Muitas pessoas iniciam negócios e lojas virtuais quando percebem que existe uma demanda de mercado ainda inexplorada. Geralmente, os nichos contam com uma comunidade pouco numerosa de indivíduos que compartilham de gostos semelhantes e assuntos em comum. Se engana quem pensa que isso representa um potencial pequeno para o comércio virtual. O fato é que a web conecta todos aqueles com interesses parecidos, potencializando o público para determinados negócios. Com conhecimento sobre o seu nicho de atuação, você pode conquistar e fidelizar clientes.
Se você, empreendedor, não tem exatamente o mesmo background do seu público consumidor, precisa seguir algumas orientações. Busque entender a forma como seus clientes pensam e consomem, para conseguir oferecer a eles o que realmente precisam e desejam.
Há, para cada tipo de público, uma estratégia de marketing que funciona melhor, de acordo com seu perfil de atuação. Se seus consumidores se interessam por algum tipo de informação específica, trate de oferecer a eles esse conteúdo. Essa tática pode funcionar muito bem, atraindo a atenção de novos usuários e dando a você a oportunidade de convertê-los. Da mesma forma, compartilhar seu know-how (expressão que significa saber-como) para um determinado público pode ter o mesmo efeito. As redes sociais também são ferramentas essenciais para a sua estratégia de marketing, assim como o e-mail marketing, o remarketing e os mecanismos de buscas. Encontre e implemente a estratégia mais adequada ao seu público e à sua empresa.
Procure entender como funciona o relacionamento com seu público. Sabendo as características do consumidor do seu produto e como ele se comporta, você terá informações suficientes para entender qual a tática mais assertiva. Não confie, porém, apenas nesses conhecimentos: realize muitos testes e comparações para, assim, conseguir ir pelo melhor caminho.
Ter sucesso na fidelização também requer um pós-venda de qualidade. Muito melhor do que tentar reter um cliente — ou mesmo chegar a perdê-lo — é conseguir encantar e fortalecer seu relacionamento com ele. Seja proativo, consulte os consumidores sobre a satisfação com o atendimento e com o produto. E nunca se esqueça de sempre oferecer ajuda, caso seja necessário. Ofereça benefícios para quem compra regularmente, mostrando sua importância para a empresa.
Faça com que a logística funcione bem e cumpra os prazos. Considere serviços para oferecer devoluções e garantias mais abrangentes. Você pode gastar menos tempo se agir proativamente e se organizar. Com isso, você trabalha para oferecer algo ao cliente, ao invés de tentar reagir diante de situações desfavoráveis. Lembre-se de que raramente esses acontecimentos são revertidos em conclusões positivas.
Então, pronto para conquistar e fidelizar clientes e começar uma estratégia de fidelização? Aproveite e siga a Efí nas redes! Estamos no Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram!
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