Se você utiliza o TopSapp como gerenciador e a Gerencianet como meio de pagamento, está na hora de tirar todas as dúvidas sobre a integração dos sistemas.
A primeira etapa é realizada dentro da sua conta Gerencianet:
Em seguida, é necessário acessar o portal TopSapp para finalizar o processo:
Pronto. A integração está finalizada.
Para que o pagamento seja identificado diretamente em seu sistema você deve cadastrar uma URL de callback. Também é possível cadastrar uma URL de cancelamento para que o TopSapp realize a baixa automática de cobranças canceladas na Gerencianet.
Mas atenção! Se o cancelamento for realizado no Topsapp, não acontece a baixa automática na conta Gerencianet.
Veja como cadastrar as URLS:
Para que a URL de cancelamento seja cadastrada com sucesso, é preciso marcar a opção Cobrança Cancelada, na configuração de callback de sua conta Gerencianet.
Você pode realizar testes para verificar se a URL está funcionando perfeitamente. Para isto, clique no botão Testar, que fica ao lado da URL de notificação cadastrada em sua conta Gerencianet. Ao clicar no botão, uma requisição é enviada para o TopSapp e você recebe uma mensagem informando se o callback está funcionando ou não.
É importante verificar se a porta 1996 está liberada e operante. Muitas vezes, alguns usuários ou a própria operadora bloqueiam as portas e, por isso, é necessário confirmar se está tudo funcionando.
Quando a sua URL está configurada corretamente, mas por algum motivo o seu TopSapp parou de funcionar ou apresentou problema, sua URL é desativada e as notificações não são enviadas. Quando isso acontece, você deve ativar novamente a sua URL e fazer o testar para saber se esta tudo ok. Em caso de resposta com sucesso (200), você pode reenviar as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:
É importante sempre monitorar o status da sua URL de callback
Se mesmo após a integração realizada acontecer algum erro na emissão da cobrança, você pode verificar a origem do erro clicando no botão Logs, disponível em frente ao token de integração cadastrado em sua conta Gerencianet. Os dados da entrada mostram as informações no momento da emissão e os dados de saída mostram se a cobrança foi emitida com sucesso ou, em caso de falha, o campo em que está o erro.
Se aparecer algum erro na tentativa de emissão e não for gerado um log, você deve conferir as configurações do TopSapp.
A integração funciona para boletos e carnês. Você pode gerar quantos precisar a partir de seu TopSapp.
Ainda ficou com alguma dúvida? Envie um ticket para nossa equipe!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.