Os tradicionais marketplaces de produtos conectam pessoas ou empresas que vendem mercadorias físicas ou digitais com os consumidores que desejam adquiri-las. Por outro lado, um marketplace para prestadores de serviços proporciona essa mesma conexão. Porém, como o próprio nome sugere, unindo aqueles que prestam serviços com aqueles que demandam por eles.
Neste post, mostraremos os principais pontos no que se refere ao assunto. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite!
Em primeiro lugar, vamos ao funcionamento de um marketplace para prestadores de serviços. Ele pode ser dividido em dois modelos principais: por transação ou por orçamento/negociação.
Modelo mais comum, baseado na intermediação de pagamento entre as partes do negócio, cobrando uma comissão sobre cada operação efetuada na plataforma. Um exemplo de sucesso é o Uber, que conecta motoristas (prestadores de serviços) com os passageiros (clientes).
Não há custo inicial ou mensal para participar desse tipo de marketplace. Desta forma, prestador do serviço só pagará a comissão sobre o que ele vender. No caso do Uber, sobre as corridas.
Modelo que funciona da seguinte maneira: a empresa ou o indivíduo que presta um determinado serviço cadastra seu perfil e portfólio de trabalho no marketplace em questão.
Assim, estarão à disposição para receber contatos dos possíveis clientes. Ao serem contatados, inicia-se uma negociação, envolvendo orçamentos, prazos etc. Desta forma, o pagamento do serviço é normalmente realizado por fora da plataforma.
Por essa razão, em vez de cobrar uma comissão sobre a venda, este marketplace de serviços cobra uma mensalidade para participar do seu ambiente de negócios.
Na sequência, vamos aos motivos para apostar em um marketplace para prestadores de serviços.
O primeiro deles é o aumento da receita. Isso acontece porque, ao se fazer presente nesse tipo de canal, a pessoa ou empresa farão parte de um ecossistema conhecido e procurado por milhares de clientes diariamente.
Essa particularidade contribui para o ganho de exposição na Internet, fator diretamente relacionado ao crescimento das vendas.
Como lucrar vendendo em um marketplace
Outro ponto que merece o seu destaque corresponde ao custo de aquisição do cliente. Os marketplaces são uma ótima alternativa para quem pretende reduzir os gastos com anúncios e propagandas na Internet para conquistar novas oportunidades de negócio.
Fique sabendo que esse investimento é feito por parte do próprio marketplace, que faz o possível para levar o máximo de visitantes ao site. Em outras palavras, o prestador de serviços não terá custos com a prospecção.
Uma das maiores vantagens de investir em um marketplace para prestadores de serviços é o marketing indireto. Nesse sentido, estamos nos referindo, sobretudo, ao espaço de buy box, que se resume a um campo específico em que são apresentadas as melhores ofertas para um determinado serviço.
Caso você tenha boas condições, ficará evidenciado para centenas (ou milhares) de clientes. Por isso, o buy box costuma ganhar muito espaço nos anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais.
Por fim, vale deixar claro que a participação em um marketplace pode ser de grande ajuda para o crescimento da empresa. Por isso, os motivos para investir nessa estratégia são claros e evidentes.
O pagamento do marketplace é configurado de forma automática na plataforma, direcionado o valor previamente estipulado para cada prestador de serviço. Assim, este procedimento pode ser feito, inclusive, diretamente com a ajuda de um intermediador de pagamentos, como a Efí.
Por exemplo, se você trabalha com a venda de produtos e tem revendedores trabalhando para você, você pode fazer a configuração para que o pagamento seja dividido automaticamente, direcionando a comissão para os revendedores. Desta forma, você evita retrabalhos e economiza muito tempo.
Se quiser saber ainda mais, veja como facilitar a divisão do dinheiro em um marketplace para prestadores de serviços.
Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?
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