Contabilidade

Marketing contábil: saiba como colocar em prática

Criado em 8 de jan. de 2018

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

As indicações ainda são a principal ferramenta usada pela maioria dos escritórios de contabilidade para adquirir novos clientes. Porém, hoje o marketing contábil abre uma série de novas possibilidades para conversões.

Além de oferecer formas de comunicação mais eficientes, as diversificadas estratégias de marketing possibilitam que você se destaque da concorrência. Assim, permite que você transmita aos clientes uma sensação de serviço diferenciado.

Continue a leitura e entenda a importância de investir nesse setor para melhorar o posicionamento do seu escritório no mercado contábil. Além disso, aprenda algumas dicas para aprimorar suas estratégias de marketing.

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A importância do marketing contábil

Chega um ponto em que somente as indicações não são mais suficientes para manter a escalabilidade do seu escritório, seja porque você já atende a maior parte dos clientes ao seu alcance ou porque os que são atendidos pela concorrência não enxergam vantagens em fazer uma mudança.

Logo, é preciso procurar formas alternativas de encontrar clientes com o perfil do seu público-alvo. Então, uma opção com grande potencial de sucesso é a internet, que fornece várias possibilidades de divulgar sua marca e alcançar potenciais clientes. Para isso, basta adotar as táticas de marketing mais adequadas ao seu negócio.

Um dos pilares do marketing digital é o relacionamento com o público. Dessa forma, para criar boas estratégias é preciso conhecer profundamente o perfil dos clientes. Assim, você saberá como abordá-los e como mantê-los interessados no seu serviço.

Plano de marketing contábil

Antes de investir em uma nova abordagem de marketing, é preciso que o escritório ou empresa realize um planejamento minucioso com base em avaliações internas e informações sobre os clientes. Essa atitude reduzirá os riscos de erros, evitando o desperdício de tempo e de dinheiro em ações pouco eficazes.

Primeiramente, reúna sua equipe e defina algumas questões para preparar as atividades do marketing. Dessa maneira, é importante determinar:

  • quais são os objetivos e metas do escritório em determinado período de tempo;
  • quais são os diferenciais oferecidos aos clientes;
  • qual o perfil do público-alvo;
  • como o público pode ser abordado, de acordo com seu atual estágio na jornada de compra; e
  • como eles serão administrados até serem levados a conversão.

Com todas essas considerações, será mais fácil avaliar quais são as medidas e atividades mais eficientes para atender às necessidades do seu escritório. Além disso, é fundamental que todos os envolvidos nas atividades do marketing estejam bem alinhados. É preciso que sigam as mesmas orientações quanto ao desenvolvimento das atividades propostas, usando as mesmas informações e conceitos.

Lembre-se de que um planejamento bem feito fará toda a diferença na hora de executar suas estratégias, fazendo sua empresa de contabilidade crescer. Outra dica importante que você deve seguir é sempre observar nas ações de publicidade as recomendações do código de ética que orienta os escritórios de contabilidade. Dessa maneira você toma os devidos cuidados com concorrência desleal e depreciação de classe ou de concorrentes.

Dicas para o marketing contábil

Invista em um bom site

Quando se trata de adquirir novos clientes com o uso do marketing, seu site é o seu carro-chefe no universo online. Sendo assim, para causar uma impressão positiva logo de cara e chamar a atenção de potenciais clientes, certifique-se de que o seu site oferece uma boa experiência de navegação aos visitantes.

Para isso, você pode analisar algumas questões, como:

  • a aparência é esteticamente agradável?
  • é fácil encontrar as informações mais importantes (serviços oferecidos, endereço, contatos)?
  • a página é capaz de sanar as dúvidas dos clientes?
  • o site induz o visitante a dar um passo adiante na interação?

Crie canais de comunicação

Interagir constantemente com o público-alvo é primordial para transmitir confiança, autoridade e manter-se como uma opção no mercado. Portanto, para colocar isso em prática, uma boa pedida é investir na diversificação dos canais de comunicação.

Você pode começar criando perfis nas principais redes sociais — e que mais se encaixem ao perfil do seu público. Elabore também um blog para publicar conteúdos relevantes que discutam e tratem de temas relacionados à sua área. Assim, você educará seus potenciais clientes.

Desenvolva uma identidade visual original

A estética visual é muito importante para as estratégias de marketing e para qualquer publicidade. Como essa proposta de comunicação produz efeitos mais imediatos do que a textual ou verbal, vale a pena investir em um logo que transmita a identidade da sua marca de forma única.

Se possível, contrate um designer de confiança para fazer um trabalho alinhado com a imagem e os objetivos do escritório. Feito isso, lembre-se de usar a mesma identidade visual para tornar seu site mais atraente e coerente com o seu conceito.

Adote uma ferramenta de CRM

Essa sigla vem do inglês “Costumer Relationship Management”, que em português significa “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. As ferramentas ou softwares de CRM são plataformas que otimizam o trabalho e as informações sobre os clientes.

Esses softwares realizam cruzamentos de informações, fornecendo insights para as estratégias de marketing. Eles auxiliam na gestão dessas informações e colaboram para a criação de uma comunicação mais eficaz entre empresa, potenciais, atuais e ex-clientes.

Observe as etapas do processo do marketing

Para um melhor domínio das modernas estratégias de marketing contábil, os profissionais envolvidos devem conhecer a fundo alguns conceitos, como: persona, funil de vendas e jornada de compra.

Essa noção é fundamental para segmentar e definir as estratégias, pois ajuda a entender melhor como os clientes se comportam e como devem ser classificados.

Mantenha a comunicação com o cliente

É importante que, mesmo após a conclusão de um trabalho ou projeto para um cliente, o escritório mantenha o contato ativo. Pesquisas de satisfação são importantes, mas não resumem o que pode ser feito para manter em aberto a comunicação com o cliente.

Sendo assim, procure manter o envolvimento demonstrando interesse na experiência pessoal dos clientes. Portanto, ofereça materiais novos que possam interessá-los e também por meio da participação em eventos, cursos e congressos.

Como mostramos aqui, há muitas possibilidades de alavancar o seu escritório por meio do marketing contábil. Por isso, invista nessas ferramentas e trace novas estratégias em benefício do seu negócio.

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