Pelo nome, já dá para perceber que o Pix Automático e o débito automático têm alguma coisa em comum, não é? Mas o que faz o Pix Automático se destacar e por que muita gente considera ele uma evolução do débito automático? Saiba tudo neste texto. 😉
Com lançamento previsto para junho de 2025*, o Pix Automático vai funcionar como um débito automático via Pix.
*O lançamento, antes previsto para outubro de 2024, foi adiado para junho de 2025 pelo Banco Central – saiba mais aqui.
Com ele, será possível programar o pagamento de mensalidades, planos e assinaturas — conhecidos também como pagamentos recorrentes.
Com a autorização do cliente, os débitos serão realizados de forma automática, na frequência programada e sem a necessidade de autenticação a cada operação.
Essa autorização poderá ser feita por meio de tecnologias já utilizadas hoje no Pix, como a leitura de QR Code ou código Pix Copia e Cola, e a recorrência poderá ser cancelada ou alterada pelo cliente a qualquer momento, sem custos.
🤔 Ok, mas onde você vai ver o Pix Automático em ação? Ele será muito usado para o pagamento automático de contas recorrentes, como luz, água, internet, academia, faculdade, streamings e por aí vai.
Você pode entender mais sobre o Pix Automático lendo os nossos outros conteúdos: |
Pix Automático: desvende o novo meio de pagamento Pix Agendado, Pix Programado e Pix Automático (ou Recorrente) – para que serve cada um? 9 vantagens de aceitar pagamentos via Pix Automático no seu negócio Como vai funcionar o Pix Automático + 7 exemplos de negócios que poderão usá-lo |
Talvez a característica mais atrativa do Pix Automático para empresas seja a simplicidade na contratação.
Isso porque, ao contrário do débito automático, que requer acordos bilaterais com várias instituições, o Pix Automático apenas exige que a pessoa jurídica interessada tenha uma conta em uma instituição que ofereça esse método de pagamento.
Além da complexidade operacional, o débito automático implica em custos elevados e está limitado a grandes empresas, geralmente aquelas que prestam serviços públicos.
Isso deixa as pequenas empresas limitadas ao pagamento recorrente via cartão de crédito (que não é acessível para uma grande parte da população) e via boleto (que demanda um esforço manual por parte do pagador).
Dessa forma, o Pix Automático surge com uma opção mais acessível, democrática e econômica para os dois lados da moeda — pagador e recebedor.
Diferente do débito automático, o Pix Automático será totalmente gratuito para pessoas físicas. A previsão é que as tarifas para pessoas jurídicas também sejam mais atrativas.
Outro ponto muito importante é que o débito automático pode demorar até 45 dias para ser ativado, enquanto o Pix Automático terá ativação instantânea.
Além disso, o Pix Automático vai oferecer funções adicionais, como a definição do limite máximo da parcela. Isso ajuda os clientes a manter as contas dentro do orçamento, evitando possíveis problemas de pagamento e a temida inadimplência.
E, claro, como um bom Pix deve ser, a transação será instantânea. Ou seja, o pagamento vai cair no seu caixa no mesmo instante em que for realizado.
Quero saber mais sobre o Pix Automático
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando a Efí Bank para não perder nenhum detalhe e aproveitar ao máximo as novidades. 🧡
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.