E-commerce e negócios digitais

Black Friday 2024: quando começa e como preparar o seu e-commerce

Criado em 19 de out. de 2021

(Atualizado em 23 de out. de 2024)

A Black Friday é uma dos maiores eventos de vendas do ano, gerando um grande volume de transações tanto no e-commerce quanto em lojas físicas. 

Para as lojas, é uma oportunidade de limpar estoques, atrair clientes e aumentar as vendas. Para os consumidores, é uma chance de adquirir produtos com grandes descontos.

Durante a Black Friday, uma ampla variedade de produtos, como eletrônicos, roupas, eletrodomésticos, móveis e muito mais, são anunciados com descontos que chegam a 50%, 70%, ou até 90% do preço original.

Mas, como fazer o mesmo no seu negócio?

Podemos te ajudar! Além de separar dicas valiosas para o seu e-commerce, convidamos dois especialistas que sabem como inovar na Black Friday para nos apoiar nessa missão.

Quando começa a Black Friday 2024?

A Black Friday 2024 já está com data marcada: 29 de novembro

Para aproveitar o mês mais importante do comércio e fechar novembro com bons resultados, é importante ter um planejamento bem definido. Então, continue a leitura e descubra quando e como se preparar para a Black Friday 2024.

Quantos dias dura a Black Friday?

A Black Friday tradicionalmente ocorre em um único dia, na última sexta-feira de novembro. No entanto, nos últimos anos, muitas lojas estenderam suas promoções. Hoje, é comum que a Black Friday dure:

  1. um dia (a sexta-feira original);
  2. um final de semana inteiro (Black Friday + “Black Weekend”);
  3. uma semana inteira de promoções, conhecida como “Black Week”;
  4. ou todo o mês de novembro, com eventos como a “Black November”.

Alguns negócios esperam muito tempo para fazer suas campanhas na data mais importante de vendas para o e-commerce, deixando as ofertas somente para o dia do evento.

Mas, com uma campanha Black Friday antecipada, você pode reforçar sua marca na mente dos seus clientes e possíveis clientes enquanto eles estão monitorando os preços — o que pode acontecer ainda no mês de outubro

Algumas dicas para a sua pré-Black Friday ser um sucesso:

  • nos meses de outubro e novembro, realize campanhas com o tema da Black Friday nas redes sociais do seu negócio;
  • ofereça ofertas exclusivas de “esquenta” para a Black Friday para quem se inscrever em sua newsletter;
  • por fim, revise, quanto antes, as configurações do seu site ou app para garantir uma boa experiência de navegação e de compra.

Venda mais na Black Friday com as soluções de pagamento do Efí Bank 🔥

— Receba por boleto, cartão e Pix com tarifa especial

Por que sua empresa deveria participar do evento?

A Globo.com disponibilizou o Panorama do Consumo da Black Friday 2004, um estudo, com 3.000 respondentes, para entender como o brasileiro está se preparando para uma das datas que mais movimenta o varejo. 

Confira os principais insights:

  • 39% estão se planejando e pretendem comprar na Black Friday 2024; e 6 em 10 se preparam para o evento entrando em listas VIP e baixando o app da loja com antecedência;
  • 56% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday, e é o maior índice entre as classes;
  • 49% considerariam comprar antes da Black Friday e 17% esperariam o pós Black Friday na esperança de um desconto ainda maior;
  • 22% compraria durante todo o mês de novembro sem necessariamente esperar a sexta-feira do evento;
  • e a principal forma de pagamento deve ser o cartão de crédito (48%), seguida pelo Pix (41%).

VEJA TAMBÉM: Black Friday 2024: quais meios de pagamento dominarão as vendas no e-commerce?

Dicas para se preparar para a Black Friday 2024

Imagem destaque do artigo "Cobrança recorrente: o que é, funcionamento, benefícios e mais"

Nós convidamos 2 especialistas que sabem como inovar na Black Friday para nos apoiar na missão de se destacar e vender mais.

Vem ler as nossas dicas e ouça (sim, estamos falando do Podcast Efícientes!) essas duas feras: Marcos Caringi, gerente de Growth da Globo, e Luana Delorme, gerente de Marketing de Produto no Efí Bank, ambos com experiências em uma das maiores redes de varejo do Brasil.

1. Prepare seu e-commerce com antecedência 🔥

Se você ainda não começou a ajeitar seu e-commerce para as ofertas de novembro, coloque isso como prioridade! Sua loja online precisa se preparar para garantir o cenário perfeito para o cliente.

Existem 3 pilares principais para se preparar para a Black Friday: precificação, estoque e entrega.

“Por exemplo, você não pode botar um preço muito abaixo porque pode quebrar sua margem. Muito acima, tem a concorrência ali. E o preço de banana pode te desvalorizar.”

Luana Delorme

2. Ofereça um site estável e rápido 💻

Além disso, dê atenção a questões técnicas, como uma boa usabilidade do seu site. Você conseguirá fechar mais vendas se oferecer uma plataforma que suporte alta demanda e não fique lenta ou saia do ar durante os picos de acesso.

“Já fez esse teste de quanto tempo demora para o seu site carregar? A cada segundo você pode perder clientes. Então, garante o básico para depois sair inovando.”  

Marcos Caringi

✨ Uma forma de entender a velocidade do seu site é usar o Google PageSpeed Insights. Basta entrar na página, digitar seu domínio e clicar em “analisar”. Em segundos, você verá o resultado da análise.

3. Invista em uma boa plataforma para receber pagamentos 💸

Além de um site bem estruturado, você precisa contar com uma boa plataforma para emitir e gerenciar cobranças. 

A sua loja vai atrair clientes de todos os tipos e você precisa ter uma estrutura que agrade a todos. Há os que preferem a agilidade do Pix, outros estão acostumados a pagar por boleto e ainda têm aqueles que querem ou precisam parcelar a compra no cartão de crédito

“Tem que ter diversos meios de pagamento, porque o brasileiro gosta de poder escolher e para você, enquanto negocio, pode ser um diferencial seu.”

Luana Delorme

Para isso, você precisa escolha uma plataforma completa, segura e conveniente que garanta que as suas vendas não parem!

Com o Efí Bank, por exemplo, você pode integrar os principais meios de pagamento direto ao seu e-commerce ou por meio do seu ERP. 

Nossas APIs possuem 99,9% de disponibilidade e suportam milhões de requisições diárias, então pode deixar que gente cuida das emissões para você, enquanto você foca no que realmente importa — o seu negócio!

✨ Conte com funcionalidades pensadas para aumentar as conversões do seu negócio:

  • Click-to-pay: com a API Pix via Open Finance, você permite que seus clientes façam pagamentos via Pix no celular sem precisar sair da tela de checkout;
  • Link de Pagamento: crie links personalizados para seus clientes pagarem ou para retomar um carrinho abandonado;
  • Pagamento Recorrente: transforme seus clientes da Black Friday em assinantes fiéis e receba de forma recorrente por boleto, Pix ou cartão de crédito;
  • Retentativa de pagamento no cartão: reprocesse automaticamente pedidos com cartão de crédito recusados por problemas temporários com o Checkout Transparente do Efí Bank.

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3. Garanta a segurança nas suas vendas 🔒

Tão importante quanto oferecer os meios de pagamento que os seus clientes desejam usar, é garantir que os pedidos sejam aprovados e seus dados pessoais e de pagamento sejam protegidos.

Invista em uma solução de pagamento com criptografia avançada, certificado PCI DSS e tecnologia antifraude para monitorar as transações, aprovar vendas legítimas e reduzir as tentativas de golpe e as chances de chargeback.

4. Prepare seu público para a Black Friday 🎯

Os clientes, provavelmente, já estão pesquisando preços e sites para as compras de novembro. Por isso, comece a divulgar antes e deixe sua audiência consciente sobre a sua Black Friday.

E a palavra-chave agora é: personalização! Sem uma comunicação personalizada, o seu e-commerce fica para trás.

Uma comunicação personalizada é essencial para encantar o cliente e oferecer experiências incríveis. Para isso, estude bem o seu público.

“Formatos, fotos, toda a construção está chegando num nível que é de mim para você. Ter essa base bem fundamentada vai ser importante para uma comunicação personalizada.”  

Marcos Caringi

Crie landing pages e e-mails com ofertas personalizadas para os seus clientes. Use a criatividade para criar campanhas que chamem a atenção do seu público e aposte no remarketing para impactar quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

O remarketing pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:

  • um e-mail para lembrar sobre os itens que foram esquecidos no carrinho de compra;
  • um aviso de alguma promoção no site que possa interessar essa pessoa específica;
  • um anúncio, pelo Instagram ou Facebook, de um produto que o cliente quase comprou.

5. Aproveite todo o mês de novembro 📅

Pegue uma carona na Black Friday 2024 e aproveite para prolongar o tempo de campanha. Desde que você tenha investimento, equipe e estoque, essa prática é bastante recomendada.

Você pode fazer promoções por categoria. Quer um exemplo?

  • Na segunda-feira, todos os produtos da categoria x com 10% de desconto;
  • na terça-feira, todos os produtos da categoria y com 20% de desconto;
  • e por aí vai!

O importante é garantir que as grandes ofertas fiquem reservadas para a sexta-feira. Afinal, é o dia oficial da liquidação e os clientes esperam por isso! Você ainda pode oferecer frete grátis, brindes e cupom de desconto para primeira compra. 

Ah, quer saber mais sobre esse bate-papo super rico e interessante? É só dar o play no episódio Como inovar na Black Fridayhttps://www.youtube.com/watch?v=ATlnA6aahgg&

E aí, vamos colocar as mãos na massa? Comece a preparar o seu negócio, a sua equipe e as suas ações de marketing. Temos certeza de que, com essas dicas, a sua Black Friday 2024 será um sucesso. Conte com a gente! 🧡

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