Contabilidade

Contabilidade: como conquistar novos clientes para seu negócio

Criado em 4 de set. de 2015

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Manter a contabilidade em dia em empresas de qualquer tamanho é uma tarefa burocrática e que demanda tempo. Por isso mesmo, grande parte delas terceirizam esse tipo de serviço para escritórios e profissionais especializados.

Mas para conquistar novos clientes e manter os atuais, é necessário oferecer um serviço de excelência. Além disso, é preciso apresentar alguns diferenciais. Afinal, a área está cada vez mais competitiva.

Por isso, separamos algumas dicas para você que quer ampliar seu negócios e aumentar o número de clientes:

Mantenha-se atualizado

O profissional de contabilidade deve estar sempre atento às atualizações de leis e diretrizes municipais, estaduais e federais que interferem na contabilidade dos seus clientes. Como qualquer lei, elas podem ser atualizadas constantemente e você precisa conhecer as novas regras imediatamente. Por isso, é muito importante acompanhar de perto as instituições regulamentadoras que podem interferir nas atividades contábeis.

Outra dica importante é acompanhar os órgãos de classe da profissão. Eles sempre oferecem cursos e palestras de reciclagem. O importante é estar sempre atento e não ficar desatualizado para não prejudicar seu cliente.

Quanto mais conhecimento, melhor

Hoje em dia, manter a contabilidade do seu cliente em dia não é mais suficiente. Ele espera também que você possa orientá-lo, sugerir melhorias e, claro, fazer com que ele economize. Por isso, o contador que possui conhecimentos em administração, inglês e informática, entre outros, está na frente de seus concorrentes.

Muitos contadores também estão buscando especializar-se em uma área de atuação. Se você quer seguir esse caminho, analise qual o tipo de negócio é mais comum na sua região e estude a fundo todas as regras e leis relativas àquele determinado negócio. A especialização será um atrativo a mais para os empresário daquele ramo de atuação, sem significar que você precisa dispensar outros tipos de clientes.

Automatize-se

Possuir o sistema informatizado é fundamental para seu negócio. As ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado ajudam você a se organizar e realizar as atividades mais facilmente. Isso faz com que o trabalho renda mais e você consiga atender um número maior de clientes.

Divulgue

Manter um site atualizado, com informações sobre os tipos de serviços prestados, nome das empresas atendidas e dados de contatos ajuda a passar credibilidade e confiança para possíveis novos clientes. Como a contabilidade é uma atividade fundamental para o bom andamento de qualquer negócio, as pessoas precisam se sentir segura com relação ao seu trabalho e sua honestidade. Por isso, manter canais oficiais e estar acessível é muito importante.

Mas você pode ir além e manter uma página em mídias sociais para compartilhar dicas sobre a área e tirar dúvidas de seus seguidores. É um trabalho que pode não apresentar resultados imediatos, mas em médio e longo prazo pode trazer um número grande de novos clientes.

Facilite a cobrança

Muitas pessoas desistem de comprar produtos ou contratar serviços pela dificuldade que encontram no momento do pagamento. Além disso, o trabalho de um contator já possui muitas atividades. Portanto, fazer a cobrança e controlar os pagamentos de clientes não pode ser uma delas. Por isso, a Efí desenvolveu várias formas de cobranças recorrentes justamente para ajudar os prestadores de serviços que recebem mensalmente.

De acordo com o perfil do seu cliente, você pode optar por gerar um carnês com até 12 parcelas, boletos que são enviados automaticamente todo mês ou qualquer outra periodicidade, ou fazer a cobrança por débito automático no cartão de crédito da pessoa ou empresa. A Efí pode ser integrada ao seu sistema para que a cobrança e baixa sejam realizadas de forma automática, poupando ainda mais seu tempo. Conheça mais detalhes aqui.

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