Se o seu negócio trabalha com o modelo de assinaturas, planos ou mensalidades, você vai gostar da novidade que o Banco Central planeja lançar em junho de 2025*.
O Pix Automático está sendo desenvolvido especialmente para empresas como a sua, que lidam com pagamentos recorrentes. Ele promete ser uma versão mais acessível, econômica e moderna do débito automático.
Quer entender como vai funcionar o Pix Automático e saber se o seu negócio poderá usá-lo para receber pagamentos? Continue a leitura! 😉
*O lançamento, antes previsto para outubro de 2024, foi adiado para junho de 2025 pelo Banco Central – saiba mais aqui.
Se você já conhece o débito automático, entender o Pix Automático é fácil. Ele vai funcionar de forma muito parecida, simplificando o pagamento automático de contas recorrentes — só que pelo Pix.
O Pix Automático será mais acessível a pequenas empresas que, muitas vezes, enfrentam dificuldades em estabelecer convênios com diversas instituições financeiras para oferecer o débito automático aos clientes.
Para receber por Pix Automático, os interessados só vão precisar ter conta em uma instituição que opere com esse meio de pagamento. Simples assim! 🤩
A ideia é que o Pix Automático funcione de maneira bem simples!
Ao programar o pagamento do seu Netflix ou Spotify via Pix Automático, por exemplo, a mensalidade será automaticamente debitada via Pix na data combinada.
Você, enquanto usuário pagador, também poderá estabelecer um limite de valor para a parcela a ser debitada e encerrar o contrato quando quiser, sem multas ou taxas.
Agora, se você quiser oferecer esse meio de pagamento na sua empresa, poderá gerar o Pix Automático pelo app do seu banco (caso ele ofereça) ou usar uma API Pix para automatizar essa emissão.
Sua empresa poderá disponibilizar quatro diferentes jornadas de contratação do Pix Automático ao cliente.
“Como a solução vai atingir múltiplos tipos de empresas, as necessidades também são múltiplas. Para que a gente ofereça um bom produto para todas essas empresas, precisamos de muita flexibilidade, principalmente na jornada de contratação. Se a gente faz um produto enrijecido, eventualmente vamos eliminar do jogo empresas que precisam de algo diferente que aquele produto não entrega. Então, a gente está criando múltiplas jornadas”, comenta Carlos Brandt, gerente de Gestão e Operação do Pix no Banco Central, em entrevista dada à Catarino Brasileiro.
Quero ficar por dentro dessa novidade
Veja, em detalhes, como vai funcionar o Pix Automático em cada jornada!
Essa jornada foi pensada para negociações iniciadas fora do ambiente do Pix – pelo WhatsApp, por exemplo.
Essa jornada foi pensada para empresas que não precisam receber o pagamento imediatamente, mas que desejam cobrar de forma automática e periódica a partir do mês seguinte.
Essa jornada foi pensada para quando o cliente deseja começar a usar o serviço imediatamente e a empresa precisa receber o primeiro pagamento à vista.
Essa jornada foi pensada para quando uma empresa já envia faturas mensais com QR Code para seus clientes e quer oferecer a proposta de ativação do Pix Automático, simplificando os pagamentos futuros.
Interessante, não é? O Banco Central espera que o Pix Automático seja bastante utilizado pelas empresas e pelos consumidores, pois vai reduzir os custos de cobrança, facilitar o controle financeiro e diminuir a inadimplência.
Leia também:
Pix Agendado, Pix Programado e Pix Automático – para que serve cada um?
Pix Recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?
Agora que você já entendeu como vai funcionar o Pix Automático, vamos descobrir com quais tipos de negócio ele combina?
Na verdade, o Pix Automático é adaptável a uma variedade de empreendimentos que operam com modelos de assinaturas, planos ou mensalidades.
Veja alguns exemplos!
Empresas que oferecem serviços de assinatura, como clube de livros ou de vinhos, podem usar o Pix Automático para debitar automaticamente as mensalidades dos membros.
Empresas de streaming, como Netflix e Spotify, podem oferecer a opção de pagamento automático via Pix para assinantes, garantindo a renovação automática dos serviços todos os meses.
Instituições de ensino e cursos também podem usar o Pix Automático para simplificar o pagamento de mensalidades e taxas escolares, proporcionando conveniência aos alunos e responsáveis.
O Pix Automático também pode ser usado para automatizar o pagamento recorrente das taxas condominiais, proporcionando mais praticidade aos moradores.
Provedores de internet também podem usar o Pix Automático para facilitar o recebimento dos valores e evitar a inadimplência ou o cancelamento dos serviços.
Os consumidores podem usar o Pix Automático para pagar as contas de consumo, como luz, água e gás, sem precisar se preocupar com boletos, vencimentos ou multas.
As entidades beneficentes ou sociais também podem usar o Pix Automático para receber doações de forma recorrente. Os doadores podem programar as transferências com a frequência e o valor que desejarem, sem precisar acessar o aplicativo a cada vez.
Bom, para pessoa física pagadora, como de costume, o Pix Automático não será cobrado.
Já para empresas, é possível que seja cobrada uma tarifa ao receber o pagamento, podendo ser um valor fixo por transação ou um percentual do total recebido. Isso deve variar de banco para banco!
Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler outros artigos sobre o tema!
📌 Pix Automático: desvende o novo meio de pagamento
📌 9 vantagens de aceitar pagamentos via Pix Automático no seu negócio
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.