Finanças

Você sabe diferenciar Receitas e Despesas, Entradas e Saídas?

Criado em 9 de mai. de 2016

(Atualizado em 1 de out. de 2024)

Receitas e despesas, entradas ou saídas. Nem sempre termos semelhantes querem dizer a mesma coisa no mundo das finanças. Para ter uma boa saúde financeira e gastar de maneira eficiente, é preciso entender bem a diferença.

A receita é gerada pela venda de serviços e produtos, mas também tem outras fontes. Já as despesas são os gastos que a empresa deve fazer para se manter funcionando. E o que isso tudo tem a ver com entrada e saída de capital?

Ter em mente as diferenças entre esses conceitos faz parte da vida do gestor que quer manter as contas da empresa organizadas. E contar com um banco digital completo para negócios, como o Efí Bank, ajuda muito no controle dos recebimentos.

O que são “receitas”?

A receita é todo capital que entra proveniente da atividade empresarial, como venda de produtos, serviços.

Além disso, a empresa pode ter receitas provenientes de rendimentos de aplicações financeiras, cobrança de royalties, dentre outras.

Ou seja, é um dinheiro que contribuirá como parcela positiva na hora de fazer as contas do lucro gerado. Então, a diferença fundamental está no fato de que gera aumento do ativo patrimonial da empresa. Caso contrário, não será receita.

Receita e entrada de recursos, qual a diferença?

Receita então é entrada de capital? Não.

Imagine que sua empresa pegou um empréstimo no banco. Este dinheiro entrou no caixa, aumentando o saldo naquele mês. Porém, esse valor não representa uma receita, afinal ele precisará ser pago de volta, com juros, e provavelmente, será utilizado para quitar outras despesas.

Esse capital vai sair do caixa ao longo do tempo. Não poderá ser usado lá na frente na apuração dos resultados. Ou seja, essa entrada só influenciará nas contas do fluxo de caixa e não contribuirá para aumentar o patrimônio da empresa.

Conceituando despesa

A despesa é mais ou menos o “sacrifício” que a empresa tem de fazer para se manter funcionando, pagamento do pró-labore, impostos, o aluguel da sala, material de escritório ou salários do pessoal administrativo.

As despesas são os gastos relacionados às atividades da empresa, que não estão diretamente voltadas à produção/prestação do serviço. São gastos fundamentais para manter o negócio em funcionamento, mesmo que indiretamente.

Despesa não é igual a saída?

Não exatamente! A despesa é uma parte das saídas, mas não representa tudo.

As saídas de capital podem se dividir em investimento, custo e despesa.

Exemplo: se você compra uma máquina, aumenta o ativo da empresa (pode inclusive ser vendida mais tarde). Se você compra um carro para fazer entregas, aumenta o ativo da empresa – é um investimento. Já a gasolina e o dinheiro com mecânica serão despesas (reparou que não está ligado diretamente à produção como explicado antes?).

Pois bem, e os custos? Estes representam as saídas relacionadas diretamente à produção: matéria-prima, salários da mão de obra, dentre outros.

E para que serve saber essa diferença? Separar as despesas dos custos, nos permite analisar, por exemplo, se produzir um determinado produto é realmente vantajoso. Isso ajuda o empreendedor a descobrir e acompanhar a margem de contribuição de cada produto.

Receita e despesa são conceitos essenciais na apuração de resultados. Lembre-se que receita – despesa = lucro (ou prejuízo, se o valor for negativo).

Entendendo e acompanhando esses fatores de forma precisa, o empresário terá muito mais clareza sobre a lucratividade, a saúde financeira e as oportunidades de crescimento da sua empresa.

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