A manutenção de uma boa relação entre o dono de um empreendimento e seus clientes é essencial para o sucesso de uma empresa. E isso também é válido quando se pensa nos clientes inadimplentes, porque, apesar de não estarem em dia com suas obrigações, podem voltar a ser importantes mercados consumidores de seus produtos e serviços no futuro. Nunca se sabe exatamente as razões por trás da inadimplência, e não se pode descartar a possibilidade de ser apenas uma situação temporária. Por essa razão, é essencial que os empreendedores saibam como se portar diante de situações de não pagamento, por meio de boas práticas para cobrar de seus clientes. Quer saber como? Então confira:
O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 42, proíbe a exposição do devedor ao ridículo quando do ato da cobrança. Dessa forma, não cabe a realização de cobranças de forma vexatória, pública e ameaçadora. Mesmo regulado por lei, é bom que o empreendedor oriente o setor de cobranças da sua empresa a agir sempre de forma gentil, sutil e disposta a negociar, caso isso seja proposto pelo consumidor. É melhor receber uma parcela do que é devido, ou mesmo estender o prazo de pagamento, do que não receber nada e ter que, posteriormente, acionar o consumidor em juízo.
A manutenção de um minucioso cadastro de clientes subsidia eventuais negociações no momento de cobrança. Se o cliente é assíduo e raramente deixa de adimplir suas obrigações com a empresa, por que não conceder um desconto ou um adiamento do prazo para o pagamento? Ouça as razões para a inadimplência do cliente, e, principalmente, peça que ele seja propositivo, ao questionar o que pode ser proposto para que a dívida seja quitada. Tenha sutileza no trato, mas não perca o foco da conversa, que é a eliminação do débito.
Além das formas de negativação do cadastro de pessoas pelo mercado, existe também a verificação do CPF de seus clientes para a elaboração de cadastros positivos. Nesses casos, os empreendedores podem consultar o banco de dados da empresa — ou mesmo de serviços terceirizados — e oferecer benefícios a clientes considerados bons pagadores.
Pode-se oferecer juros menores e financiamentos de compras com prazos mais longos para o pagamento, por exemplo. Se seu cliente eventualmente sair desse cadastro devido à uma inadimplência, informe-o acerca da perda de benefícios e o convide a regularizar sua situação. Isso pode ser feito por meio de e-mail, telefone ou até mesmo SMS.
A utilização de mensagens por celular com a finalidade de cobrança tem crescido muito no Brasil. Em busca da recuperação de crédito, várias empresas perceberam que o SMS é uma opção barata, já que a maioria das operadoras oferece pacotes com envio ilimitado de mensagens, e altamente eficaz. Tem menor custo que ligações telefônicas ou outras formas de contato e ainda mantém uma certa discrição em relação à cobrança.
Isso sem contar a eficiência do método, que é muito grande. Em vez de fazer, por exemplo, 10 ligações para clientes inadimplentes em uma tarde, um funcionário responsável pelo setor de cobranças da empresa pode enviar mensagens SMS a 10 clientes em menos de trinta minutos! Algumas empresas perceberam o potencial dessa ferramenta também como forma de lembrar seus clientes sobre o vencimento próximo de faturas, trabalhando em uma perspectiva preventiva. Parece promisso, não é mesmo?
Pronto agora para mudar seus conceitos e práticas para cobrar os eventuais inadimplentes? Como sua empresa fazia essas cobranças até então? Comente aqui e divida suas experiências e ideias conosco!
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