O Pix Automático foi anunciado pelo Banco Central para abril de 2024. E o que a gente quer saber é: seria esse mais um passo rumo ao futuro das transações financeiras?
O modo como os brasileiros pagam mudou. Após a grande aceitação do Pix ━ 142 milhões de usuário já fizeram ou receberam um Pix até julho de 2023 ━, vem aí o Pix Automático: o mais novo meio de pagamento facilitador da vida dos consumidores e também das empresas.
Além de seguir na mesma linha de inclusão financeira do Pix tradicional, o Pix Automático também traz benefícios para os negócios, como: melhora no fluxo de caixa, automatização dos pagamentos e maior controle na gestão financeira.
Mas, afinal, o que é o Pix Automático? Entenda, agora, tudo o que você precisa saber sobre esse novo recurso do Banco Central e veja a opinião de especialistas da Efí Bank!
Como você já sabe, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e lançado em 2020. O meio de pagamento traz tantos benefícios para quem paga e quem recebe que, só em julho de 2023, foram feitas mais de R$ 3,5 bilhões de transações.
Agora, unifique os benefícios do Pix tradicional a um processo automatizado para receber pagamentos de forma recorrente e você terá o Pix Automático.
O Pix Automático será o novo sistema de meios de pagamento para cobranças periódicas. Semelhante às assinaturas de streamings, como Netflix e Spotify, agora, será possível cobrar por qualquer serviço de modo recorrente usando o Pix.
A nova modalidade também pode ser comparada ao débito em conta corrente, que permite o pagamento de contas, como água, internet e energia, de forma automática nas datas de vencimento.
Nesse sentido, o Pix Automático exigirá apenas a aprovação prévia do usuário pagador para que a cobrança seja descontada periodicamente.
Outro recurso interessante desse novo meio de pagamento recorrente será o “Click to Pay”: ele permitirá que o consumidor realize uma compra com apenas um clique, tornando a jornada de compra ainda mais otimizada.
Além disso, o pagador poderá gerir os pagamentos, estabelecer limites máximos do valor da parcela a ser liquidada e cancelar a autorização a qualquer momento. Tudo isso com a praticidade do Pix que a gente já conhece!
Em resumo, o Pix Automático é uma tecnologia que vai permitir pagamentos recorrentes de forma automatizada. Seu funcionamento será como no débito automático e na assinatura, só que usando o Pix.
Segundo o Banco Central, o Pix Automático deve ser lançado para pleno funcionamento em abril de 2024. Atualmente, o produto encontra-se em fase de desenvolvimento e o anúncio sobre seu lançamento foi feito na 19ª plenária do Fórum Pix.
Acompanhando o cronograma divulgado pelo Bacen, as ações ocorrerão da seguinte forma:
O Banco Central informou que a nova modalidade de pagamento será gratuita para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI).
Já as empresas que estão acima disso e que decidirem receber pagamentos por Pix Automático poderão ter que arcar com custos. E esses valores ainda não foram divulgados.
Nesse caso, é preciso saber escolher a instituição financeira com a qual você vai trabalhar, já que isso pode influenciar muito nos gastos que o seu negócio terá ao aceitar pagamentos por essa nova modalidade.
Aqui na Efí Bank, além de as tarifas para receber por Pix serem competitivas e negociáveis, você só paga quando e se o seu cliente pagar você. Fica a dica!
O débito automático é um meio de pagamento que possibilita pagar despesas com débito em conta corrente automaticamente.
No entanto, por ser uma modalidade um pouco burocrática e ter um custo alto, apenas grandes empresas o disponibilizam. Essa opção é mais utilizada para contas de serviços públicos, mensalidades, empréstimos e outros gastos recorrentes.
Em contrapartida, o Pix Automático chegará ao Brasil com toda a inovação e facilidade do já conhecido Pix, aumentando não só a aderência pelas empresas como pela população justamente por estar ligado à promessa de jornada de compra ainda mais fácil.
De um lado, temos o débito automático que envia informações de pagamento aos bancos; do outro, temos o Pix Automático, que dispensará a necessidade de processos longos para compensação bancária. Tudo ocorrerá instantaneamente.
O Pix Automático poderá ser disponibilizado por toda instituição participante do Pix. Ou seja, grandes bancos, bancos digitais, cooperativas, fintechs, iniciadores, etc.
Além disso, empresas de todo tipo e porte poderão oferecer em seus mais diferentes segmentos de negócios, sejam eles físicos ou digitais. Todo empreendimento que necessite de cobranças recorrentes, como escolas, academias, provedores e streamings, poderá utilizar o Pix Automático.
E, claro, as pessoas físicas também serão impactadas pelo novo meio de pagamento e poderão usar esse meio de pagamento para pagar mensalidades, assinaturas e qualquer tipo de despesa periódica, bastando ter uma conta corrente, conta-popança ou conta de pagamento em instituições participantes do Pix.
Chegou até aqui, mas ainda não entendeu os benefícios do Pix Automático para o seu negócio? Veja só como esse novo meio de pagamento pode ser estratégico e relevante para a sua empresa e também para os seus clientes!
Para a empresa, poder automatizar o pagamento de contas recorrentes, como água, energia, telefone e internet, permitirá muito mais controle na gestão financeira, menos riscos com a data de vencimento das despesas e mais tempo para focar nas vendas.
Além disso, o Pix Automático facilitará a conciliação bancária com o sistema de gestão e poderá ser usado para descomplicar todo o processo de pagamento a fornecedores, salários de funcionários, aluguéis, entre outros compromissos mensais.
Atualmente, em uma assinatura tradicional via cartão, por exemplo, o seu negócio precisa esperar o tempo de processamento do pagamento.
Já com o Pix Automático, você receberá 24h por dia e 7 dias por semana, o que é uma grande vantagem. Com o pagamento recebido na hora, seu negócio passa a ter maior previsibilidade financeira, capital na mão para reinvestir e um fluxo de caixa em dia.
Para o seu cliente, a vantagem estará tanto na praticidade quanto na agilidade, assim como no Pix tradicional.
Os pagamentos por Pix Automático poderão ser feitos de forma automática, sem a necessidade de emissão de boletos e carnês, tornando mais fácil pagar. Vale lembrar também das compras que poderão ser feitas com apenas um clique.
Ou seja, o seu cliente apenas precisará autorizar o seu negócio em uma cobrança recorrente e pronto: terá mais economia de tempo para fazer pagamentos e menor dor de cabeça com contas pendentes.
Ao ampliar sua gama de meios de pagamento, seu negócio estará flexibilizando a vida dos clientes que, agora, terão mais uma forma de pagar por um serviço que você oferece.
Para muito além do cartão de crédito, o Pix Automático também estará atrelado ao fato de proporcionar maior acessibilidade financeira, incluindo pessoas que possam não ter acesso a um cartão de crédito ou que simplesmente não possam usar o limite do cartão no momento.
Ou seja, você não perderá o cliente e o cliente não deixará de comprar por falta de um meio de pagamento que atenda à sua realidade.
O Pix Automático ajudará a evitar que seu cliente esqueça da despesa que, apesar de recorrente, pode se perder no dia a dia corrido. Com isso, seu negócio reduzirá a inadimplência e também evitará o aumento de chargeback, já que o pagamento cairá na hora.
Outro ponto interessante é que a sua empresa também reduzirá custos operacionais, como taxas bancárias, tarifas de emissão e envio de boletos.
Isso se você não usa a Efí Bank, porque aqui a emissão, baixa, cancelamento e envio de boletos são grátis. No entanto, muitas outras instituições cobram por esses serviços e o Pix Automático evitará esse tipo de gasto também.
Ao flexibilizar seus meios de pagamento, o cliente passará a ter mais opções para pagar por seus serviços, logo, seu negócio se tornará mais competitivo frente à concorrência.
Além disso, claro, aumentará a sua chance de fidelização do cliente, já que o Pix Automático tornará o pagamento muito mais simples, rápido e cômodo.
Quer se aprofundar um pouco mais no assunto e desvendar tudo sobre o Pix Automático? Temos uma boa notícia para você!
Lançamos recentemente o Podcast Efícientes, um espaço de troca e aprendizado entre especialistas da Efí Bank e do mercado. Temas como tecnologia, inovação, financeiro & tendências nos acompanharão a cada episódio.
No primeiro, o Pix Automático foi trazido ao centro da nossa conversa, que contou com a presença dos especialistas Francisco Carvalho (Group Product Manager) e Gustavo Silva (Tech Lead), ambos da Efí Bank.
Assista ao primeiro episódio aqui:
Eles contaram, por exemplo, como vai funcionar o sistema de autorização do Pix Automático:
O pagador precisa se sentir seguro na autorização. Estão sendo pensadas 3 jornadas de autorização: no próprio ato de pagamento, o pagador vai visualizar todos os detalhes da cobrança e pode, nesse momento, pagar só aquela despesa ou autorizar o Pix Automático para o futuro também. E antes da data de vencimento futura, ele consegue visualizar o valor que será debitado, podendo, inclusive, cancelar o pagamento. – Francisco Carvalho
Também é possível fazer o cadastro de uma conta corrente sem estar no momento de compra. Além disso, você pode solicitar ao vendedor que cadastre a cobrança para você, quando estiver, por exemplo, comprando fisicamente. Nesse caso, você recebe um push para autorizar o pagamento. – Gustavo Silva
Curtiu? Você pode conferir nosso podcast no canal da Efí e nas principais plataformas de áudio.
Por fim, você já está super por dentro dessa nova modalidade de pagamento e já sabe que o Pix Automático será a evolução do débito em conta.
Enquanto aguarda esse novo recurso ser lançado, conheça o ecossistema de meios de pagamento Efí Pay e amplie suas modalidades de pagamento de uma vez!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.