Muitos prestadores de serviços investem um tempão para deixar a rotina organizada pelos mais diversos procedimentos. Há aqueles que até desenham fluxogramas para, na hora da execução, tudo virar uma loucura total. No caos, não se sabe onde começa um processo e termina o outro. Assim, faz com que as coisas aconteçam, na verdade, na medida em que aparecem — chamados de clientes, manutenções de última hora que entram na frente de quem estava agendado e assim por diante.
Além de quebrar totalmente a rotina, esse tipo de situação deixa o prestador de serviços super estressado e o cliente bastante insatisfeito, uma vez que percebe a falta de organização e se sente tão frustrado quanto o próprio dono do negócio. Para que manter um cenário em que todos saem perdendo?
Manter a rotina organizada depende — e muito! — de como você organiza seu tempo. Nesse sentido, adotar uma forma de agendar organizadamente os compromissos é simplesmente indispensável. Por isso, encontre a forma de sistematização que melhor funcione para você. Por exemplo, pode ser com uma agenda de papel, uma planilha eletrônica, uma agenda virtual ou aplicativos. Todos esses podem ajudar a facilitar bastante o dia a dia dos prestadores de serviços.
Uma das grandes dificuldades dos prestadores de serviços em manter a rotina organizada é o fluxo de chamados dos clientes. Instalações, manutenções ou emergências, tudo entra ao mesmo tempo! Para otimizar o tempo em meio a tantas atribulações, é preciso classificar os tickets, priorizá-los e, então, geri-los. Existem muitas ferramentas de gestão de tickets no mercado que podem contribuir para manter sua rotina organizada. Basta escolher a que melhor se adapta a você e às suas necessidades.
Além do suporte presencial, que outro tipo de atendimento você pode ofertar para o seu cliente que mantenha a rotina organizada e seja agradável para qualquer prestador de serviços? Suporte remoto, via chat, e-mail, SMS e Whatsapp são algumas das possibilidades que você pode estudar para implementar em seu negócio o quanto antes. Sem a necessidade de se deslocar, fica mais fácil manter a rotina organizada, não concorda?
A automatização de cobranças é essencial para se manter a rotina organizada. E para isso existem várias ferramentas de qualidade no mercado, como é o caso da Efí. Com essa ferramenta, você passa a não precisar consultar, a todo momento, planilhas e controles manuais, pois está tudo logo ali, ao seu alcance e bem organizado. Além disso, você pode agendar as cobranças para os clientes regulares e, com isso, não vai precisar se preocupar em fazer a emissão todo mês. Ser prestador de serviços é pensar como uma empresa qualquer pensaria, ou seja, quanto menos trabalho se precisar para colocar tudo em ordem, mais lucro se tem. Simples assim!
Uma dica valiosa que temos para você é: aposte em um marketplace, virtual ou não, para otimizar a organização do seu negócio. Esse modelo de comércio funciona perfeitamente para prestadores de serviços, auxiliando no repasse dos recebimentos e na gestão das comissões. Pense em uma empresa que organiza eventos e tem vários fornecedores de buffet, decoração e assim por diante. No marketplace, esse empresário poderá organizar os percentuais, os gastos com cada fornecedor e ainda deixar suas datas de pagamento em dia. Não parece ótimo?
Como quanto mais ferramentas você utilizar para manter a rotina organizada, melhores serão seus trabalhos como prestador de serviços, o que você acha de aprender a automatizar suas cobranças? Ficou ainda alguma dúvida ou tem uma sugestão a dar? Comente aqui e as compartilhe conosco! Participe!
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