Se você chegou até aqui, provavelmente, está buscando uma métrica para analisar o desempenho das suas vendas ou uma forma para aumentar o faturamento do seu negócio, acertei? Se sim, então você está no lugar certo! Neste artigo, vamos falar sobre o ticket médio.
O ticket médio é um dos indicadores mais utilizados quando o assunto é venda. A regra é simples: quanto maior o seu ticket médio – ou seja, o valor médio que você recebe em cada venda, maior será o seu faturamento.
Isso significa que é possível aumentar a sua receita sem precisar investir em novos clientes. Basta criar estratégias que estimulem o seu cliente a consumir mais.
A seguir, conheça mais detalhes sobre o ticket médio e aprenda 6 dicas práticas para aumentar o seu. Boa leitura!
Em poucas palavras, o ticket médio é uma métrica que indica o quanto você fatura, em média, por venda. Ou seja, qual é o valor médio que um cliente deixa no seu negócio ao comprar os seus produtos ou contratar os seus serviços durante um mês, por exemplo.
O cálculo é bem simples! Basta dividir o valor total de vendas pelo número de vendas ou de clientes que compraram no período que você escolheu analisar.
Saber esse número é muito importante, porque ele funciona como um indicador de performance das suas vendas.
Se o seu ticket médio está crescendo, significa que os seus clientes estão gastando mais dinheiro com a sua marca. Por outro lado, se o seu ticket médio está diminuindo, é hora de ativar o alerta e olhar com mais atenção para as suas estratégias de venda.
O mais interessante é que dá para usar essa mesma fórmula em diferentes recortes. Por exemplo: o ticket médio de um determinado produto, de um canal de vendas específico e até mesmo de um vendedor. Isso vai depender de quais insights você está buscando no momento!
A partir dos resultados, você consegue acompanhar a saúde financeira do seu negócio e, sobretudo, definir com mais propriedade as estratégias que precisa adotar.
Acompanhar o ticket médio do seu negócio vai te dar mais clareza na hora de definir novos rumos. A partir do resultado, você pode:
Muito bem! Agora que você já sabe o que é ticket médio e entendeu que é uma métrica importante para o seu negócio, vamos te ensinar a calcular o seu ticket médio.
Lembrando que é possível buscar uma média geral, acerca de tudo que é vendido, e também uma específica, sobre produtos e serviços.
A fórmula é bem fácil! Basta definir um período de análise, que pode ser um dia, uma semana ou um mês, por exemplo.
Depois, verificar o valor registrado de vendas e quantos clientes compraram nesse período. Por fim, basta dividir o valor total de vendas pelo número de compradores! Resumindo, a fórmula fica assim:
Ticket médio = valor total de vendas / número de vendas ou de compradores
Para ficar mais simples de entender, vamos te dar um exemplo prático. Imagine que sua empresa vendeu, no último mês, um total de R$ 11.350. Neste mesmo período, você negociou com 110 clientes. Logo, basta dividir o faturamento bruto pelo número de vendas:
Ticket médio = R$ 11.350 / 110
Ticket médio = R$ 103,18
Ou seja, podemos dizer que no período analisado, cada venda gerou, em média, R$ 103,18 para o seu negócio. Simples, não é mesmo?
Em primeiro lugar, é importante se basear no seu próprio histórico de vendas, levando em consideração questões sazonais. Por exemplo: o aumento da venda de botas no inverno ou de biquínis no verão.
Também é importante destacar que cada negócio deve avaliar o ticket médio de acordo com o mercado em que está inserido. Pense bem, não faria sentido comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos ao de uma padaria, certo? Afinal, são produtos e valores muito diferentes.
Resumindo, dê atenção a esses tópicos:
Para que um consumidor saia de uma loja física ou de um e-commerce com a sacola cheia de compras, o vendedor ou o site precisa acionar alguns gatilhos no comprador. São esses estímulos que farão com que o seu ticket médio aumente. Veja 6 dicas de como fazer isso!
Você, provavelmente, já acessou um site que te ofereceu “frete grátis nas compras acima de R$ 99” ou “compre mais R$ 20 e ganhe frete grátis”, não é mesmo?
Pois é, quando você relaciona essa vantagem a um valor mínimo de compras, muitos clientes preferem adicionar mais um produto no carrinho do que pagar pelo transporte.
Contudo, tenha sempre cautela na hora de adotar essa estratégia! Antes, calcule a margem de lucro com o frete para que isso não impacte no seu faturamento.
Saiba mais: Como calcular a margem de lucro pelos meus serviços?
Você deve estar se perguntando: como um desconto vai aumentar o meu ticket médio?
Então, o desconto progressivo estimula a compra por volume e aumenta o valor gasto pelo consumidor.
Tudo o que você precisa fazer é separar por faixas de preço as suas vendas. A partir de uma determinada faixa, ofereça uma porcentagem de desconto.
Por exemplo: nas compras entre R$ 100 e R$ 150, o cliente terá 10% de desconto; acima de R$ 150, o cliente terá 15% de desconto. Ou seja, você vai aumentando pouco a pouco a oferta para incentivar o consumidor a aumentar o valor da compra!
Contudo, não se esqueça de analisar com bastante cuidado se os descontos serão justos para o cliente e viáveis para o seu negócio.
Outra forma de encantar o cliente e fazer com que ele compre mais é usando a estratégia de oferecer produtos e serviços agregados ao que ele já solicitou.
Sabe quando você está finalizando uma compra e, de repente, surge uma sugestão: “clientes que compraram o produto x, também viram o item y” ou “você também pode gostar deste produto”?
Pois é, são formas de te oferecer produtos que complementam a sua compra. Essa técnica também é conhecida como cross selling – ou venda cruzada, no bom português.
Para que essa estratégia funcione, você precisa conhecer muito bem o seu mix de produtos e entender a necessidade do seu cliente. Assim, você conseguirá selecionar e relacionar, com precisão, os itens que combinam com a compra dele.
Veja também: 6 dicas para turbinar seu cross-selling
Oferecer brindes ao cliente que atingir um determinado valor nas compras também pode ser uma ótima maneira de aumentar o seu ticket médio.
Além de incentivar o cliente a aumentar o valor do pedido, essa estratégia também vai fortalecer a conexão com a sua marca. Afinal, quem não gosta de um mimo, não é mesmo?
Para unir o brinde ao seu objetivo de aumentar o faturamento, defina qual será o valor mínimo de compras para ter direito ao brinde. Não se esqueça que esse valor deve ser baseado no seu ticket médio!
Além disso, escolha um presente que encante o consumidor – do contrário, não será fácil convencê-lo de que vale a pena comprar mais!
Nunca se esqueça de investir na fidelização dos seus clientes. Elaborar processos que encantem o consumidor é a melhor forma de reter clientes e aumentar a recorrência das vendas.
Segundo uma pesquisa feita pela PWC Brasil, o consumidor brasileiro paga até 1/3 a mais por uma experiência de compra positiva.
Para fortalecer o relacionamento com o seu cliente, invista em um bom atendimento e crie memórias positivas nas interações com a sua marca. Sobretudo, mostre que ele é importante para a sua empresa!
Quer saber mais sobre esse assunto? Baixe o nosso guia e veja o passo a passo de como começar o seu programa de fidelização!
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Por fim, a última dica que separamos e que pode te ajudar a aumentar o seu ticket médio são as vendas parceladas.
A opção de dividir o valor total da compra dá ao cliente mais flexibilidade na hora de adquirir produtos mais caros.
Afinal, ele mesmo decide em quantas parcelas precisa dividir para que a compra caiba em seu orçamento mensal.
Para oferecer essa opção no seu negócio, você pode contar com uma Instituição de Pagamento, como a Efí. Usando o serviço, você pode até mesmo escolher receber o valor total em uma única vez, mesmo que o cliente pague parcelado.
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