Finanças e Gestão

A importância do balanço financeiro de final de ano

Criado em 26 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Acompanhe a movimentação mensal

É muito mais fácil controlar as movimentações mensais do que deixar para fazer toda a verificação de uma só vez no final do ano. Dessa maneira, fica tudo mais organizado e a empresa evita problemas relacionados ao esquecimento das informações passadas ou à falta de detalhamento dos dados, apenas realizando, em dezembro, a atualização e consolidação das informações já elencadas.

Realize o processo junto ao contador

Geralmente é o contador da empresa que desenvolve esse processo, mas é fundamental que o empresário acompanhe tudo bem de perto. O empreendedor precisa estar ciente de todo esse trâmite, já que é a parte mais interessada no sucesso do negócio. Portanto, esclareça dúvidas, questione dados e investigue informações, porque o mais importante é saber detalhar cada ponto do balanço.

Repasse as informações à equipe

Os micro e pequenos negócios podem não ter uma grande equipe de funcionários, mas é muito importante que, mesmo sendo poucos, os colaboradores sejam informados dos resultados do balanço. Essa apresentação pode se dar em uma reunião de final de ano, com o intuito de demonstrar à equipe como o envolvimento de todos é fundamental para a continuidade do negócio. É também uma oportunidade de agradecer a todos pelo ano que se passou e de fortalecer laços para o ano seguinte. A equipe certamente se sentirá importante e valorizada.

Identifique as tendências do cenário

Mudanças de governo, possíveis crises financeiras, sazonalidades que possam influenciar o seu negócio, questões climáticas que possam impactar no período: os dados do balanço financeiro precisam ser acompanhados por uma boa análise de contexto, afinal de contas, de um ano para outro muita coisa muda. Assim, as decisões para o próximo ano precisam considerar e contemplar essas questões.

Use as informações para planejar

Um balanço financeiro sem um plano de metas e objetivos para o próximo ano não tem função, já que seu objetivo é justamente fornecer dados para possibilitar revisões e melhorias. Assim, identifique quais foram as perdas e os ganhos do período, verifique quais foram os pontos críticos e por que eles aconteceram, compare os resultados com os do período anterior, estipule um planejamento estratégico que contemple as melhorias do ano seguinte e trabalhe para que elas sejam efetivamente implementadas.

Agora que você já aprendeu a importância do balanço financeiro do final de ano e algumas importantes ações em que focar, comente aqui e compartilhe conosco suas impressões e experiências! Conte como é feita essa avaliação na sua empresa! Participe!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.