A indústria 4.0 ou quarta revolução industrial é um assunto que está bombando. Enquanto, ao longo dos anos, a mecanização (indústria 1.0), a produção em massa (indústria 2.0) e a automação (indústria 3.0) entraram na produção, a última nos leva para um novo patamar. Por isso, é importante falarmos também sobre logística 4.0 e suas consequências para o business intelligence.
Afinal, os principais objetivos da quarta revolução só podem ser alcançados se a logística for adaptada corretamente. Isso inclui capacidade em tempo real, descentralização, trabalho remoto e outros quesitos.
Para você assimilar melhor, confira a seguir o conceito de logística 4.0, como ela funciona, por que é importante para a gestão e outros benefícios.
Em linhas gerais, logística 4.0 é a criação de redes e a integração de processos logísticos dentro e fora das empresas e instalações de produção. Ela também engloba o controle descentralizado em tempo real das redes logísticas.
Algumas soluções incluem recursos ciber-físicos (CPS), que são sistemas embarcados interconectados via redes de comunicação. Outros componentes contêm sistemas de assistência, como dispositivos com inteligência autônoma, e recursos para tomada de decisão, como câmeras, detectores e carros autônomos.
Os objetivos da logística 4.0 são: automação entre empresas, otimização de fluxos de materiais e utilização de recursos na logística de entrada e saída. Como a digitalização é uma consequência necessária, é preciso desenvolver uma flexibilização interativa de modelos de negócios, processos e redes de parceiros.
A logística 4.0 não é uma estratégia planejada apenas uma vez e depois conservada da mesma forma por muitos anos. Ela está constantemente se adaptando a novos requisitos e é implementada diariamente.
Esse tipo de logística atua como gerenciamento da cadeia de suprimentos com base em previsões. Com essa e outras novas tecnologias, os índices logísticos como qualidade, confiabilidade e flexibilidade de entrega são otimizados. As soluções são destinadas igualmente a processos internos e externos.
Por exemplo, cadeias de valor e redes cada vez mais complexas e globais exigem abordagens completamente novas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Isso é fundamental para coordenar os fluxos de material e a informação dos fornecedores de matérias-primas para os clientes com mais eficiência.
A implementação da logística 4.0 impulsiona a aplicação de métodos avançados, como os seguintes:
A transformação digital, especialmente a rede de processos logísticos, fornece mais transparência nas cadeias de suprimentos e expedição e, portanto, melhora o gerenciamento delas.
Para isso, as empresas devem criar e implementar conceitos para planejar, controlar e monitorar fluxos de informações, projetos e materiais. Isso é importante para incluir todos os níveis de logística corporativa na transformação digital e identificar tecnologias adequadas para otimização.
As tecnologias IoT (Internet of Things) prometem benefícios de longo alcance para as operações de logística 4.0, consumidores finais e clientes. Elas estão estendendo os ganhos por toda a cadeia de valor, desde operações simples, armazenamento e transporte de mercadorias até a última entrega.
Também permitem produtividade, maior eficiência, proteção, segurança e um modelo operacional mais colaborativo. De fato, elas estão remodelando e redefinindo o mercado de maneiras surpreendentes.
Assim, as empresas que contam com digitalização e automação podem criar vantagens competitivas significativas e, ao mesmo tempo, reduzir os custos. Outro ponto relevante é a possibilidade de aumentar a satisfação do cliente no transporte de mercadorias e diminuir os erros na entrega.
Entre os aspectos que evidenciam a importância da logística 4.0, podemos destacar os que seguem.
A coleta e o processamento de dados são uma das áreas funcionais mais importantes nos sistemas em rede. Principalmente em tempos de digitalização, a qualidade dos dados é um pré-requisito para se qualificar como um parceiro atraente para outras empresas.
As organizações que podem contar com uma rede internacional de contatos têm mais margem de manobra nas negociações de preços. Por isso, se torna vantajoso investir em contatos e procurar parceiros adequados no exterior.
Graças à rede global, as empresas não dependem mais apenas da infraestrutura doméstica. A terceirização também permite que empresas de médio e pequeno porte tenham acesso a recursos e peças de fornecedores em todo o mundo.
A transformação digital facilita a identificação de novos mercados de vendas. Isso significa que, para quem disponibiliza serviços ou produtos para parceiros internacionais em um estágio inicial, as chances de se estabelecer com sucesso e sustentabilidade no mercado aumentam.
A introdução do Big Data no mundo da logística permite prever as necessidades dos clientes e, consequentemente, antecipá-las com ações de fornecimento vinculadas a previsões de demanda muito confiáveis.
Novas ferramentas analíticas desenvolvidas no ambiente da logística 4.0 combinam dados relacionados a histórico de vendas, previsões meteorológicas, notícias locais e até conversas em mídias sociais para obter uma aproximação muito precisa do cenário de negócios.
Em consequência das informações meteorológicas e de tráfego em tempo real, que são importadas automaticamente para os ambientes de planejamento, os sistemas de logística 4.0 facilitam a utilização de configurações mais eficientes em rotas e passeios.
Isso possibilita adicionar novas paradas ou pontos extras de retirada, de entrega rápida e recalculada, com base em novas informações. Dessa forma, a tecnologia usada a favor da logística diminui as chances de erros em relação ao trajeto.
Como você viu, a logística 4.0 é uma tendência que chegou para as empresas se adaptarem aos recursos disponibilizados pela indústria 4.0. Afinal, todas as etapas de produção, desde a escolha da matéria-prima até a entrega final, precisam estar alinhadas no mesmo nível de excelência.
Entre todos os benefícios que listamos, qual você considera mais atraente para o seu negócio? Quer continuar aprendendo sobre gestão? Então saiba mais sobre o Custo de Aquisição de Clientes!
Esse artigo foi produzido pelo iClips.
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