Finanças

Gestão financeira omnichannel: o que é e por que se preocupar com isso?

Criado em 25 de jun. de 2018

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

As finanças são as grandes responsáveis por manter a sustentabilidade de um negócio. Se a gestão dos ativos financeiros não é realizada de maneira adequada, todos os setores são impactados. Portanto, com a modernização de áreas como o marketing e a maior exigência do público consumidor, criou-se a necessidade de integração entre as áreas, o que fez despontar a gestão financeira omnichannel.

Mas, afinal, o que é gestão financeira omnichannel? Por que se preocupar com isso? As respostas para essas e outras perguntas você encontra neste artigo. Então continue a leitura!

O que é a gestão financeira omnichannel e como ela funciona?

Antes de falarmos sobre o conceito de gestão financeira omnichannel é necessário compreender o que é o omnichannel. O termo pode ser considerado uma variação do multi-channel e se refere ao trabalho em múltiplos canais de venda e atendimento de maneira integrada.

Dessa maneira, a gestão financeira integrada, como também pode ser chamada, é entendida com a parceria entre a área de finanças e os demais setores de um negócio. Ela funciona da seguinte maneira: o setor financeiro tem a responsabilidade de auxiliar a empresa na definição dos preços de vendas, meios de pagamento, definição e conciliação de fretes, além de apoiar e interagir com o setor fiscal, RH, produção etc.

Gestão Financeira Omnichannel : Integração

Qual a importância de estruturar a gestão de forma integrada?

A gestão financeira integrada implicará na organização das operações de todo o negócio em um único sistema. A importância está justamente na automação e otimização de todos os processos.

Então, para elucidar melhor a importância da adoção do omnichannel é fundamental falarmos sobre os benefícios proporcionados por essa integração:

Maior confiabilidade dos dados

Um dos maiores problemas geradores de falhas na organização financeira é um conjunto de dados não estruturados. A partir do momento em que se realiza a gestão financeira omnichannel, há uma maior confiabilidade. Consequentemente, isso gera menor retrabalho e uma fidelidade maior à real situação financeira do negócio.

Redução de custos

A redução de custos é outro benefício proporcionado pela integração. Já falamos lá no início do texto que a gestão financeira omnichannel ajuda até mesmo no estabelecimento de preços. Mas a integração tem um impacto que vai além dos valores. Entre as vantagens, está a redução de custos das operações, devido ao maior controle das despesas dos setores. A integração permite identificar custos desnecessários, sem prejudicar a atividade como um todo.

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Adequação de disponibilidade

Outra vantagem proporcionada é a adequação da demanda da empresa. A partir do momento que todos os canais são integrados, a área financeira pode definir aumento ou redução dos investimentos em determinada área, sem que haja comprometimento das finanças.

Melhora nos processos financeiros

O alinhamento das finanças aos objetivos do negócio é uma das maiores conquistas da gestão financeira omnichannel. Ou seja, há uma influência direta no planejamento fiscal, na formação de preços dos produtos e serviços e no processo de tomada de decisões, além de um maior controle do fluxo de caixa.

Um exemplo claro da aplicação é o dos marketplaces. Assim, a partir do momento que ela investe na gestão integrada, ela passa a ter um maior domínio sobre todo o processo de vendas, gestão de múltiplos canais, taxa de inadimplência, ações mais eficazes de cobrança, entre outros.

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Não podemos deixar de destacar o planejamento fiscal mais eficaz. O negócio passa ter uma noção do impacto dos impostos nas finanças, se há o pagamento de tributações desnecessárias, por exemplo. Além disso, até mesmo, algum tipo de sonegação involuntária.

Quais as melhores ações para fazer a gestão financeira omnichannel?

Como vimos, os benefícios da gestão financeira omnichannel são vários. No entanto, é preciso atenção antes de implementar as ações, principalmente quando a empresa utiliza canais de vendas físicos e digitais, cada qual com as suas especificidades!

Ter cuidado ao antecipar recebíveis

Hoje, os negócios podem oferecer diferentes formas de pagamento pelos produtos ou serviços. Um dos meios mais populares é o cartão de crédito, que na opção crédito costuma fazer com que a empresa precise esperar um tempo para receber o dinheiro. Além disso, ainda existem casos nos quais ela só terá o valor total depois de alguns meses, devido ao parcelamento.

Isso faz com que os negócios muitas vezes optem por antecipar os recebíveis junto às instituições financeiras. No entanto, é preciso cuidado, pois isso gera juros para a empresa, o que pode ser bastante oneroso. Logo, estude se esse custo extra compensa, especialmente se levar em consideração a sustentabilidade do negócio.

Fazer um controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes da gestão financeira. Como dissemos, o cuidado com a antecipação de recebíveis é primordial e é necessário reforçar que isso impacta diretamente o fluxo de caixa.

Ou seja, apenas dê baixa em recebimentos quando eles forem cair na conta da empresa. Do contrário, isso gerará dados incompatíveis com a real situação financeira da empresa, culminando em prejuízos. O ciclo de capital de giro precisa ser o mais fiel possível, pois só assim o negócio sabe o quanto tem para investir, quais os canais de vendas geram mais lucro etc.

Atentar-se a questões ligadas aos benefícios

Antes de oferecer ao consumidor parcelamentos a perder de vista é preciso avaliar a sustentabilidade financeira da empresa. Por essa razão, o controle e a gestão são tão importantes. Isso porque você evitará erros apenas por copiar as facilidades oferecidas pelos concorrentes.

Imagine que você parcele um serviço em 10 vezes, mas precise pagar os investimentos em apenas duas parcelas. O seu negócio terá capital o suficiente para arcar com esses pagamentos sem prejudicar a sua saúde financeira? Portanto, a partir do momento que há integração, os gestores têm maior controle sobre essas questões.

Implementar a gestão financeira omnichannel na empresa exige atenção. Dessa maneira, é preciso investir em uma Instituição de Pagamento que ajude a manter o planejamento financeiro e controlar os custos é o básico para obter sucesso. Assim, o sistema integrará todos os dados e ainda ajudará a fazer previsões para seu negócio.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Se você deseja ter uma ferramenta moderna e eficaz para integrar sua gestão financeira, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

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