considerando as preferências do assinante.

Por que criar um clube de assinaturas?

Criar um clube de assinatura oferece uma série de benefícios para quem empreende. Entre os principais, podemos destacar:

  • fluxo de caixa previsível: as receitas recorrentes trazem mais estabilidade financeira;
  • fidelização: o relacionamento contínuo com o cliente aumenta o tempo de retenção;
  • maior margem de lucro: produtos em clubes de assinatura costumam ter valor agregado maior;
  • melhor experiência do cliente: o serviço de entrega automatizada garante comodidade e praticidade;
  • pagamentos recorrentes sem comprometer o limite do cartão: uma vantagem para o cliente é que a assinatura não bloqueia o limite total do cartão, permitindo maior flexibilidade de pagamento.

E tem mais: como as cobranças são feitas mensalmente, antes do envio do produto ou da liberação do serviço, o risco de inadimplência é praticamente nulo.

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Como criar um clube de assinaturas em 4 passos?

Criar um clube de assinatura pode ser um desafio. Contudo, seguindo os passos corretos, é possível garantir o sucesso do modelo. Veja!

1. Defina o seu público-alvo

O primeiro passo é identificar quem serão os assinantes. Pense no perfil do seu cliente ideal, considerando hábitos de compra, preferências e necessidades

Isso vai orientar toda a estratégia, desde a escolha dos produtos até o preço das mensalidades do clube de assinaturas.

2. Defina planos de produtos e preços

É crucial pensar em diferentes faixas de preço e tipos de assinatura para atender aos diversos perfis do seu público. Considere oferecer opções de assinatura mensal, trimestral e anual. 

Além disso, sempre avalie os custos logísticos, operacionais e de aquisição de produtos para precificar corretamente.

3. Desenvolva uma logística eficiente

A logística é parte vital do sucesso de um clube de assinatura. Planeje bem como será a entrega dos produtos: frequência, transporte e embalagem são fatores importantes para garantir a satisfação dos clientes. Uma logística bem estruturada também ajuda a reduzir custos, além de melhorar a experiência do consumidor.

4. Escolha uma boa plataforma de gestão de assinatura

Uma plataforma de gestão de assinatura cuida de toda a parte burocrática de cobrança. Com as novas tecnologias, ela consegue gerenciar, centralizar informações, além de ser segura, permitindo que você cuide somente da estratégia.

Utilizar uma plataforma eficiente é fundamental. Opte por uma que integre diversos meios de pagamento, ofereça tecnologia antifraude para reduzir chargebacks e seja fácil de usar. 

A plataforma deve permitir acompanhar todo o processo de cobrança, desde o status dos pagamentos até possíveis inadimplências.

O Efí Bank tem a solução para a cobrança recorrente do seu clube de assinaturas

Precisa de uma ferramenta especializada em gestão de cobrança para assinatura recorrente? O Efí Bank oferece uma solução completa, permitindo que você gerencie o seu clube de assinaturas com facilidade e segurança. 

Entre as funcionalidades estão:

Quem utiliza a tecnologia do Efí Bank pode gerenciar tudo diretamente pelo aplicativo ou por meio da plataforma web. Além disso, ainda se integra ao seu e-commerce via API Cobranças. 

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