Cobrança e Inadimplência

Mensalidade: O que fazer se o cliente atrasar ou não pagar?

Criado em 14 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de mai. de 2024)

Como o custo de aquisição de novos clientes pode ser muito maior do que o de manutenção da sua carteira de clientes atual,  é óbvio que, quanto mais ações de retenção e fidelização de clientes você tiver, menores serão os custos para o seu negócio, não é mesmo? E isso acontece também em empresas de serviços, que trabalham com mensalidades.

É exatamente por isso que manter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental, até mesmo quando eles, por exemplo, atrasam ou deixam de pagar a mensalidade. Você sabia que existem boas alternativas para contornar essa situação? Pois vai ser exatamente sobre elas que vamos falar agora, então não deixe de conferir nosso post:

Analise o histórico de pagamento das mensalidades

Esse cliente sempre atrasa as mensalidades? Existe um comportamento recorrente ou é a primeira vez que isso acontece? Se for a primeira vez, talvez realmente seja algo pontual. Assim, você só precisa monitorar a situação para ver quando o pagamento se efetivará. Caso a situação seja recorrente, parta para outras medidas de recuperação do cliente, como as que vamos ver a seguir.

Envie lembretes

Enviar um SMS ou um e-mail lembrando o cliente da data de vencimento da mensalidade é uma medida preventiva que contribui para o pagamento das contas em dia. Mas mesmo que um atraso venha a acontecer, não custa enviar uma nova mensagem informando que a mensalidade pode ser recebida até determinada data sem a incidência de juros ou taxas administrativas. É um gesto simples de cortesia que deixa o cliente muito mais satisfeito e fiel à sua marca.

Sugira o débito automático

Muitas pessoas acabam atrasando os pagamentos por puro esquecimento. Dessa maneira, sugerir ao seu cliente a colocação da fatura da mensalidade em débito automático pode ser a solução ideal. Dessa maneira, seu cliente não mais se preocupa com o vencimento e você recebe os valores nas datas programadas.

Apresente o cartão recorrente

Como se trata de uma mensalidade, você pode sugerir a seu cliente que faça o pagamento por meio do cartão de crédito recorrente. Ou seja, as mensalidades são lançadas mensalmente no cartão, mas sem comprometer o limite total disponível.

Ofereça opções de vencimento

Você já parou para pensar que a data de vencimento da mensalidade pode não ser boa para o seu cliente? Que tal dar opções para que ele agende o vencimento da mensalidade próximo à data de seus recebimentos? Assim facilita que ele faça o pagamento em dia. Essa alternativa pode ser facilmente implantada e vai deixar seu consumidor muito mais satisfeito com os serviços.

Negocie extensões ou parcelamentos

Em último caso, para não perder o cliente, negocie uma extensão do prazo para pagamento ou, ainda, o parcelamento da dívida. Vale ressaltar que todo cuidado é pouco nesse momento, pois a cobrança de dívidas é um assunto delicado. Delegue essa atividade a um profissional devidamente habilitado em negociações, que tenha carta branca da sua parte para estabelecer um acordo amigável com o devedor.

Tentar ao máximo negociar com o cliente, fazendo com que ele se sinta importante para o negócio, é a melhor estratégia para mantê-lo fiel. Assim, antes de tomar medidas mais drásticas, converse, dialogue. Não se esqueça de manter um registro de todas as suas tentativas de negociação, para o caso de precisar usá-las no futuro.

E você, conhece outra saída para fazer com que o cliente mantenha suas mensalidades em dia? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas sugestões conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

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