A Black Friday 2023 já está com data marcada: 24 de novembro. Para aproveitar o mês mais importante do e-commerce e fechar novembro com bons resultados, é importante ter um planejamento bem definido.
Após um ano atípico, com queda nas vendas pela primeira vez desde 2010, os brasileiros parecem mais otimistas para esta Black Friday: 67% pretendem fazer compras — um aumento de 5 pontos percentuais em relação à expectativa em 2022.
Pensando nisso, criamos uma checklist com os principais passos para que você consiga alavancar as vendas do seu negócio de forma organizada e eficiente. Vem com a gente!
Se você ainda não começou a ajeitar seu e-commerce para as ofertas de novembro, coloque isso como prioridade. Sua loja online precisa se preparar para garantir o cenário perfeito para o cliente!
Por isso, dê atenção a questões técnicas como a boa usabilidade do seu site. Você conseguirá fechar mais vendas se oferecer uma plataforma que suporte alta demanda e não fique lenta ou saia do ar durante os picos de acesso.
Além disso, não se esqueça de reforçar seu estoque, selecionar os itens que entrarão em promoção e definir a tabela de fretes e as configurações de logística.
Também faça uma análise de preços da concorrência para definir os seus valores de forma mais assertiva. Lembrando que a Black Friday deve trazer lucro e não prejuízo para o seu negócio, hein? A dica é escolher produtos com maior margem para desconto e, também, itens encalhados no estoque.
Veja também: Como estruturar preços da sua loja virtual?
Um levantamento apontou os principais fatores que influenciam a compra online, além do preço. Veja só:
Por último, planeje-se para definir quais as formas de cobrança o seu e-commerce vai oferecer aos clientes. Então, que tal conhecer os melhores meios de pagamento para a Black Friday? Descubra a opção mais indicada para vender mais.
Conheça os melhores meios de pagamento para Black Friday
E por falar em facilidade no pagamento, além de um site bem estruturado, você precisa contar com uma boa plataforma para emitir e gerenciar cobranças.
A sua loja vai atrair clientes de todos os tipos e você precisa ter uma estrutura que agrade a todos. Há os que preferem a agilidade do Pix, outros estão acostumados a pagar por boleto e ainda têm aqueles que precisam parcelar a compra no cartão de crédito.
Por isso, escolha um sistema robusto, seguro e que garanta que as suas vendas não parem. Existem contas digitais para empresas que oferecem uma série de ferramentas para facilitar a rotina de empreendedores.
Na Efí Empresas, por exemplo, você pode automatizar as cobranças em seu sistema para ganhar mais agilidade nas vendas. Ou seja, a gente cuida das emissões para você, enquanto você foca no que realmente importa — o seu negócio.
Além disso, em nossa plataforma, você consegue acompanhar os relatórios diários sobre todos os valores recebidos, com o status das cobranças e outros dados importantes para a sua gestão financeira. Praticidade, aqui, é a palavra-chave!
Saiba mais: Pagamento online: passo a passo para começar a receber em seu negócio
Os clientes, provavelmente, já estão pesquisando preços e sites para as compras de novembro. Por isso, comece a divulgar antes e deixe sua audiência consciente sobre a sua Black Friday.
Como fazer isso? Bom, há várias maneiras. As redes sociais são ótimos canais para atrair clientes nesse período. Use a criatividade para criar campanhas que chamem a atenção do seu público, afinal, muitas empresas vão disputar com você.
Aliado a isso, dispare e-mails para a sua base de clientes oferecendo descontos em produtos ou serviços que eles já demonstraram interesse.
Capte, também, os endereços eletrônicos de pessoas que estão acessando o seu site. Para isso, crie landing pages, pop-ups e outros recursos que possibilitem o cadastramento do público que deseja receber informações sobre as suas promoções com antecedência.
O segredo é gerar expectativa sobre as vantagens de comprar em sua loja na Black Friday 2023. Para isso, use os gatilhos mentais da escassez e da urgência para reforçar que a promoção é por tempo limitado e que os produtos podem esgotar a qualquer instante.
Outra dica de ouro é apostar no remarketing. Essa é uma forma poderosa de impactar quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Ou seja, você vai relembrar esse lead ou cliente sobre o desejo de compra e ainda oferecer um desconto especial.
O remarketing pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:
Enfim, essa é uma oportunidade de pegar o lead que ainda não converteu e convencê-lo de que isso é uma boa ideia.
Pegue uma carona na Black Friday 2023 e aproveite para prolongar o tempo de campanha. Desde que você tenha investimento, equipe e estoque, essa prática é bastante indicada.
A Black Week, por exemplo, promove 7 dias de descontos. Há, ainda, lojas que fazem ofertas durante todo o mês.
Você pode fazer promoções por categoria. Quer um exemplo?
O importante é garantir que as grandes ofertas fiquem reservadas para a sexta-feira. Afinal, é o dia oficial da liquidação e os clientes esperam por isso! Você ainda pode oferecer frete grátis, brindes e cupom de desconto para primeira compra.
Saiba mais: 4 tipos de oferta que todo e-commerce precisa conhecer
E aí, mãos na massa? Comece a preparar o seu negócio, a sua equipe e as suas ações de marketing. Temos certeza de que, com essas dicas, a sua Black Friday 2023 será um sucesso!
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