Finanças

Pix por Aproximação: como funciona e quem pode usar?

Criado em 25 de mar. de 2025

(Atualizado em 31 de mar. de 2025)

A revolução do Pix você já conhece: transferências em segundos, 24h por dia. Mas e se fosse ainda mais fácil? Com o Pix por Aproximação, basta encostar o dispositivo na maquininha para pagar. Sem QR Code, sem digitar dados manualmente.

A novidade traz mais agilidade e conveniência para o dia a dia, tornando o pagamento instantâneo ainda mais prático. E não é só uma tendência: segundo a Abecs, o pagamento por aproximação cresceu 46,5% somente no 3º trimestre de 2024.

Estaríamos rumo a um futuro com menos dinheiro e cartão físicos? Continue lendo e descubra como o Pix por Aproximação impacta consumidores e lojistas na prática.

O que é o Pix por Aproximação?

Já usou o celular para pagar por aproximação com o cartão de crédito? Essa é exatamente a experiência que o Pix por Aproximação oferece.

Diferente do Pix tradicional, que exige a leitura de QR Code ou a digitação de dados, essa modalidade simplifica o processo, permitindo pagamentos sem contato ao aproximar da maquininha um dispositivo compatível.

Assim, o pagamento se torna ainda mais rápido e prático, sem precisar abrir o app do banco ou escanear códigos.

Em fase de testes até então, a funcionalidade foi liberada para uso em fevereiro deste ano e, inicialmente, funcionará apenas em dispositivos móveis que usam o sistema Android.

Como funciona o Pix por Aproximação?

O Pix por Aproximação usa a tecnologia NFC (Near Field Communication), a mesma dos cartões contactless. Ela permite a troca instantânea de informações entre dispositivos a curta distância.

Ao aproximar o seu celular, smartwatch ou outro dispositivo da maquininha, a comunicação acontece na hora. A maquininha detecta o contato, envia a solicitação e o banco ou instituição financeira processa o pagamento.

Para isso, é necessário vincular a conta bancária a uma carteira digital aprovada pelo Bacen, que atua como iniciadora da transação. Ao configurar o Pix na carteira, os dados são registrados para que o pagamento seja feito sem burocracia.

É possível também usar o app do seu próprio banco desde que haja esse suporte, o que elimina a etapa de vinculação da conta à carteira digital.

Inicialmente, os pagamentos terão um limite de R$500 por transação, sem um teto diário fixo. E esse valor pode ser ajustado diretamente na conta do banco, garantindo mais controle para você.

Reprodução: Banco Central do Brasil

Quem pode fazer pagamentos Pix por NFC?

Para fazer um Pix por aproximação, é necessário ter um celular Android com NFC e carteira digital para fazer o pagamento.

Para usar o pagamento por aproximação é preciso estar conectado à Internet e ter um dispositivo Android com NFC, uma tecnologia já bastante presente em smartphones e smartwatches mais modernos.

É necessário também configurar o Pix em uma carteira digital autorizada pelo Banco Central. Atualmente, a única carteira digital aprovada é a Google Wallet.

Vale destacar que todas as instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo Bacen podem oferecer a funcionalidade, mas ela não é obrigatória.

Nesse sentido, é preciso que a sua instituição ofereça esse suporte. Caso o seu banco ainda não tenha habilitado o Pix por Aproximação, a opção pode não estar disponível para você no momento.

Vantagens de usar o Pix por Aproximação

Já sabemos que pagar de forma rápida é a principal vantagem do pagamento por aproximação, mas os benefícios não param por aí.

Agilidade + praticidade: aproximou, pagou!

Chega de dificuldade ao pagar. O Pix por Aproximação combina agilidade e praticidade, eliminando a necessidade de QR Codes ou digitação de dados manual.

Com um simples toque, o pagamento é processado em segundos, reduzindo filas e otimizando o seu tempo.

Segurança + tecnologia: sua proteção em primeiro lugar

Nesse modelo de pagamento, a segurança é reforçada por diferentes camadas de autenticação, já que pode ser necessário confirmar o pagamento via biometria, senha ou reconhecimento facial.

Além disso, como a transação ocorre via tecnologia NFC e exige autenticação pelo dispositivo, há menos exposição de dados bancários e menor risco de fraudes, clonagens ou erros de digitação.

Vale destacar também que todas as operações seguem os protocolos de criptografia do Pix, que protege ainda mais as informações dos usuários envolvidos na transação.

Alternativa + conveniência: à distância de um toque

Pagar por aproximação dispensa a necessidade de carregar uma carteira física. Com uma carteira digital configurada, o seu celular ou smartwatch se torna o meio de pagamento principal.

Dessa forma, o Pix por Aproximação se torna mais uma alternativa de pagamento, para além de boletos, cartões de crédito e até mesmo cartões virtuais. E já que a transação é feita sem contato e em segundos, é também um modo mais fácil e seguro de pagar em locais com grande circulação de pessoas.

Economia + digitalização: redução de custos para empresas

O Pix por Aproximação elimina taxas de intermediários bancários ao processar o pagamento, como as cobradas em transações com cartão de crédito ou débito.

Outro ponto importante é que, como o dinheiro cai na hora, melhora o fluxo de caixa do negócio e pode reduzir a necessidade de antecipar recebíveis.

Vantagens do Pix por aproximação para pessoa física e jurídica, como segurança, rapidez e menores taxas.

Como fazer um Pix por Aproximação?

Agora que você já entendeu como pode se beneficiar do Pix por Aproximação, veja como usar na prática!

  1. Ative o NFC do seu aparelho

    Para fazer um Pix por Aproximação, seu dispositivo móvel precisa ter a tecnologia NFC. Acesse as configurações do seu aparelho e ative essa função.

  2. Autorize o Pix por Aproximação no seu banco

    Por se tratar de uma funcionalidade recente, nem todas as instituições já oferecem essa modalidade. No app do seu banco, verifique se a opção está disponível e siga as instruções para ativá-la.

  3. Configure uma carteira digital

    Chegou a hora de vincular a sua conta Pix a uma carteira digital compatível. Lembrando que, até o momento, a única carteira que disponibiliza o Pix por Aproximação é a Google Wallet. Siga o passo a passo indicado e habilite essa opção.

  4. Agora é só usar: aproxime da maquininha e pague

    No momento da compra, selecione o Pix na sua carteira digital, aproxime seu celular da maquininha e confirme a transação.

O pagamento será processado instantaneamente, e tanto você quanto o estabelecimento receberão a confirmação na hora.

Gostou da novidade? Quer entender tudo sobre todas as funcionalidades do Pix? Acesse nosso blog e se atualize sempre que uma novidade surgir! 😉

Escrito por

Sâmela Faria

Prazer, sou a Sam! Amo ler e escrever desde que me entendo por gente e, por isso, trabalho escrevendo para web com foco no Marketing de conteúdo há mais de 10 anos. Meu objetivo? Gerar experiências ricas em quem me lê. Boa leitura!

Compartilhe nas redes: