Ainda que você não possua capital humano especializado dentro da equipe de funcionários da empresa, é possível encontrar prestadoras de serviço de consultoria para realizar eficientemente essa tarefa. Um contador analisa as contas de sua empresa e controla o patrimônio (capital fixo). Além disso, a prestadora de serviços controla a folha de pagamento de seus empregados.
Esses profissionais verificam a situação contábil e financeira da empresa. Então, passam a ajudar na elaboração de planejamentos orçamentários. Além disso, formulam sugestões de mudanças em procedimentos internos, objetivando o aumento dos lucros da empresa.
Softwares financeiros e outras ferramentas de informática — até mesmo o Excel — podem ajudar bastante os empreendedores na efetivação do planejamento financeiro. Primeiramente, dados sobre o controle de caixa e sobre o estoque, necessários para analisar a situação geral da empresa, são importados. Em um segundo momento, é necessário visualizar os objetivos e as metas para os meses seguintes. A partir da resposta a esses questionamentos, traça-se um plano estratégico específico, com informações relativas ao contingenciamento de verbas. Além disso, verifica possibilidade de contratações, cortes em setores improdutivos e de investimentos em máquinas e equipamentos, por exemplo.
Um bom planejamento financeiro deve ser acompanhado de métodos e procedimentos de execução adequados à realidade da empresa. Afinal, de nada adianta elaborar um plano que não tenha efetivas condições de ser implementado, por falta de recursos ou de capacitação técnica.
Para o sucesso do planejamento financeiro, convoque reuniões frequentes com os diversos setores da empresa. Dessa forma, você vai explicar os passos e procedimentos para se atingir as metas estabelecidas e esclarecer possíveis dúvidas sobre a finalidade dos cortes orçamentários e a necessidade das relocações de recursos, por exemplo. Ao integrar as diferentes equipes da empresa acerca desse tipo de detalhe, o plano financeiro terá maiores chances de sucesso quando for executado.
Cumprir rigorosamente o que foi proposto no planejamento financeiro é fundamental! Assim, sua empresa atinge os objetivos e as metas pretendidas de maneira eficaz. Logicamente, esse planejamento deve estar sob constante revisão, sujeito às transformações do mercado econômico e do setor em que sua empresa atua.
Por exemplo, o dólar americano aumenta muito e sua empresa depende de componentes importados para prestar seus serviços ou produzir suas mercadorias. Então, quais medidas serão tomadas para cumprir o planejamento à risca? A melhor opção seria uma revisão das escolhas de matéria-prima. Ou até mesmo uma revisão dos preços finais, para que não haja prejuízo.
E então, pronto para começar seu planejamento financeiro do ano que vem? Ficou ainda alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas impressões e experiências conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.