Cartões de crédito Efí

Entenda o que é pagamento contactless e veja quais são as suas vantagens

Criado em 10 de dez. de 2019

(Atualizado em 22 de ago. de 2024)

Na hora de pagar com cartão, você já ouviu ou fez a pergunta: “tem aproximação?”. Os pagamentos contactless, ou seja, sem contato, estão cada vez mais comuns no Brasil. E os números provam isso. 

De acordo com levantamento feito pelo Banco Central do Brasil (Bacen), o percentual de transações feitas com os cartões de crédito por aproximação aumentou de 23,1% para 31,1% no número de transações feitas nos últimos trimestres de 2022 e 2023. 

Outra informação interessante é que, cerca de 82% dos pagamentos por meio dessa ferramenta, no ano de 2023, foram feitos por telefone celular. Afinal, os aparelhos que possuem a tecnologia NFC podem fazer pagamentos como se fossem um cartão de débito ou crédito. 

Mas o contactless vai muito mais além e você deve saber disso. Continue a leitura e se informe sobre tudo relacionado ao pagamento por aproximação. Veja!

Índice

  1. O que é contactless?
  2. Qual é a diferença entre NFC e contactless?
  3. Como funciona o pagamento por aproximação?
  4. É seguro usar tecnologias e cartões de aproximação?
  5. Um cartão contactless pode ser clonado?
  6. Cuidados ao usar a tecnologia contactless
  7. Por que usar meios de pagamento por aproximação?

O que é contactless?

Contactless ou, em português, sem contato, é um método de pagamento que permite fazer transações apenas aproximando o cartão na máquina de pagamento, seja ele de crédito ou débito, sem a necessidade de inseri-lo. 

Essa tecnologia usa o NFC (Near Field Communication), que facilita a comunicação sem fio entre dispositivos próximos, geralmente a uma distância de até 4 cm. Para identificar se o seu cartão possui essa função, basta procurar o símbolo com quatro ondas que indicam a transmissão sem fio. 

O contactless é uma inovação prática, rápida e segura, que reduz o risco de fraudes que podem ocorrer ao inserir o cartão na máquina. É um tipo de pagamento que tem conquistado mais usuários a cada dia, eliminando a necessidade de digitar senhas e acelerando o processo de pagamento. 

Qual é a diferença entre NFC e contactless?

A diferença entre NFC e contactless está na aplicação e na tecnologia. Contactless é o método de pagamento em que você apenas aproxima o dispositivo ou o cartão da maquininha para fazer a transação. Já o NFC, é a tecnologia que possibilita fazer essa transação.

Como funciona o pagamento por aproximação?

A grande responsável pela “mágica” do pagamento por aproximação é a tecnologia que citamos aqui, o NFC, que permite que os dados sejam transmitidos sem fio, de forma segura. 

Ao usar um cartão contactless ou um dispositivo com NFC (que pode ser um celular, um relógio inteligente ou uma pulseira), a comunicação ocorre por meio da radiofrequência, classificada de duas formas: ativa ou passiva. 

No modo ativo, ambos os dispositivos geram sinal simultaneamente, como um celular fazendo um pagamento em uma máquina de cartão de crédito. 

No modo passivo, apenas um dispositivo emite o sinal, enquanto o outro, como um cartão de crédito ou débito, responde sem a necessidade de energia própria. 

O alcance do NFC é curto, o que garante que a transmissão de dados ocorra apenas entre os dois dispositivos envolvidos, aumentando a segurança. 

É seguro usar tecnologias e cartões de aproximação?

Sim, usar tecnologias e cartões de aproximação é seguro. O NFC, que viabiliza as transações contactless, oferece um alto nível de segurança. 

A probabilidade de fraudes, como cobranças não autorizadas em locais movimentados, é bastante baixa, com raros registros de incidentes.

Por mais que permita pagamentos sem usar senha, só estão autorizadas transações de valores baixos. Além disso, os bancos vigiam todas as operações, inclusive as feitas por aproximação, e pedem confirmação com senha se identificarem algo suspeito.

Assim, a segurança nos pagamentos por aproximação é tão eficaz quanto a dos métodos convencionais, proporcionando tranquilidade nas transações diárias.

Um cartão contactless pode ser clonado?

O cartão contactless é bastante seguroe chega a ser mais difícil de ser clonado — pois, durante uma transação sem contato, o cartão ou o dispositivo, transmitem ao terminal de pagamento um número dinâmico exclusivo. Sendo assim, cada transação é identificada de maneira específica.

As transações via contactless não disseminam informações completas sobre o usuário. Por isso, seria praticamente impossível um fraudador conseguir copiar a criptografia empregada para gerar esse número dinâmico e criar um clone do cartão.

Cuidados ao usar a tecnologia contactless

Apesar de toda a segurança da tecnologia NFC nos pagamentos contactless, o cuidado nunca é demais. Por isso, preparamos alguns pontos que você precisa saber na hora de pagar ou receber pagamento no cartão de crédito, ou débito por aproximação. Veja!

  • Atenção ao valor da transação: essa é tanto para quem vai pagar quanto para quem tem um negócio e usa máquinas com tecnologia contactless. Certifique-se de que o valor da compra está correto;
  • Fique de olho no extrato bancário: vale verificar duplamente os valores, conferindo o extrato da conta ou a fatura do cartão de crédito;
  • Use as notificações do celular: ative as notificações do app do seu banco. Assim, você tem mais uma fonte de informação para confirmar o valor pago;
  • Se houver problemas com o visor da máquina de cartão de crédito, não pague: alguns golpistas usam máquinas com visor danificado para cobrar um valor maior do que o da compra. Portanto, preste muita atenção e recuse pagar se não puder ver o valor;
  • Se usa pouco o cartão, desative a função de pagamento por aproximação: se você usa pouco o seu cartão de crédito ou prefere pagar com cartão virtual, desative a função de pagamento contactless.

Por que usar meios de pagamento por aproximação?

Até aqui, você entendeu que é bem mais rápido fazer pagamentos por aproximação. Além de ganhar tempo, dispensando o uso de senha, o método elimina o contato físico, o que foi muito importante para o período de pandemia do Covid-19, por exemplo, no qual o distanciamento social era necessário. 

No entanto, os benefícios vão bem além, sendo eles:

  • segurança: como você viu aqui, o NFC é seguro, além de contar com o monitoramento das transações;
  • versatilidade: muito além do cartão físico. Dependendo da instituição, é possível usar celular, relógio, pulseira e outros dispositivos na hora de pagar;
  • facilidade para o lojista: por ser um sistema mais ágil, isso faz diferença na hora de processar os pagamentos dos clientes;
  • redução de erros: é o fim das “dores de cabeça” de errar na hora de digitar a senha e bloquear o cartão.

Agora que você já sabe o que é contactless, como ele funciona e quais são seus benefícios, tenha essa tecnologia no seu negócio com a ajuda da Efí!

Com a Efí, você tem Conta Digital gratuita cheia de vantagens e ainda tem acesso ao cartão de crédito para conta MEI, PJ e até Pessoa Física. Todos possuem a função de pagamento contactless e, para os clientes Efí para você e Efí Pro, o cartão é fornecido no charmoso plástico chumbo. 

Para contas MEI e PJ ainda tem a maquininha de cartão Mini e Pro com chip de dados e recebimento por Pix gratuitos durante 1 ano, para seus clientes usarem a função contactless à vontade.

Além disso, você consegue ter acesso à Efí Pay, um ecossistema de APIs que te possibilita ter um controle sobre as cobranças a serem feitas, pagamentos, inadimplências, geração de boletos e muito mais. 

Ficou interessado? Abra a sua Conta Digital com a gente!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.