Pix Agendado, Pix Agendado Recorrente e Pix Automático – é tudo a mesma coisa? À primeira vista, esses termos podem confundir e até parecer sinônimos. Mas, neste texto, você vai entender as diferenças entre eles e quando usar cada tipo de Pix. Vamos lá?
Desde que o Pix foi lançado, o Banco Central tem dedicado esforços para desenvolver uma agenda evolutiva, introduzindo um conjunto de funcionalidades, como o Pix Saque e Pix Troco, o Pix via Open Finance e muitos outros.
Essa iniciativa tem permitido a adaptação do Pix às diferentes demandas do mercado. Conforme o sistema se ajusta ao que as pessoas precisam, mais eficiente e útil o Pix se torna.
Atualmente, um número expressivo de pessoas (146 milhões!) e empresas (14 milhões!) usam o Pix para fazer suas compras e receber pagamentos.
O Pix também tem se mostrado útil na programação de pagamentos futuros, e é esse ponto que exploraremos neste texto. Entenda como o Pix Agendado, o Pix Agendado Recorrente e o Pix Automático funcionam! 😉
Abra já sua conta grátis! — leva só alguns minutos
— Conta digital PF e PJ com Pix e cartão de crédito sem anuidade (sujeito à análise de crédito)
O Pix Agendado permite que você programe uma transferência para uma data futura. Por exemplo, você pode agendar um pagamento para daqui a alguns dias ou semanas.
Essa modalidade é útil quando você sabe que terá um compromisso financeiro em uma data específica e quer se organizar antecipadamente.
É importante lembrar que o Pix Agendado é uma transferência única, ou seja, você programa o pagamento para uma data específica, mas ele não será repetido automaticamente.
O Pix Agendado Recorrente é semelhante ao Pix Agendado, mas com a diferença de que ele pode ser recorrente.
Essa modalidade é programada pelo próprio pagador e é ideal para quem tem despesas regulares.
Você pode programar, por exemplo, transferências periódicas, como a mesada do seu filho ou o pagamento da sua manicure, para serem realizados automaticamente em datas predefinidas.
Essa funcionalidade já está disponível em alguns bancos e se tornará obrigatória em todas as instituições participantes do Pix a partir de outubro de 2024.
Por outro lado, o Pix Automático é uma cobrança recorrente gerada pela empresa com a qual você está negociando, funcionando como um tipo de débito automático.
Ao contrário do Pix Agendado Recorrente, onde você inicia a transação, no Pix Automático, a empresa em questão gera a cobrança.
O Pix Automático pode ser usado para automatizar pagamentos recorrentes, como energia, telefone, escola, academia, condomínio e assinaturas.
Lembrando que o Pix Automático está previsto para ser lançado pelo Banco Central em junho de 2025.
🤝 Quer saber de todas as novidades em primeira mão? Clique aqui.
Veja também: Pix recorrente: como essa nova modalidade vai te ajudar a reter mais clientes?
E aí, ficou mais fácil de entender? Continue acompanhando a Efí Bank para não perder nenhum detalhe e aproveitar ao máximo as novas funcionalidades. 🧡
Escrito por
Carolina CoelhoSou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.