Todos os dias, um novo concorrente entra no mercado de e-commerce na esperança de se tornar grande. Os desafios envolvidos nessa jornada são a motivação de muitos comércios eletrônicos emergentes. Entretanto, grande parte deles coloca todos seus esforços em práticas comuns como marketing de conteúdo, e-mail marketing e SEO, mas estas ações são apenas o básico.
Para atingir novos patamares, o investimento em novas tecnologias que proporcionem uma nova experiência de compra, é fundamental. E o que melhor para possibilitar isto do que um aplicativo para seu e-commerce?
Um terço das compras feitas na internet são pelo celular. Isso mostra o quão importante é ter um aplicativo para seu e-commerce. Afinal, apenas trazer uma abordagem mobile friendly para seu site pode não ser a melhor saída para gerar mais visitas e conversões.
Os aplicativos oferecem experiências únicas ao usuário, por isso eles passam tanto tempo utilizando. Além disso, os apps são muito mais rápidos que um site, possuem acesso offline e podem utilizar de todas as funcionalidades do dispositivo. Grandes marcas, como a Magazine Luiza, conquistaram seu espaço com um aplicativo e viram um crescimento de 128%, apenas em vendas virtuais.
Além disso, os apps oferecem um alto grau de segurança, o que permite que seu usuário realize as transações sem se preocupar. Ferramentas como scanner de cartão de crédito ou a utilização de um leitor digital também podem ser desenvolvidas para aprimorar o UX do seu aplicativo.
É possível configurar também o Mobile App Analytics, que irá rastrear toda a ação do usuário dentro do seu app. A partir daí, é possível analisar os dados e melhorar as etapas da jornada de compra, o que irá aumentar sua taxa de conversão.
Antes de seguir em frente, existem alguns aspectos a serem focados ao desenvolver um aplicativo para e-commerce. Acompanhe os tópicos listados a seguir!
Extraia uma lista de seus concorrentes. Crie uma lista separada do que eles gostam e o que os torna a escolha óbvia para os compradores. Não duplique seus recursos ou modelo de negócios, pesquise bem e tire o máximo proveito de sua análise.
A base do desenvolvimento de um aplicativo móvel para e-commerce está na determinação da personalidade do comprador. Por isso, conhecer o público da sua empresa é fundamental. Pergunte a si mesmo: “Para quem você está vendendo seus produtos?” e faça a pesquisa voltada para o seu público-alvo.
Analise o comportamento e os padrões do seu público-alvo e conheça a idade média dessas pessoas e as suas preferências. Isso ajudará você a criar seu aplicativo o mais relacionável possível para eles.
Entenda os detalhes da sua empresa para decidir sobre a tecnologia para criar seu app. A maior parte do seus clientes utilizam Android ou iOS? Você deve se fazer esta e outras perguntas para validar se realmente seu app estará nos celulares certos. Escolha entre desenvolvimento nativo ou híbrido e fique atento ao budget e nas pequenas diferenças entre cada tecnologia.
Recursos visuais atraentes e transições suaves de uma página para outra podem ser fundamentais para um aplicativo. Crie opções para o seu logotipo e utilize-o da melhor maneira possível. Essa será a identidade da sua empresa para seus clientes-alvo. Mas, não se prenda apenas nisto, pense em como tornar a experiência de compra do usuário mais simples e fluida possível. Olhe na lista de concorrentes e veja como eles fazem em seus apps, descubra onde pode melhorar, e faça melhor. Brinque com a mente subconsciente de seus clientes, aproveitando as táticas de branding para criar uma boa impressão duradoura.
Agora que abordamos o entendimento e a análise para começar a criar um aplicativo, confira abaixo os principais recursos para desenvolvê-lo!
Sem dúvida, o orçamento é a principal preocupação para o desenvolvimento de um aplicativo. Para evitar esses dilemas orçamentários, veja a seguir algumas dicas para você se lembrar ao avançar no desenvolvimento de aplicativos.
Todos estes pontos mostram o quão difícil é estimar quanto custa um aplicativo. Portanto, planeje-se previamente de acordo com seu budget. Para não descartar a ideia no primeiro orçamento.
É verdade, entrar neste mercado é como estar competindo na São Silvestre. Mas, apesar de toda a competição, são poucos os players que realmente pensam na experiência do usuário. Por isso, na hora de desenvolver seu aplicativo, lembre-se de focar seus esforços em criar uma experiência única e busque por práticas que façam com que o uso do seu aplicativo seja intuitivo. Assim, você irá, sem dúvidas, se destacar da multidão.
Existem diversos motivos para que sua empresa tenha um aplicativo, e os benefícios que ele trará são completamente mensuráveis. Dedique um certo tempo para pensar no que sua empresa precisa e entre em contato com uma empresa especializada. Um app com certeza irá trazer o impulsionamento nas vendas que você deseja.
Este artigo foi produzido pela Usemobile!
Compartilhe nas redes:
Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.