As fintechs revolucionaram o mercado financeiro. Se você ainda não sabe do que estamos falando, fique tranquilo(a) — vamos te explicar tudo sobre esse termo que já faz parte da rotina de muitos brasileiros. ?
O jeito mais simples de entender o que é uma fintech é separando as palavras do termo: fin se refere à financial (financeiro) e tech é a abreviação de technology (tecnologia). Logo, na tradução literal, fintech significa tecnologia financeira.
Mas o que isso quer dizer?
Bom, esse termo é muito usado para definir empresas que usam tecnologia de ponta para criar produtos financeiros totalmente digitais e inovadores.
As fintechs nasceram com o intuito de redesenhar os serviços dos bancos tradicionais para tornar a relação com o dinheiro muito mais simples, prática e econômica para o cliente.
No Brasil, já existem muitas categorias de fintech, segundo o Banco Central. Veja alguns exemplos:
Nessa altura, eu imagino que você deva estar pensando: “ok, mas eu também consigo usar os serviços do meu banco tradicional pela internet”. Sim, só que o banco tradicional varia entre online e presencial. Note que os serviços essenciais como abertura de conta e atendimento, geralmente, precisam ser feitos na agência física.
As fintechs, por outro lado, nasceram no ambiente digital e funcionam de forma 100% online — desde as operações financeiras até o suporte ao cliente.
Além de serem altamente tecnológicas e revolucionárias, as fintechs são também muito acessíveis para os usuários em termos de economia. É muito comum encontrar serviços mais baratos ou até mesmo gratuitos nesses lugares.
Tudo graças à tecnologia: como as fintechs só operam no contexto digital, não precisam contar com grandes estruturas físicas. Esse fator reduz os seus custos internos e faz com que as tarifas também sejam menores (ou nem existam).
+ Banco digital x banco tradicional: qual deles é mais vantajoso?
Via de regra, sim, é confiável. Mas como qualquer modelo de negócio, é ideal que você pesquise antes de contratar os serviços de uma fintech.
Na hora de escolher, dê preferência às empresas autorizadas pelo Banco Central, que possuem selos de segurança e um bom sistema antifraude.
Também é interessante investigar a reputação da fintech. Veja há quantos anos ela atua no mercado financeiro, quantos clientes possui em sua base, qual o valor movimentado por ano e outros dados que comprovem a robustez da empresa.
Como muitas fintechs não precisam de licença para atuar, é difícil saber o número exato de empresas existentes no Brasil. A comunidade de startups Distrito mapeou, até 2022, 1289 fintechs, com destaque para as categorias de crédito (17,5%) e de meios de pagamento (14,4%).
As fintechs são conhecidas por oferecer soluções financeiras modernas, menos burocráticas e mais intuitivas de serem usadas. Listamos, abaixo, as principais vantagens para o cliente!
A gente sabe que os termos “fintech” e “startup” podem gerar certa confusão. Você sabe a diferença entre eles?
Como já vimos, fintechs são empresas de serviços financeiros que usam tecnologia de ponta para oferecer produtos mais modernos e econômicos.
Por outro lado, as startups são empresas com propostas inovadoras, ainda em fase inicial, mas com alto potencial de crescimento. Esses projetos costumam atrair investidores, que aplicam seu dinheiro em troca de uma participação minoritária na empresa.
Um exemplo muito famoso de startup, fora do nicho financeiro, é a Uber — que revolucionou o modelo de transporte feito por motoristas particulares.
Ou seja, nem toda startup é uma fintech e nem toda fintech é uma startup.
Somos sim! Nascemos e operamos de forma totalmente digital, oferecendo serviços financeiros inovadores, econômicos e fáceis de usar.
Se você ainda não conhece a gente, vamos te contar um pouquinho sobre nós: a Efí é uma Instituição de Pagamento e Financeira autorizada pelo Banco Central que, desde 2007, facilita a rotina financeira de empresas por todo o Brasil.
Nós oferecemos uma Conta Digital para negócios gratuita, com soluções completas de cobranças e ferramentas inteligentes para gestão de dinheiro. Atendemos, hoje, cerca de 290 mil clientes e nos responsabilizamos por mais de 130 milhões de emissões anuais de cobranças. Só em 2021, foram movimentados cerca de R$ 15 bilhões nas contas cadastradas.
Confira a nossa prateleira de produtos e serviços financeiros:
Gostou da Efí? Seu caminho para empreender pode ser mais tranquilo com a gente, com uma conta 100% virtual e sem taxa de manutenção. Abra a sua conta grátis! ?
Escrito por
Carolina CoelhoSou a Carol, uma jornalista apaixonada pelo poder da escrita e pela arte de transformar temas financeiros em conteúdos mais leves e fáceis de entender. No meu tempo livre, amo ler e me inspirar em boas histórias!
Ver mais postagens deste autorCompartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.