E-commerce e negócios digitais

4 integrações com sistemas que são fundamentais para sua loja virtual

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 8 de mai. de 2024)

Um dos benefícios de uma boa plataforma de e-commerce é o de oferecer integrações com sistemas de terceiros. Esse é um dos quesitos essenciais para oferecer uma experiência satisfatória para o usuário. As integrações como sistemas poupam tempo, economizam recursos com pessoal e infraestrutura de programação.  disponibilizam serviços difíceis ou caros de se executar com a equipe própria.

Portanto, ao selecionar plataformas para o funcionamento da sua loja virtual, é indispensável estar ciente das integrações que o sistema oferece. Conheça agora as 4 integrações com sistemas fundamentais para o seu e-commerce:

Google Analytics

Uma das ferramentas mais importantes para qualquer site na internet — principalmente para os de comércio eletrônico — é o Google Analytics. Através dele, é possível analisar todo o tráfego de visitação da sua página, de onde vêm os visitantes, seu comportamento e muitas outras informações.

Campanhas de links patrocinados, como o Adwords e o Facebook Ads, de veiculação de banners e posts patrocinados, ações em redes sociais e quaisquer outras que direcionem visitantes à sua loja virtual precisam ter seu impacto mensurado através do Analytics. Portanto, é vital que todo este acompanhamento esteja sendo devidamente feito para mensuração de resultados nas vendas e sobre o ROI (Retorno Sobre Investimento), em campanhas pagas.

Oferecer integração com o Google Analytics é o básico, e se a plataforma de e-commerce não possui esta função, repense seu uso.

Correios

Os Correios é outra integração com sistema fundamental para o funcionamento de uma loja virtual. No Brasil, os Correios é uma alternativa mais prática e confiável para se fazer entregas de todo o tipo. Em um e-commerce, o valor do frete é calculado através do CEP fornecido pelo comprador, e a consulta é feita através do sistema próprio dos Correios.

Recurso de recomendação de produtos

Uma das principais técnicas utilizadas para aumentar o ticket médio e impulsionar as vendas de lojas virtuais são os “Produtos Recomendados”. Imagine que você esteja pesquisando modelos de churrasqueira elétrica. É provável que também precise comprar outros utensílios, como facas, espátulas e até DVDs de receitas sendo feitas em churrasqueiras elétricas, certo?

Normalmente, os produtos relacionados são exibidos logo após a descrição do produto. Essa ferramento sugere outras compras pertinentes, como por exemplo, um grill, que pode ser uma alternativa do seu interesse.

Existe também outro artifício interessante que mostra produtos vistos por outros usuários que visitaram aquela mesma página de produto. Neste caso, o objetivo é manter o usuário navegando na loja, mesmo que não tenha encontrado o que procurava. Portanto, se a plataforma de e-commerce oferece estes recursos, ponto positivo.

Sistema de pagamentos online

Esta talvez é a integração com sistema mais importante em um comércio eletrônico. Um consumidor pode até saber exatamente o que precisa comprar, mas pode ficar em dúvida a respeito de como pagar.

Neste caso, o melhor é a loja oferecer o maior número de formas de pagamento possível, e uma maneira prática de se fazer isso é através de sistemas de pagamento online. Por isso, certifique-se de que a plataforma escolhida já possui integração com um sistema de pagamentos abrangente e confiável, e boa parte dos seus problemas estará resolvido.

Quais outras integrações você acha fundamental para sites de e-commerce? Conte para a gente nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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