APIs e integrações

Integrações Gerencianet: MikWeb

Criado em 9 de abr. de 2015

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Dando sequência à nossa série sobre as integrações da Gerencianet, hoje vamos falar sobre o MiKWeb. Veja abaixo como realizar o procedimento:

Integração

  1. Acesse o menu “Integrações > Token de Integração” da plataforma de emissão de boletos e carnês da Gerencianet
  2. Informe o nome da integração e clique no botão “Gerar Token”
  3. Copie o token gerado e acesse o portal MikWeb
  4. No menu “Configurações >Forma de Pagamento” , escolha a opção Boleto Gerencianet ou Carnê Gerencianet no campo “Forma de Pagamento”
  5. Em seguida, cole o token no campo “Chave de Integração”
  6. Para finalizar, clique no botão “Salvar alterações”

Pronto! Sua integração já está funcionando

Como dar baixa automática no MikWeb?

Para que seja dada a baixa automática da cobrança em seu sistema MikWeb, é necessário cadastrar uma URL de callback na plataforma de emissão de boletos e carnês da Gerencianet. Da mesma forma, é preciso cadastrar uma URL de cancelamento para que o MiKWeb também realize uma baixa automática sempre que você fizer o cancelamento de uma cobrança na Gerencianet.
Mas atenção! Se o cancelamento for realizado no MiKWeb, não acontece a baixa automática na conta Gerencianet.

Confira o passo a passo para cadastrar a URL de notificação:

  1. Acesse o menu “Integrações >Callback”
  2. No campo “URL de notificação”, informe o endereço de acesso de acordo com seu subdomínio, conforme modelo abaixo: http://demo.mikweb.com.br/confirmar_fatura_gn (no lugar da palavra demo informe seu subdomínio).
  3. Na caixa disponível ao lado escolha a opção “Cobrança Confirmada”
  4. Clique no botão “Cadastrar”
  5. Faça o mesmo procedimento se desejar cadastrar uma URL de cancelamento.

Como verificar se a integração está funcionando?

Você pode realizar testes para verificar se a URL está funcionando perfeitamente. Para isto, clique no botão “Testar”. Ao clicar no botão, uma requisição é enviada para o MiKWeb e você recebe uma mensagem informando se o callback está funcionando ou não.

A integração falhou. Como verificar o erro?

Se mesmo após a realização da integração não acontecer a baixa automática de pagamento ou se algum boleto não for emitido via integração, você pode verificar a origem do erro clicando no botão “Logs”, disponível em frente à URL cadastrada. Você verificará todas as requisições e a resposta de cada uma. Assim, analisando a resposta das requisições, será possível identificar o possível erro.

Se preferir, você pode conferir os tutoriais de integração com o MK-Auth e WebMikrotik. Ainda ficou com alguma dúvida? Envie um ticket para nossa equipe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.