Reduzir a inadimplência, prever melhor o fluxo de caixa e otimizar os custos operacionais são apenas alguns dos benefícios de aceitar o Pix Automático no seu negócio.
Não sabe do que estamos falando? Descubra todas as vantagens desse novo meio de pagamento que já está dando o que falar! 🤩
Antes de explorarmos as vantagens de aceitar o Pix Automático em seu negócio, vamos entender do que se trata essa novidade?
Previsto para ser lançado em junho de 2025* pelo Banco Central, o Pix Automático vai permitir que os pagamentos recorrentes — aqueles que a gente já faz por cartão de crédito e boleto — sejam feitos pelo Pix.
*O lançamento, antes previsto para outubro de 2024, foi adiado para junho de 2025 pelo Banco Central – saiba mais aqui.
Para aproveitar esse serviço, o usuário só vai precisar autorizar a recorrência. Uma vez autorizada, os valores serão debitados automaticamente conforme a frequência e a data programadas.
Essa autorização poderá ser feita por meio de tecnologias já utilizadas no Pix, como a leitura de QR Code ou o código Copia e Cola, e a recorrência poderá ser cancelada ou alterada pelo cliente a qualquer momento, sem custos.
O Pix Automático será especialmente útil para quitar contas regulares, como o plano do celular, a mensalidade da faculdade, o aluguel de casa e uma variedade de outros serviços recorrentes.
Se você conhece o débito automático, aposto que percebeu algumas semelhanças no Pix Automático, né? |
Pois é! A diferença é que o Pix Automático não vai precisar de convênios bilaterais. Isso quer dizer que uma empresa pode ter conta em uma única instituição participante do Pix e, ainda assim, receber pagamentos de clientes de diferentes bancos. |
Leia também:
🔸 Pix Automático e débito automático: qual a diferença?
🔸 Como vai funcionar o Pix Automático + 7 exemplos de negócios que poderão usá-lo
🔸 Pix Agendado, Pix Programado e Pix Automático – para que serve cada um?
🔸 Pix Recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?
Agora, vamos ao que interessa! Veja, abaixo, 9 vantagens de aceitar o Pix Automático como forma de pagamento no seu negócio. 😉
O processo complexo de adesão ao débito automático muitas vezes impede empresas de pequeno e médio porte de ofertarem esse meio de pagamento aos seus clientes.
O Pix Automático, por sua vez, surge como uma opção mais acessível, possibilitando que empresas de todos os segmentos e tamanhos contratem esse serviço com muita facilidade.
Os interessados em trabalhar com esse meio de pagamento só precisarão ter uma conta em uma instituição que ofereça o Pix Automático para empresas, como a Efí Bank.
Outra vantagem de aceitar o Pix Automático em sua empresa está relacionada ao custo.
Para pessoas físicas, o serviço será gratuito, e para pessoas jurídicas, as tarifas prometem ser bem mais baixas em comparação com outras opções.
O débito automático, por exemplo, tende a ser mais caro e geralmente está disponível apenas para grandes empresas, principalmente aquelas que oferecem serviços públicos.
Como o próprio nome já sugere, o Pix Automático vai automatizar os pagamentos recorrentes.
Isso significa que, uma vez programado, o débito será realizado na frequência e data escolhidas, sem o risco de que seu cliente se esqueça ou atrase o pagamento.
Bom para os dois lados, concorda?
Para se ter uma ideia, só em 2023, foram feitas mais de 42 bilhões de transações via Pix — um aumento de 75% no período de um ano. O crescimento dos valores transacionados é ainda mais expressivo: 340% de diferença em relação a 2022.
Isso só evidencia como o Pix já faz parte da rotina dos brasileiros.
Nesse sentido, o Pix Automático tem boas chances de se tornar popular também. Comparado ao pagamento recorrente com cartão de crédito, que nem todos podem usar, ou por boleto, que requer um esforço manual, o Pix surge como uma opção mais simples e prática para os usuários.
A ativação instantânea do pagamento recorrente é mais uma vantagem de aceitar o Pix Automático em seu negócio.
Enquanto o débito automático pode demorar até 45 dias para ser ativado, o Pix Automático começa a funcionar imediatamente.
Isso pode contribuir para uma liberação muito mais rápida do serviço ou entrega do produto.
O Pix Automático vai permitir que o cliente defina o limite máximo da parcela, por exemplo.
Isso vai ajudá-lo a manter as contas dentro do orçamento e, consequentemente, a cumprir com seus compromissos financeiros com mais facilidade.
Pensando nos diferentes tipos de negócios que vão aceitar o Pix Automático em suas operações, o Banco Central criou quatro diferentes jornadas de pagamento.
Uma pensada para negociações iniciadas fora do ambiente do Pix – pelo WhatsApp, por exemplo.
Outra pensada para empresas que não precisam receber o pagamento imediatamente, mas que desejam cobrar de forma automática e periódica a partir do mês seguinte.
Outra pensada para quando o cliente deseja começar a usar o serviço imediatamente e a empresa precisa receber o primeiro pagamento à vista.
E, por fim, uma pensada para quando uma empresa já envia faturas mensais com QR Code para seus clientes e quer oferecer a proposta de ativação do Pix Automático.
Que o Pix é instantâneo todo mundo já sabe, não é? E no Pix Automático não será diferente.
Na data programada, o valor será debitado da conta do cliente e enviado para sua empresa no mesmo instante, independente de ser fim de semana ou feriado.
Aproveitando toda a tecnologia e segurança do Pix, já certificadas pelo Banco Central, o Pix Automático contará com criptografia de ponta a ponta, garantindo transações altamente protegidas.
Além disso, a autenticação em duas etapas e os rigorosos protocolos de segurança do Pix serão aplicados para garantir a integridade das operações.
Gostou das vantagens de aceitar o Pix Automático e quer ficar por dentro de todas as novidades? Saiba mais aqui. |
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.