O número de inadimplentes no Brasil só cresce. Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas provam isso. De acordo com a última pesquisa do órgão, hoje, mais de 62 milhões de pessoas estão com o nome sujo no país. A alta no primeiro trimestre foi pequena, de apenas 0,13%, mas mostra que a necessidade de negativar clientes é real e está longe de ter um fim.
Para quem não sabe, 62 milhões de pessoas correspondem a 40% de todos os adultos que vivem no Brasil. Ou seja, quase metade da população economicamente ativa está com o nome no SPC ou Serasa.
Quem é comerciante, empresário, empreendedor e vive da venda direta ou indireta de produtos ou serviços precisa entender, perfeitamente, como funciona a negativação. Por isso, este texto vai trazer todas essas informações e outras mais que você necessita saber. Então veja!
Existem duas maneiras de diminuir o número de pessoas com nome sujo em um país. A primeira forma é macroeconômica, ou seja, políticas públicas que gerem mais emprego, mais renda, menos desigualdade e, que assim, façam com que os consumidores tenham maior poder de compra e consigam pagar as suas dívidas.
Porém, nessa parte em específico, um empreendedor não tem muito o que fazer. Dessa maneira, será que existem formas diretas de evitar a inadimplência na sua loja, na sua empresa?
Existem sim! E são três dicas bem valiosas que podem mudar, completamente, a forma como os seus clientes lidam com os pagamentos!
A primeira dica para quem deseja evitar negativar clientes é planejar e organizar todo o processo de pagamento. Coloque em planilhas ou programas de computador as datas, valores, juros, multas, dias de cobranças.
Esse planejamento vai ajudar bastante a sua empresa a controlar os pagamentos, as cobranças, as negociações e evitar, assim, a inadimplência.
Tempo é algo muito precioso para qualquer empresário ou comerciante, por isso usar ferramentas tecnológicas é essencial para manter tudo sob controle. Se você tem muitos clientes, é impossível lembrar de tudo pela sua cabeça ou pelo bloquinho de papel.
Utilize de processos de automação, contrate plataformas, softwares, treine sua equipe de pagamento, para facilitar o desenvolvimento da sua empresa e fazer com que os seus clientes paguem o que devem a você.
Há diversos programas disponíveis, desde os que formam o planejamento estratégico, até os que enviam mensagens de cobrança para os clientes perto das datas de vencimento. Escolha os que atendem a sua necessidade e melhore a gestão da empresa nesse setor.
Abra sua Conta Digital Gratuita
Sempre que for trabalhar com pagamento recorrente, faça a análise de crédito dos seus clientes. Não tenha medo ou vergonha de realizar essa pesquisa. Afinal, ela é essencial para você saber se está lidando com um bom pagador ou uma pessoa potencialmente devedora. Aí, a decisão é sua se deseja ou não fazer negócio com esse possível consumidor dos seus produtos e serviços.
Para fazer a análise de crédito, você pode consultar o CPF dos clientes em órgãos como SPC, Serasa e outros nacionais, estaduais e até municipais. Busque na prefeitura da sua cidade, na Câmara de Dirigentes Lojistas ou no cartório da sua empresa que você vai encontrar essas informações.
Essa é uma informação muito importante. Vários empreendedores que não conhecem muito de lei podem cometer crimes ao cobrar, indevidamente, os seus devedores. Por isso, toda atenção é pouca neste tópico.
A seguir, você vai ter uma série de sugestões que evitam uma cobrança abusiva aos seus consumidores. Portanto, siga todas elas para evitar problemas futuros!
Aprenda como calcular juros e multas de um boleto
Além de cultivar essas boas práticas no momento da cobrança, é necessário também evitar alguns deslizes que podem ser ilegais:
Em caso de ilegalidades praticadas pelo empreendedor, ele pode ter que pagar multa e até ser preso por um ano. São regras do Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 71.
Se você não conseguir negociar a dívida diretamente com o cliente, ele não atender a suas ligações, não responder às correspondências, não mostrar interesse algum em resolver o problema, é hora de negativá-lo de fato.
Para colocar o nome no SPC ou Serasa de alguém que deve sua empresa, é preciso estar atento a alguns procedimentos essenciais.
Protestar clientes não é tão simples assim para quem é leigo no assunto, mas, se entender como funciona, tudo fica mais fácil.
Antes de tudo é preciso conhecer de que forma você cobra os seus clientes: boleto bancário, cartão de crédito, cheque, nota promissória, etc.
O ideal é que você utilize mecanismos mais simples de serem controlados e também negativados. Atualmente, o cheque, por exemplo, não é uma boa ideia. Prefira o boleto, o carnê e o cartão de crédito. São as melhores opções.
Depois de definido isso, é hora de entender como funciona o processo de negativar clientes. No caso do cartão de crédito não há problema algum. Você vai receber o que o consumidor deve e a empresa do próprio cartão é que vai cobrar o devedor por meio do SPC e Serasa.
Caso você use uma plataforma de geração de boletos e carnês, como é o caso da Efí, há também uma forma bem simples, embora não seja automatizada, de negativar os seus clientes devedores.
Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí
O sistema da Efí segue as determinações da Federação Nacional dos Bancos. Ou seja, os boletos e carnês são registrados com os dados da sua empresa e também os dos seus clientes. Isso facilita muito na hora de realizar o processo de negativação, já que a dívida está comprovada por um documento válido.
A lista abaixo vem com um passo a passo de como negativar clientes de forma segura e eficiente. Então confira!
Caso você não seja cadastrado na Câmara de Dirigentes Lojistas da sua cidade, procure o cartório da sua cidade. Em cada cidade existem algumas especificidades que devem ser levadas em consideração.
Após receber o pagamento, é preciso informar ao SPC e ao Serasa que a dívida foi quitada para que o nome do cliente não permaneça sujo. Dessa maneira, jamais esqueça de fazer isso. Pois, caso contrário, você pode ser processado e receber uma boa multa.
O prazo para retirar o nome da lista de negativados é de cinco dias úteis após a realização do pagamento pelo cliente.
Os boletos são usados, primordialmente, para pré-pagamentos, ou seja, o cliente paga e só depois recebe o produto ou serviço. Por isso, essa forma é mais segura e gera menos inadimplência.
Porém, se você trabalha com cobrança recorrente, faça sempre uma boa análise de crédito antes de oferecer essa forma de pagamento.
Negativar clientes é um momento delicado e ruim tanto para o empreendedor quanto para o próprio consumidor. Ninguém gosta de dever, a não ser as pessoas já naturalmente desonestas.
Por isso, aja com muito cuidado, converse com calma, tranquilidade, seja educado e atencioso. Seguindo essas dicas, vocês têm mais chance de chegar a uma solução pacífica e cordial.
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