Preparamos esse artigo para você possui uma gráfica e acredita que sua empresa pode render mais e gerar mais lucro. As demandas de impressão são muitas e constantes! E com um bom planejamento é possível ter resultados melhores. Então, leia nossas dicas abaixo e veja quais podem ser utilizadas no seu negócio:
Se você já tem algum tempo de experiência, provavelmente já fez um levantamento de quais tipos de impressões são mais constantes e merecem mais investimentos e estoque de papel, por exemplo. Essas informações são importantes para você saber exatamente como e em que área investir. Além disso, é importante observar se existe alguma época do ano em que o movimento aumenta ou diminui muito. Dessa forma, você pode se planejar caso passe por um período com menos rendimento.
Uma boa opção para as gráficas, grandes ou pequenas, é investir em pequenos serviços rápidos. Mesmo que você trabalhe com grandes impressões, atender demandas menores, como a impressão de uma monografia, por exemplo, pode representar um aumento nos rendimentos, já que é um serviço recorrente. Para completar, você também pode oferecer o serviço de acabamento, como encadernamento.
Uma boa análise interna também gera bons resultados. Avalie quais custos podem ser reduzidos, se as máquinas estão rendendo o máximo que podem ou se precisam passar por revisões. É importante também saber se os processos estão bem divididos entre os funcionários e se eles estão realizando as atividades de forma otimizada. Muito tempo e recurso podem estar sendo desperdiçados.
Essa é uma dica que cabe para qualquer empreendimento e no ramo das gráficas não poderia ser diferente. Muitos clientes precisam de orientação no momento de escolher o tipo de impressão. Por isso, os funcionários precisam agir com consultores e não apenas atendentes, seja por telefone ou pessoalmente. Esse fator pode ser decisivo para o cliente se sentir seguro para fechar o negócio! Ou até mesmo aumentar a demanda de produção com você.
Um erro muito comum de muitas gráficas é entregar algumas unidades do material produzido com falhas na impressão. Os empresários acreditam que, dentro de um grande quantitativo, alguns erros irão passar despercebidos. Em alguns casos, isso pode ser verdade, principalmente se o cliente for frequente, já está acostumado ao serviço da gráfica e com mais facilidade para aceitar pequenos erros. No entanto, outros podem ser menos tolerantes e criar resistência para trabalhar com você novamente. Se o cliente estiver usando o serviço pela primeira vez, ele pode ter uma imagem negativa da sua gráfica e acreditar que esse tipo de erro acontece com frequência.
Dessas forma, para garantir a qualidade de entrega, também é importante armazenar o material pronto de forma adequada. Em alguns casos, o cliente pode demorar a buscar e o estrago pode acontecer depois de o produto já estar finalizado.
Esta dica é fundamental: sempre entregue o material dentro do prazo combinado. Muitas gráficas aceitam um trabalho sabendo que não vão conseguir cumprir o prazo, acreditando que podem renegociar com o cliente. Este pensamento está errado e o não cumprimento do prazo está entre os principais fatores que fazem qualquer gráfica perder clientes.
Ofereça também o serviço de entrega em domicílio, mesmo que seja necessário cobrar uma taxa para isso. Nos dias de hoje, em que as pessoas estão sempre atarefadas e na correria, com certeza é um diferencial no momento da escolha da gráfica.
As pessoas estão sempre em busca de praticidade e isso inclui a forma de pagamento. Portanto, oferecer opções, como boleto bancário e cartão de crédito, e parcelamento, em até 12x, é mais um diferencial do seu negócio. Nesse quesito, a Efí pode te ajudar, cuidando de todo o processo de pagamento, incluindo a parte de convênio bancário, e deixando seu tempo para o que realmente importa: atender bem seu cliente. Conheça mais sobre as nossas soluções aqui!
Então, você trabalha neste ramo e tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
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