Você, como empreendedor, sabe como funcionam as demonstrações contábeis?
Uma gestão inteligente está relacionada às inúmeras práticas administrativas que, quando agregadas a procedimentos contábeis, garantem sucesso e crescimento ao empreendimento. Para que isso aconteça, é necessário que o empresário compreenda os princípios básicos sobre as demonstrações financeiras.
Dessa maneira, é preciso conhecimento e assessoria de uma empresa experiente e capacitada para assimilar a finalidade dos relatórios contábeis para seu negócio. Para ajudar você nesse aspecto, explicaremos o que são as demonstrações, como elas funcionam e quais são as exigências do governo para apresentação dos relatórios contábeis. Ficou interessado? Então, acompanhe!
São um conjunto de relatórios que oferecem dados relevantes a respeito da situação financeira da empresa. Inicialmente, as informações são inseridas e tratadas para que posteriormente possam ser convertidas em demonstrações que atendam a finalidade gerencial e informativa do negócio.
Existem várias demonstrações contábeis, dentre elas, as mais comuns são:
O objetivo das demonstrações contábeis é tornar mais simples o controle e a organização sobre:
Além disso, o empresário pode traçar estratégias de administração com base nos relatórios financeiros, com o propósito de melhorar as tomadas de decisões. Assim, pode aperfeiçoar a pontualidade dos pagamentos, reduzir custos, além de corrigir e prever erros financeiros/administrativos na empresa.
Ao fim do exercício, o governo exige que algumas demonstrações contábeis sejam apresentadas. Porém, a determinação da apresentação dos relatórios depende do porte da empresa (S/A, PME, ME e EPP) e pelo tipo de enquadramento: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Microempresas e empresas de pequeno porte, por exemplo, devem ceder à autoridade administrativa: balanço patrimonial; demonstração de resultado do exercício e notas explicativas. Já as PMEs precisam entregar os mesmos relatórios descritos acima, com adição dos: DMPL e DFC.
A exigência sobre a elaboração das demonstrações contábeis sofre alterações de acordo com a legislação local. Portanto, para compreender e adequar as leis da região, o empreendedor deve buscar a assessoria de um profissional qualificado e apto para assumir a responsabilidade da gestão financeira da sua empresa. Com experiência e conhecimento, é possível identificar as necessidades e obrigatoriedades antecipadamente.
Existem várias maneiras de constituir um relatório contábil. Contudo, o formato da demonstração financeira deve ser simples, de modo a facilitar a análise de todas as informações. Lembrando que a abordagem e estruturação das demonstrações devem seguir em conformidade com a imposição de leis contábeis Federais e Estaduais.
Por isso, ressaltamos a importância de buscar auxílio com um contador renomado no segmento, afinal de contas, você não quer correr o risco de sofrer punições em razão de falhas na entrega dos relatórios. Portanto, inicie a estruturação das demonstrações contábeis da sua empresa e conte-nos, nos comentários, quais foram os primeiros resultados obtidos!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.