API Pix é uma interface de programação de aplicações, padronizada pelo Banco Central do Brasil, que permite a integração das operações das empresas com as soluções Pix do PSP (Provedor de Serviço de Pagamento). Por meio dessa API, é possível automatizar a criação de cobrança, verificar o recebimento de Pix, fazer consultas e devoluções.
Antes mesmo do lançamento do Pix, em novembro de 2020, o Banco Central (BC) havia disponibilizado uma funcionalidade que facilita a emissão e gestão de cobranças: a API Pix.
Essa solução é pensada para e-commerce, médias e grandes empresas que possuem um alto volume de requisições e precisam automatizar o processo.
A Efí, participante direta do SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), desenvolveu sua API Pix atendendo o padrão do Banco Central. Nossa API está pronta, homologada e disponível para integração com as soluções de qualquer empresa. Então, confira tudo sobre o assunto e saiba como integrar!
Primeiramente, a sigla API se refere a Application Programming Interface — ou Interface de Programação de Aplicação, em português.
Em resumo, a API é um conjunto de instruções e padrões de programação que forma uma interface de acesso a um software online. Essa é uma maneira de integrar dois softwares, permitindo a “comunicação” entre eles e, consequentemente, a entrega de informações e serviços que possam ser usados pelo outro.
Igualmente, a API Pix é uma solução que possibilita a integração de instituições financeiras e de pagamento a diversos modelos de negócio.
O Banco Central determina que os PSPs sigam o padrão estabelecido pelo órgão no desenvolvimento da API Pix.
Sem esse padrão, estabelecimentos comerciais e empresas, ao mudar de conta, precisariam reconfigurar seus sistemas para APIs diferentes. O empresário poderia ficar “travado” em uma instituição devido aos custos da mudança, por exemplo.
Dessa forma, a API Pix padronizada possibilita a integração com soluções de automação, fomenta a concorrência e concede custos menores aos usuários finais.
A principal função da API Pix é a geração de QR Code dinâmico — um código tridimensional gerado a cada transação. O QR Code dinâmico possui informações mais detalhadas sobre a operação, facilitando, assim, a conciliação e a automação comercial.
Além disso, a API Pix permite a criação e gestão de cobranças, verificação da liquidação (consulta de status); bem como a realização de estorno de um pagamento. Tudo isso controlado pelo SPI do Banco Central.
A API Pix é indicada para e-commerce, médios e grandes negócios que possuem um alto volume de requisições. Isto é, empresas que precisam automatizar a geração de cobranças Pix.
Assim como o cartão de crédito e boleto, o Pix é mais um meio de pagamento disponível para compras online. Portanto, basta o usuário escolher pagar com Pix ao invés das outras formas de pagamento.
Ao ter a API Pix integrada ao e-commerce, há a possibilidade de gerar QR Codes dinâmicos a cada transação, com valores personalizados. Assim, o pagamento é processado em segundos e a compra é confirmada no mesmo instante.
De acordo com Danilo Oliveira, diretor de projetos na Efí, qualquer tipo de empresa que precisa fazer recebimentos em alta escala, pode utilizar a API Pix. Ou seja, o Pix atende a diversos modelos de negócios, dos mais conservadores aos mais inovadores.
Igualmente, é possível incluir, aqui, fintechs, startups e demais plataformas e aplicativos que desejam aderir ao Pix, sem passar por toda a etapa cadastral no Banco Central.
+ Como a Clicksign usou a API Pix Efí para se tornar pioneira em autenticação de documentos via Pix
As vendas no varejo físico são mais pessoais — necessitam de interações humanas — e rápidas. Ou seja, o cliente escolhe o pedido, efetua o pagamento e sai com a compra em mãos.
Neste cenário, a API Pix é uma solução bastante útil. Afinal, é possível gerar rapidamente um QR Code personalizado para cada compra.
O Pix tem liquidação em tempo real e o dinheiro vai para a conta instantaneamente — o que não acontece com o cartão de crédito, por exemplo. Além disso, por não possuir intermediários, os custos operacionais são menores.
O varejista obtém, também, a confirmação do pagamento na hora, garantindo que o pagamento foi mesmo realizado. Sem a API, o varejista poderia ficar exposto a fraudes, tendo que confiar na tela de confirmação do aplicativo do cliente pagador, por exemplo.
A tendência é que a digitalização dos meios de pagamento, como o Pix, substituirá o uso de dinheiro em espécie. Isso é uma vantagem para o varejo, uma vez que reduz a necessidade de transacionar dinheiro físico no caixa e aumenta a segurança do estabelecimento.
Portanto, por essas e outras, as vendas no varejo se tornam mais práticas e seguras com a API Pix.
Você pode se interessar por: Pix no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online
Existem duas possibilidades para quem utiliza o Pix com a Efí: a API Pix e o Pix no aplicativo da Conta Digital.
Para que você entenda, com facilidade, quais são as principais diferenças entre as duas opções, selecionamos alguns tópicos no quadro abaixo:
Integração via API Pix | Uso no aplicativo Efí | |
Criação e envio da cobrança | Automática | Manual |
Indicação | Ideal para e-commerce e médios e grandes negócios. | Ideal para autônomos, MEIs e pequenos empreendedores. |
Tipo de QR Code | QR Code Dinâmico — QR Code com informações detalhadas para conciliação e automação comercial; valor específico para cada transação. | QR Code Estático — QR Code para transações simples; valor fixo para uso em diversas transações; inserção do valor pelo pagador. |
Valor por transação | 1,19% do valor recebido | Até 30 recebimentos grátis por mês |
Disponibilização do saldo | Imediato | Imediato |
Ademais, por meio da API Pix da Efí, o usuário tem acesso a vários webservices que podem ser consumidos — diferente do que acontece no app. Por exemplo, alterar dados de uma cobrança gerada anteriormente, associar uma chave ao webhook, dentre outros.
Somente em 2023, foram mais de 219 milhões de cobranças emitidas para mais de 480 mil clientes. Para além da experiência, propósito: são 16 anos facilitando a gestão de cobrança de milhares de empresas no Brasil inteiro.
Desenvolvida para atender pequenas, médias e grandes empresas de qualquer segmento com estabilidade e escalabilidade, a API Pix Efí é robusta, flexível e possui uma documentação aberta e bem elaborada. Além de, claro, seguir todos os padrões definidos pelo Banco Central.
A API suporta um alto volume de transações por segundo. Só em 2023, foram movimentados R$ 27 bilhões e contabilizados mais de 6 bilhões de requisições aos nossos endpoints.
Nossa eficiência vem sendo reconhecida pelos usuários e comprovada pelo próprio Banco Central. A Efí é nota A (nota máxima) no relatório de Índice de Qualidade de Serviço (IQS) publicado pelo órgão.
Além disso, temos uma equipe de especialistas no Discord para auxiliar você em todo o processo de integração, de segunda a segunda. Atualmente, são +8000 usuários engajados que trocam, por lá, experiências diariamente.
Para se inspirar: Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Efí em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis
O Banco Central desenvolveu o Pix com o intuito de que ele seja gratuito para pessoa física e mais barato para empresas. Inclusive, as instituições financeiras e de pagamento podem definir o próprio modelo de tarifação a um custo baixo para os usuários.
A Efí sempre presou por ser justa e transparente em suas tarifas. Por isso, assim que a nossa API foi lançada, disponibilizamos as tarifas referentes às transações:
Confira aqui as tarifas da API Pix
Por fim, a Efí disponibilizou, de forma pública, a documentação de sua API Pix. Nessa documentação você tem acesso a referência técnica de como integrar e usar todos os serviços disponíveis na nossa API.
Então, se você viu a documentação e está pronto para integrar a sua plataforma à API Pix da Efí, entre em contato com nosso time comercial! Nossa equipe de especialistas está à disposição para conversar sobre o seu projeto e dar o suporte necessário para que a integração seja um sucesso.
Conte com a gente!
Compartilhe nas redes: