Estamos chegando ao final de mais uma década, e esta foi marcada por grandes avanços tecnológicos. Cada vez mais ouvimos sobre uma nova revolução chamada de indústria 4.0. Muito se fala sobre o uso de novas tecnologia em grandes fábricas e empresas. Mas, como as empresas de pequeno porte estão se preparando para essa nova era?
Segundo uma pesquisa do Sebrae, nos últimos três anos, as pequenas empresas apostaram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais. Ainda nesta pesquisa, 92% das empresas de pequeno porte (EPPs) afirmaram usar o celular como principal ferramenta tecnológica.
Com uma transformação digital centrada nos smartphones, as EPPs buscam encontrar soluções tecnológicas para seus principais problemas. E, o que é observado, na maioria dos casos, são empresas utilizando serviços de terceiros para atividades internas e externas. Isto é, usar aplicativos como WhatsApp, Facebook, entre outros.
Pequenas empresas já se transformaram com o desenvolvimento de aplicativos, se tornando destaque em seus segmentos. Por isso, neste artigo, iremos abordar os principais pontos para a criação de um aplicativo próprio.
Ao estruturar um projeto para criar um app, alguns passos devem ser seguidos para facilitar o fluxo de ideias e criação. Então veja a seguir!
Todo aplicativo precisa resolver algum problema, além de ser intuitivo, funcional e possuir uma interface simples. Portanto, ele tem que ser um facilitador dentro de todo o organismo corporativo, já que a concorrência desse mercado é muito grande. Dessa maneira, é necessário avaliar alguns pontos:
Essas perguntas te darão um caminho para iniciar a criação de um aplicativo. Todas as ações que você deve tomar devem ter em vista alcançar o objetivo traçado. Então escreva todas as ideias em um papel ou computador, de forma que você não esqueça nenhum detalhe. Dessa maneira, toda essa documentação será muito importante na hora do desenvolvimento.
Um grande erro cometido por empreendedores em geral é utilizar os conceitos de persona e público-alvo como sinônimos. Apesar de ambos serem ótimos norteadores para estratégias, esses são conceitos distintos. A persona é um personagem semi fictício, que é criado para ajudar um negócio ou projeto a entender de forma mais clara quem é seu cliente ideal. Ela é baseada em análises reais do seu atual público e em pesquisas de mercado.
Veja abaixo algumas perguntas para ajudá-lo a definir uma persona para o seu aplicativo!
Respondendo a estas perguntas, você terá um esboço de quem é o seu cliente ideal. Portanto, use os canais de comunicação onde você acha que sua persona se encontra. Converse com algumas pessoas e pergunte o que eles esperam da sua ideia, além de questionar as etapas referentes à implementação do aplicativo. Dessa maneira, isso fornecerá insights importantes para criar um aplicativo.
Você já definiu como espera que seu aplicativo funcione, como visto acima. Então, agora é a hora de procurar os concorrentes no mercado. Dessa maneira, confira a seguir as questões que você poderá catalogar.
Essas perguntas irão te ajudar a identificar os aplicativos do mesmo nicho de mercado.
Crie uma lista com todas as empresas que poderão concorrer com você. Analise todos os ponto positivos e negativos que os usuários citam sobre seus concorrentes. Nesta etapa, você pode retirar alguns insights importantes para garantir uma boa experiência para seus usuários. Absorva os pontos positivos e ajuste os pontos negativos.
Junte todas as ideias que você teve até o momento e organize-as.
Depois, faça um esboço do que você espera que seja O seu aplicativo. Utilize textos, imagens, desenhos e qualquer outra coisa que facilite o entendimento do que será seu app.
Os pontos acima, são um guia para a criação do “esqueleto” do seu aplicativo. Embora, eles possam mostrar informações importantes sobre o app, ainda não contemplam o desenvolvimento em si.
O desenvolvimento de um aplicativo, independente do tipo, pode seguir 3 caminhos. Então veja abaixo!
O benefício do desenvolvimento interno está, além da criação do aplicativo, na implementação de um time interno de TI. Mas, é um grande desafio, e é totalmente desaconselhável para quem não possui experiência em gerência de projetos deste escopo.
Já contratar freelancers, apesar de ser a opção de menor custo, sofre com o mesmo problema. Criar um aplicativo sem experiência neste tipo de projeto pode ser um grande erro, por isso é recomendado a contratação de uma empresa especializada.
O primeiro passo é encontrar uma equipe que atenda suas necessidades. Logo após, você precisa certificar que seus objetivos serão cumpridos. E, para isso, é importante que você tenha suas ideias claramente organizadas.
Depois de selecionar qual empresa terceirizada será responsável pelo desenvolvimento, você deve investigar quais produtos eles criaram e a qualidade do serviço. Lembre-se, você têm pouca ou nenhuma experiência com o processo de desenvolvimento de um aplicativo. Para confirmar se a equipe é eficiente, sua pesquisa deve ser aprofundada.
Assim como você não sabe muito sobre desenvolvimento de aplicativos, é provável que a equipe que você contratou não tenha conhecimento sobre o seu empreendimento. Portanto, se estão criando um aplicativo relacionado à sua marca, é de suma importância que eles tenham conhecimento sobre o assunto.
Ao se reunir com a equipe de desenvolvimento, fique atento com a maneira com que eles receberam a sua ideia. Avalie se surgiram muitas dúvidas ou se eles aparentam estar confortáveis com o projeto. Isso pode ser observado pelas perguntas que irão fazer a você durante a discussão sobre o projeto.
Se você não possui conhecimento sobre o desenvolvimento de aplicativos, provavelmente não deve saber quanto tempo leva para que um fique pronto. Então, certifique-se de cobrar um prazo e um cronograma organizado para acompanhar o processo de desenvolvimento.
Também é extremamente normal que você tenha dúvidas sobre a criação, desenvolvimento e funcionalidade do seu investimento. Não seja receoso em ser evasivo ou atrapalhar. Afinal, todo capital gasto deve ser bem pensado e trabalhado para que se tenha um ótimo produto no futuro.
Ter facilidade na comunicação com a empresa responsável pelo desenvolvimento e com os desenvolvedores do seu projeto é essencial. Mesmo que você não o acompanhe pessoalmente, é seu dever ficar por dentro de tudo. Escolha uma maneira de manter o contato, ainda que seja à distância. Seja qual for o método escolhido (Skype, WhatsApp, etc…), garanta a sua comunicação com cada membro da equipe durante todo o processo.
Independente do porte da empresa, desenvolver um app é uma grande decisão. Não apenas pelo custo do investimento, mas pela mudança que trará ao seu negócio. Entrar no mercado digital irá trazer grandes mudança, mas é necessário reforçar que, em um mundo cada vez mais conectado, o posicionamento digital é fundamental para sobrevivência de qualquer negócio que busca se manter sólido.
Então, agora que você já sabe o que deve ser considerado no desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas, entenda como criar um aplicativo tipo Uber!
Este artigo foi produzido pela Usemobile!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.