Os clubes de assinatura são um modelo de negócio que tem ganhado força no mercado atual. Eles são focados no público digital, possuem opções de pagamento online e funcionam com base na cobrança periódica, oferecendo recorrência na entrega de produtos ou serviços.
Além de proporcionar uma excelente experiência ao consumidor, eles garantem vantagens importantes para as empresas, como a fidelização de clientes e a previsibilidade financeira, o que permite maior controle sobre o fluxo de caixa e garante cobrança periódica de maneira automatizada.
Com esse formato, é possível cultivar um relacionamento mais próximo aos clientes, já que o envio regular de produtos ou serviços cria uma sensação de exclusividade e conveniência para o consumidor.
Para as marcas, a fidelidade gerada por um compromisso contínuo e a receita previsível são grandes diferenciais. Se você ainda não oferece essa alternativa no seu negócio, este artigo é para você! Entenda melhor como montar o seu próprio clube de assinatura, se inspirando em modelos de sucesso.
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Um clube de assinatura possui diversas características que o tornam um formato de negócio atrativo tanto para clientes quanto para empresas. Veja, abaixo, os principais pontos que o definem:
Para atingir o sucesso do seu clube de assinatura, a cobrança recorrente é um dos pontos essenciais.
Uma das vantagens dessa modalidade é poder oferecer assinatura dos mais diversos tipos de produtos ou serviços.
Empresas de diferentes nichos aproveitam esse formato para oferecer experiências únicas aos seus assinantes, criando fidelidade do público com o serviço e, claro, impactando positivamente no caixa.
Conheça, a seguir, alguns exemplos inspiradores.
Os clubes de livros são uma ótima forma de manter os leitores sempre atualizados e engajados. Uma seleção cuidadosa de títulos exclusivos cria uma sensação de descoberta contínua para o assinante.
Um exemplo de clube é o TAG — Experiências Literárias, em que o consumidor recebe o livro acompanhado de uma revista sobre o autor e tema trabalhado.
Um cafezinho para começar o dia é tudo de bom! Para os amantes da bebida, a assinatura é uma forma de experimentar novos sabores todos os meses. Você pode oferecer criações com notas exclusivas, fornecendo uma experiência sensorial única.
A Dolce Gusto é uma das empresas que oferece essa assinatura e entrega na casa dos assinantes, cápsulas de cafés e brindes, como xícaras e porta cápsulas.
Clubes de beleza e cosméticos permitem que os clientes recebam produtos de cuidados pessoais de alta qualidade, muitas vezes, com amostras extras ou edições limitadas de grandes marcas.
A Glambox é uma das pioneiras nesse tipo de assinatura e oferece uma caixa com 5 a 7 produtos, considerando as preferências do assinante.
Criar um clube de assinatura oferece uma série de benefícios para quem empreende. Entre os principais, podemos destacar:
E tem mais: como as cobranças são feitas mensalmente, antes do envio do produto ou da liberação do serviço, o risco de inadimplência é praticamente nulo.
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Criar um clube de assinatura pode ser um desafio. Contudo, seguindo os passos corretos, é possível garantir o sucesso do modelo. Veja!
O primeiro passo é identificar quem serão os assinantes. Pense no perfil do seu cliente ideal, considerando hábitos de compra, preferências e necessidades.
Isso vai orientar toda a estratégia, desde a escolha dos produtos até o preço das mensalidades do clube de assinaturas.
É crucial pensar em diferentes faixas de preço e tipos de assinatura para atender aos diversos perfis do seu público. Considere oferecer opções de assinatura mensal, trimestral e anual.
Além disso, sempre avalie os custos logísticos, operacionais e de aquisição de produtos para precificar corretamente.
A logística é parte vital do sucesso de um clube de assinatura. Planeje bem como será a entrega dos produtos: frequência, transporte e embalagem são fatores importantes para garantir a satisfação dos clientes. Uma logística bem estruturada também ajuda a reduzir custos, além de melhorar a experiência do consumidor.
Uma plataforma de gestão de assinatura cuida de toda a parte burocrática de cobrança. Com as novas tecnologias, ela consegue gerenciar, centralizar informações, além de ser segura, permitindo que você cuide somente da estratégia.
Utilizar uma plataforma eficiente é fundamental. Opte por uma que integre diversos meios de pagamento, ofereça tecnologia antifraude para reduzir chargebacks e seja fácil de usar.
A plataforma deve permitir acompanhar todo o processo de cobrança, desde o status dos pagamentos até possíveis inadimplências.
Precisa de uma ferramenta especializada em gestão de cobrança para assinatura recorrente? O Efí Bank oferece uma solução completa, permitindo que você gerencie o seu clube de assinaturas com facilidade e segurança.
Entre as funcionalidades estão:
Quem utiliza a tecnologia do Efí Bank pode gerenciar tudo diretamente pelo aplicativo ou por meio da plataforma web. Além disso, ainda se integra ao seu e-commerce via API Cobranças.
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