A Black Friday é uma dos maiores eventos de vendas do ano, gerando um grande volume de transações tanto no e-commerce quanto em lojas físicas.
Para as lojas, é uma oportunidade de limpar estoques, atrair clientes e aumentar as vendas. Para os consumidores, é uma chance de adquirir produtos com grandes descontos.
Durante a Black Friday, uma ampla variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, móveis e muito mais, são anunciados com descontos que chegam a 50%, 70%, ou até 90% do preço original.
Mas, como fazer o mesmo no seu negócio?
Podemos te ajudar! Além de separar dicas valiosas para o seu e-commerce, convidamos dois especialistas que sabem como inovar na Black Friday para nos apoiar nessa missão.
A Black Friday 2024 já está com data marcada: 29 de novembro!
Para aproveitar o mês mais importante do comércio e fechar novembro com bons resultados, é importante ter um planejamento bem definido. Então, continue a leitura e descubra quando e como se preparar para a Black Friday 2024.
A Black Friday tradicionalmente ocorre em um único dia, na última sexta-feira de novembro. No entanto, nos últimos anos, muitas lojas estenderam suas promoções. Hoje, é comum que a Black Friday dure:
Alguns negócios esperam muito tempo para fazer suas campanhas na data mais importante de vendas para o e-commerce, deixando as ofertas somente para o dia do evento.
Mas, com uma campanha Black Friday antecipada, você pode reforçar sua marca na mente dos seus clientes e possíveis clientes enquanto eles estão monitorando os preços — o que pode acontecer ainda no mês de outubro.
Algumas dicas para a sua pré-Black Friday ser um sucesso:
Venda mais na Black Friday com as soluções de pagamento do Efí Bank 🔥
— Receba por boleto, cartão e Pix com tarifa especial
A Globo.com disponibilizou o Panorama do Consumo da Black Friday 2004, um estudo, com 3.000 respondentes, para entender como o brasileiro está se preparando para uma das datas que mais movimenta o varejo.
Confira os principais insights:
VEJA TAMBÉM: Black Friday 2024: quais meios de pagamento dominarão as vendas no e-commerce?
Nós convidamos 2 especialistas que sabem como inovar na Black Friday para nos apoiar na missão de se destacar e vender mais.
Vem ler as nossas dicas e ouça (sim, estamos falando do Podcast Efícientes!) essas duas feras: Marcos Caringi, gerente de Growth da Globo, e Luana Delorme, gerente de Marketing de Produto no Efí Bank, ambos com experiências em uma das maiores redes de varejo do Brasil.
Se você ainda não começou a ajeitar seu e-commerce para as ofertas de novembro, coloque isso como prioridade! Sua loja online precisa se preparar para garantir o cenário perfeito para o cliente.
Existem 3 pilares principais para se preparar para a Black Friday: precificação, estoque e entrega.
“Por exemplo, você não pode botar um preço muito abaixo porque pode quebrar sua margem. Muito acima, tem a concorrência ali. E o preço de banana pode te desvalorizar.”
Luana Delorme
Além disso, dê atenção a questões técnicas, como uma boa usabilidade do seu site. Você conseguirá fechar mais vendas se oferecer uma plataforma que suporte alta demanda e não fique lenta ou saia do ar durante os picos de acesso.
“Já fez esse teste de quanto tempo demora para o seu site carregar? A cada segundo você pode perder clientes. Então, garante o básico para depois sair inovando.”
Marcos Caringi
✨ Uma forma de entender a velocidade do seu site é usar o Google PageSpeed Insights. Basta entrar na página, digitar seu domínio e clicar em “analisar”. Em segundos, você verá o resultado da análise.
Além de um site bem estruturado, você precisa contar com uma boa plataforma para emitir e gerenciar cobranças.
A sua loja vai atrair clientes de todos os tipos e você precisa ter uma estrutura que agrade a todos. Há os que preferem a agilidade do Pix, outros estão acostumados a pagar por boleto e ainda têm aqueles que querem ou precisam parcelar a compra no cartão de crédito.
“Tem que ter diversos meios de pagamento, porque o brasileiro gosta de poder escolher e para você, enquanto negocio, pode ser um diferencial seu.”
Luana Delorme
Para isso, você precisa escolha uma plataforma completa, segura e conveniente que garanta que as suas vendas não parem!
Com o Efí Bank, por exemplo, você pode integrar os principais meios de pagamento direto ao seu e-commerce ou por meio do seu ERP.
Nossas APIs possuem 99,9% de disponibilidade e suportam milhões de requisições diárias, então pode deixar que gente cuida das emissões para você, enquanto você foca no que realmente importa — o seu negócio!
✨ Conte com funcionalidades pensadas para aumentar as conversões do seu negócio:
Venda mais na Black Friday com as soluções de pagamento do Efí Bank 🔥
— Receba por boleto, cartão e Pix com tarifa especial
Tão importante quanto oferecer os meios de pagamento que os seus clientes desejam usar, é garantir que os pedidos sejam aprovados e seus dados pessoais e de pagamento sejam protegidos.
Invista em uma solução de pagamento com criptografia avançada, certificado PCI DSS e tecnologia antifraude para monitorar as transações, aprovar vendas legítimas e reduzir as tentativas de golpe e as chances de chargeback.
Os clientes, provavelmente, já estão pesquisando preços e sites para as compras de novembro. Por isso, comece a divulgar antes e deixe sua audiência consciente sobre a sua Black Friday.
E a palavra-chave agora é: personalização! Sem uma comunicação personalizada, o seu e-commerce fica para trás.
Uma comunicação personalizada é essencial para encantar o cliente e oferecer experiências incríveis. Para isso, estude bem o seu público.
“Formatos, fotos, toda a construção está chegando num nível que é de mim para você. Ter essa base bem fundamentada vai ser importante para uma comunicação personalizada.”
Marcos Caringi
Crie landing pages e e-mails com ofertas personalizadas para os seus clientes. Use a criatividade para criar campanhas que chamem a atenção do seu público e aposte no remarketing para impactar quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço.
O remarketing pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:
Pegue uma carona na Black Friday 2024 e aproveite para prolongar o tempo de campanha. Desde que você tenha investimento, equipe e estoque, essa prática é bastante recomendada.
Você pode fazer promoções por categoria. Quer um exemplo?
O importante é garantir que as grandes ofertas fiquem reservadas para a sexta-feira. Afinal, é o dia oficial da liquidação e os clientes esperam por isso! Você ainda pode oferecer frete grátis, brindes e cupom de desconto para primeira compra.
Ah, quer saber mais sobre esse bate-papo super rico e interessante? É só dar o play no episódio Como inovar na Black Friday! https://www.youtube.com/watch?v=ATlnA6aahgg&
E aí, vamos colocar as mãos na massa? Comece a preparar o seu negócio, a sua equipe e as suas ações de marketing. Temos certeza de que, com essas dicas, a sua Black Friday 2024 será um sucesso. Conte com a gente! 🧡
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.