Quem utiliza as integrações da Efí sabe da importância do callback. É por meio dele que seu sistema recebe a informação sempre que um pagamento é efetuado ou cancelado e realiza a baixa automática. Mas as vezes, por alguma falha no sistema integrado, que não permite a comunicação com a Efí, as notificações não são entregues corretamente. Neste caso, é preciso realizar o reenvio do callback. Veja como fazer:
Quando sua URL é desativada e as notificações não são enviadas, você recebe um e-mail com esta informação.
Quando isso acontece, você deve testar novamente a sua URL e, em caso de resposta com sucesso (200), você deve ativar a URL e reenviar as notificações de confirmação de pagamento. Para isso, siga o procedimento abaixo:
Pronto! O callback entra em uma fila de envio e é reenviado após alguns minutos.
Existem algumas maneiras de analisar e reenviar uma notificação da API, direcionadas tanto ao desenvolvedor (requer conhecimento técnico) quanto ao usuário do sistema integrado (não requer conhecimento técnico):
Caso queira reenviar a notificação de transação(ões) específica(s), você pode realizar diretamente do painel de sua API. Para isso, realize os passos abaixo:
Pronto! Em alguns minutos, a notificação será reenviada para seu sistema.
Quando a URL associada à transação está “fora do ar”, não é possível entregar a notificação para seu sistema. Assim, a notificação voltará para nossa fila interna de envios e será enviada novamente no decorrer do dia.
Caso você queira retornar o histórico de notificações enviados a uma determinada transação, nossa API possui a função getNotification()
. Para isso, você deve enviar uma requisição GET
para a rota /notification/:token
, onde :token
é o token de notificação da transação desejada.
Cabe frisar que esta é uma função que deve ser utilizada em situações esporádicas e não para criar uma rotina de consultas em nosso webservice de forma contínua (loop), pois há um limite de consumo diário deste endpoint, que é de 15.000 a cada 24 h. Caso o limite seja excedido, o endpoint será bloqueado por um período de 24 hs e o desbloqueio será realizado de forma automática.
Independente da maneira que você optar pelo reenvio da notificação, lembre-se que na aba “histórico de notificações” são exibidas as notificações (POST) que enviamos para seu sistema e a aba “histórico de requisições” mostra as consultas que seu sistema realiza em nosso webservice (no caso das notificações, seu sistema sempre deverá consumir a rota /notification/:token
).
Para mais informações, confira a documentação oficial da API.
Ainda está com dúvidas ou enfrentando problemas? Envie um ticket para que nossa equipe possa auxiliar você.
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.