Para facilitar a vida dos nossos clientes que realizam a integração da Gerencianet com outros sistemas, vamos postar dicas e informações sobre os módulos disponíveis na nossa plataforma. Para começar, vamos falar do MK-Auth.
A integração do MK-Auth é realizada dentro da plataforma de emissão de boletos e carnês. Confira o passo a passo:
Em seguida, acesso o MK-Auth para continuar:
Pronto! A integração está completa.
ATENÇÃO: Para que a integração funcione, o MK-Auth deve estar conectado à internet!
Você ainda pode cadastrar uma URL de callback para que o MK-Auth realize baixas automáticas sempre que a Gerencianet identificar um pagamento, e uma URL de cancelamento, para que o MK-Auth também realize uma baixa automática sempre que você fizer o cancelamento de uma cobrança na Gerencianet.
Mas atenção! Se o cancelamento for realizado no MK-Auth, não acontece a baixa automática na conta Gerencianet.
Veja como cadastrar as URLS:
Para completar, é preciso clicar no botão “Ativar”, disponível em frente às URL cadastradas. Neste mesmo lugar, você pode desativar a URL de notificação quando necessário.
Você pode realizar testes para verificar se a URL está funcionando perfeitamente. Para isto, clique no botão “Testar”, que fica ao lado da URL de notificação cadastrada em sua conta Gerencianet. Ao clicar no botão, uma requisição é enviada para o MK-Auth e você recebe uma mensagem informando se o callback está funcionando ou não.
Mas para que o callback e a integração funcione perfeitamente é importante utilizar a última versão do MK-Auth. Caso contrário, mesmo que você receba a mensagem com a informação de que o callback está funcionando, o sistema não realizará a baixa automática.
Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu MK-Auth parou de funcionar ou apresentou problema , sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Quando isso acontece, você deve ativar novamente a sua URL, testar e, em caso de resposta com sucesso (200), você pode reenviar as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:
É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback
Emissão
Se mesmo após a integração realizada acontecer algum erro na emissão da cobrança, você pode verificar a origem do erro clicando no botão “Logs”, disponível em frente ao token de integração cadastrado em sua conta Gerencianet. Os dados da entrada mostram as informações no momento da emissão e os dados de saída mostram se a cobrança foi emitida com sucesso ou, em caso de falha, o campo em que está o erro.
A integração funciona para boletos e carnês. Você pode gerar quantos precisar a partir de seu MK-Auth. Um erro comum é tentar atrelar boletos gerados em carnês. Essa opção existe no MK-Auth, mas não funciona para a Gerencianet. Se deseja criar carnês, utilize a opção de “incluir novo carnê” para seu cliente.
Se aparecer algum erro na tentativa de emissão e não for gerado um log, você deve conferir as configurações do MK-Auth. Normalmente esse erro ocorre quando as informações não estão sendo direcionadas sua rede para o sistema Gerencianet. Para ter certeza que a situação é essa, você pode fazer um traceroute do seu terminal para o host accounts.gerencianet.com.br
. Caso a resposta seja Tempo limite esgotado, as informações não estão chegando ao sistema da Gerencianet e você pode verificar o seu DNS (fazer um teste com outro DNS) e as opções de permissão da sua rede. No seu Mikrotik você pode ir em IP > Firewall > Filter Rules e verificar se o IP ou bloco de IP da Gerencianet (vide mais abaixo) está bloqueado e desbloqueá-lo, como na imagem abaixo:
Confira em nossa central de ajuda a relação das faixas de IP da Gerencianet.
Caso os procedimentos acima não resolvam o problema, será necessário descobrir o IP público com o qual o servidor do mk-auth do cliente chega na nossa estrutura. Veja abaixo como obtê-lo:
– Logar SSH no servidor do MK-AUTH
– Executar o comando: curl https://api.ipify.org
Em posse do IP público, efetue login em sua conta Gerencianet e, em seguida, abra um ticket informando o IP e o problema que está enfrentando em seu Mk-Auth.
Se você tiver dúvidas sobre as configurações do seu Mikrotik e MK-Auth que podem estar interferindo na integração, consulte o manual de configuração. Caso não consiga configurar as permissões necessárias contate o suporte do Mk-Auth [email protected].
Callback
Se após a realização do reenvio de callback o sistema retornar que sua URL é invalida, você pode fazer um teste colando a URL em seu navegador de internet. Se a página não for encontrada, alguma informação está incorreta e você deve verificar os dados informados e tentar novamente.
Se você não receber uma resposta de êxito (200) ou receber a resposta e mesmo assim o sistema informar que a URL está inválida, é necessário configurar a permissão na sua rede para que a Gerencianet acesse a URL e notifique o seu MK-Auth.
Na URL de confirmação de pagamento ( http://SEU_IP:porta/api/fortunus_confirma.php ) ou de cancelamento ( http://SEU_IP:porta/api/fortunus_cancela.php ) você deve informar a porta de sua escolha para o acesso da Gerencianet. Caso não saiba qual liberar, utilize a 80 ou 443, que são as padrões.
Se mesmo após a realização das modificações citadas acima a Gerencianet não conseguir acessar seu sistema, você pode colocar uma permissão de acesso para o Bloco de IP da Gerencianet. Confira em nossa central de ajuda a relação das faixas de IP da Gerencianet.
Caso não consiga configurar as permissões necessárias contate o suporte do Mk-Auth ([email protected]).
Ainda ficou com alguma dúvida? Envie um ticket para nossa equipe!
A equipe do suporte do Mk-Auth gravou um vídeo e disponibilizou no YouTube ensinando a configurar o Mk-Auth de forma a permitir o pagamento de clientes por cartão de crédito. Confira o vídeo através deste link.
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