Conceder descontos à vista ao consumidor ou um prazo maior para a quitação de sua compra? Os lojistas enfrentam essa dúvida cruel na hora de escolher a forma de pagamento ideal para oferecer aos seus clientes. A opção de cobrança mais alinhada com o perfil da sua empresa e do cliente é a que deve ter maior peso decisivo na escolha. Por um lado, as vendas à vista permitem que os lojistas ofereçam descontos mais atraentes. Mas, por outro, as vendas a prazo facilitam a vida do consumidor. A opção a prazo faz com que o consumidor consiga quitar suas compras de maneira gradual, caso não tenha o valor total disponível.
Assim, fizemos esse artigo para ajudar você a escolher qual é a melhor opção de cobrança para o seu negócio. Então, não deixe de conferir o nosso post para tomar a decisão mais acertada!
Avaliar o mercado em que atua e, principalmente, o próprio negócio é a melhor alternativa para decidir sobre a opção de cobrança mais vantajosa. É necessário que o empreendimento possua condições financeiras suficientes para suportar os benefícios comerciais oferecidos. Portanto, sempre verifique de que maneira o desconto ou o prazo concedido está impactando no caixa da sua empresa.
Conceder descontos em uma venda à vista é uma boa opção se seu objetivo é aumentar o dinheiro em caixa mais rapidamente. Vender à vista significa utilizar o dinheiro da venda de um produto para cobrir o seu próprio custo. Já a concessão de prazos maiores é uma ótima opção de cobrança para manter consumidores habituais e atrair novos clientes para as compras.
Hoje em dia, os consumidores prestam mais atenção no valor da parcela do que no número de parcelas a serem quitadas. Em alguns casos, nem param para efetuar o cálculo do valor final do financiamento. Antes de optar por essa forma de venda, no entanto, verifique se seu caixa pode suportar o impacto do prazo concedido para o recebimento.
De maneira geral, as vendas à vista geram dinheiro a curto prazo, enquanto os parcelamentos prolongados atraem novos clientes.
Portanto, vamos dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de cada opção de cobrança separadamente?
Parcelar compras no cartão de crédito, carnê ou outra modalidade pode ajudar o seu negócio. A vantagem das vendas a prazo é, além de atrair novos clientes, a garantia dos recebíveis a longo período, facilitando as negociações com os fornecedores.
No entanto, possui como desvantagem um maior desequilíbrio ao fluxo de caixa, caso haja pouco planejamento. Isso pode fazer com que a empresa não consiga arcar com as próprias contas, por ainda não ter recebido as parcelas devidas. A inadimplência dos clientes também pode ser um agravante no caso de vendas a prazo.
Então, fique atento! Evite a geração de dívidas maiores que sua capacidade de receitas, baseando-se na ilusão de captar novos clientes.
Manual Financeiro Para Empreendedores
Essa estratégia de recebimento permite o aumento das receitas em um prazo mais curto. Isso viabiliza a quitação imediata dos fornecedores e demais despesas do empreendimento. Como desvantagem, tem-se a necessidade de um planejamento cuidadoso para que não faltem recursos para a quitação de dívidas futuras.
O melhor para o lojista seria, porém, oferecer o máximo de opções de pagamento possíveis. A implantação pode ser o ponto crucial para o fechamento de uma venda e otimização dos processos.
Assim, realize uma boa gestão do fluxo de caixa e utilize as duas opções de venda. Para um melhor gerenciamento do negócio, adote como solução o serviço especializado de quem entende de cobranças. Você pode até vender parcelado e receber o dinheiro à vista. Isso é possível com a ajuda de um intermediador de pagamentos, sabia?
Com essas informações, você vai poder tomar decisões mais assertivas para realizar suas cobranças. Assine nossa newsletter abaixo e receba mais conteúdo sobre gestão de pagamentos, e-commerce e finanças no seu e-mail!
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