Se você utiliza a Efí para fazer suas cobranças pelo WHMCS ou deseja utilizar o sistema, este post é para você tirar suas dúvidas.
O WHMCS é um gerenciador financeiro e administrativo para empresas de hospedagem, auxiliando em todo o processo de cobrança. Para fazer a integração, confira em nossa documentação oficial os requisitos do sistema.
Ao realizar a integração, todas as cobranças geradas pelo módulo ficam disponíveis no painel da API da Efí. Quando o pagamento for confirmado, o status no seu painel administrativo WHMCS será atualizado automaticamente.
Para começar, faça o download da última versão do módulo e siga os passos abaixo:
Após este procedimento, faça as configurações no módulo Efí para WHMCS:
Sempre que uma fatura for cancelada no WHMCS, ela é automaticamente cancelada na Efí.
Para cancelar a cobrança no WHMCS, siga os passos abaixo:
Pronto! A cobrança será cancelada no WHMCS e na Efí.
Sempre que a fatura tem a data de vencimento modificada no WHMCS, esta informação também é atualizada na Efí.
Veja como alterar o vencimento da cobrança:
Nesta integração é possível gerar boletos considerando os descontos dos cupons promocionais fornecidos pelo WHMCS. O desconto escolhido no WHMCS (porcentagem, valor fixo, substituição de preço e isenção de tarifas) é convertido em reais e repassado à API Efí no momento da geração do boleto.
Além dos descontos fornecidos pelo WHMCS, é possível disponibilizar descontos exclusivos para os boletos gerados na Efí. Esta opção é configurada nos campos “Desconto do Boleto” e “Tipo de desconto” na conta Efí. Uma vez configurado, ele será exibido no boleto e, assim que for pago, o valor do pedido e da cobrança no WHMCS é atualizado considerando o desconto da Efí.
Os créditos que o usuário possui no WHMCS também são uma opção de desconto. Assim, caso você aplique um determinado crédito no pedido do WHMCS, a quantia é convertida em desconto no boleto Efí.
Antes da geração de uma cobrança alguns campos requisitados na integração passam por validação. Os erros que podem retornar são:
Ainda que nenhum destes erros de validação sejam retornados, a API Efí poderá retornar erros referentes à geração da cobrança. Para interpretar os retornos da API e, claro, corrigir possíveis erros de validação de dados ou outros similares, acesse a página “Interpretando Erros da API“.
Além do módulo para WHMCS desenvolvido internamente por nossa equipe, a Efí possui um parceiro oficial que desenvolveu à parte um módulo para o WHMCS. A solução é homologada pela empresa e se preferir, você pode utilizá-lo:
Módulo Efí para WHMCS (cartão de crédito e boleto bancário) (desenvolvido por Maurício Gofas)
Para conhecer a documentação completa (incluindo imagens) do módulo de integração Efí com o WHMCS, clique aqui.
Se você ainda tem alguma dúvida, envie um ticket para nosso suporte.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.